Como é um Tubarão? Características. Hábitos, Comportamento e Fotos

Os tubarões são um grupo de peixes que existem há muito tempo na Terra. Junto com as raias e os patins eles compõem o grupo dos Chondrichthyes, que são os peixes cartilaginosos. Se assemelham aos peixes comuns pelo formato hidrodinâmico e por possuírem fendas branquiais na lateral da cabeça.

Existem mais de mil espécies diferentes de tubarões no planeta, junto com as raias. São predadores do topo da cadeia alimentar. Muitos deles estão ameaçados de extinção. São espécies muito importantes para o equilíbrio da natureza e por isso é muito importante que os projetos de conservação sejam ampliados e melhorados, pois como os tubarões estão na Terra há mais de 400 milhões de anos, de acordo com registros fósseis, a extinção causa grandes estragos.

Características, Hábitos, Comportamento

Possuem uma pele dura, com cor cinza opaca e áspera, normalmente e com finas escamas  dentárias que varia de espécie para espécie. Essas escamas o auxiliam no comportamento natatório.  Diferentemente dos peixes ósseos, os tubarões não possuem uma bexiga natatória para conseguirem subir e descer na água; para isso eles usam suas barbatanas e a quantidade de gordura no fígado.

Como existe uma variedade muito grande de tubarões, e como eles evoluíram por muitos milhares de anos, não é possível dizer que todas as espécies possuem hábitos de vida parecidos. Muitos costumam permanecer próximo ao fundo do oceano, se alimentando de pequenos peixes e crustáceos enquanto outros ficam mais próximos à superfícies e de continentes forrageando recifes de corais à procura de presas.

A reprodução dos tubarões pode ser por postura de ovos mas também pode acontecer por nascimentos de filhotes – mas isto não os caracteriza como mamíferos. Basicamente há três formas de os tubarões gerarem seus filhotes, oviparidade, viviparidade e ovoviviparidade.

Apesar da fama de predadores vorazes, são apenas algumas espécies de tubarões que podem ser associadas a esta imagem do peixe gigante que fica nadando solitário e lento, atacando as presas que aparecem na sua frente com muita violência. Mais do que isso, importante lembrar que os tubarões não amam tanto a carne humana assim. Os ataques de tubarões ocorrem pois eles confundem com suas presas, mas normalmente soltam, depois de sentir o gosto. Mortes de humanos por tubarões não estão nem sequer na lista dos top 10 mortes de humanos por animais.

Conservação

Os humanos são muitos mais perigosos para os tubarões do que os tubarões são para nós. Em números, em 2018 apenas 5 humanos foram mortos por tubarões. Aproximadamente 100 milhões de tubarões são mortos todos os anos por nós, para a pesca comercial e recreativa. Em muitos locais do planeta, tubarões são mortos para comercialização de sua barbatana (para sopas) e também sua carne, principalmente em países asiáticos. A pesca é uma das maiores ameaças à conservação de espécies de tubarões.

Outras ameaças são relacionadas à problemas ambientais causados por alterações que nós humanos causamos. Aquecimento global altera o habitat, causando destruição de recifes de corais, por exemplo. Além disso, a pesca de peixes e crustáceos altera e atrapalha na alimentação dos tubarões, causando problemas e alterando suas funções naturais, como reprodução.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *