Aves Ornamentais Parana

Aves Ornamentais

Aves que não são utilizadas para o abate são aves ornamentais, essa definição é muito ampla, pois excluiria apenas as galinhas, por exemplo, mas podemos especificar mais ainda o termo, dizendo que as aves ornamentais são aquelas de grande beleza física, com muitas cores e de interesse comercial.

O negócio das aves ornamentais cresce muito no Brasil e atualmente há muitas fazendas com esse tipo de criação, essas fazendas começam aos poucos, geralmente com uma ou duas espécies e pouquíssimos exemplares, até que crescem e expandem a sua criação. Após certo tempo no mercado, quando os criadores começam a se estabelecer, esse passa a ser um negócio bem lucrativo, uma vez que o valor de uma ave ornamental no mercado legal brasileiro, pode ser na casa dos milhares de reais, uma média é entre 2500 mil reais a até 5 mil reais.

Os compradores dessas aves muitas vezes são fazendeiros ou empresários do ramo rural, pessoas que tem as famosas fazendinhas, restaurantes rurais, ou apenas pessoas que querem criar esses animais em suas propriedades particulares.

Uma dica é tomar muito cuidado com os vendedores ilegais, a venda fora das especificações do IBAMA é ilegal e é passível de cadeia, tanto o vendedor, quanto o comprador devem ter licença e os documentos requeridos para se ter posse de um animal como esse.

Espécies Mais Comuns No Estado Do Paraná

Há muitas e muitas espécies de aves ornamentais no Brasil, que é um país extremamente rico em diversidade natural e animal, mas entre todas as existentes, entre as espécies com permissão para criação em propriedades as mais comuns definitivamente são o pavão, o cisne, o ganso e o faisão. Dentre todas essas são as mais comuns e as mais comercializadas, agora vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

O pavão ser uma das espécies mais comuns entre as aves ornamentais não é surpresa para ninguém, afinal ele é uma das aves mais impressionantes do mundo animal, principalmente o pavão azul indiano, que é o famoso pavão que tem os desenhos de olhos em suas penas abertas, inclusive, esse animal quando aberto pode passar dos 2 metros de envergadura, ele tem uma beleza que realmente prende o olhar de quem estiver pelo local. Eles são animais tropicais e precisam de regimes de muitas horas de sol por dia para que tenham uma vida saudável.

Pavão

Pavão

O cisne é um dos animais mais conhecidos do mundo das aves, afinal ele é protagonista de filmes, desenhos e muitas histórias ao longo do tempo. Há os cisnes brancos e os cisnes negros, os brancos são naturais da região da Europa e os negros normalmente são naturais da Oceania. Ele precisa viver em áreas que tenham lagos e é um animal que requer muitos cuidados especiais, como uma área mais extensa, porque ele é bem espaçoso, além disso ele pode ser bem nervosinho, não é uma espécie tão dócil como algumas outras.

Cisne

Cisne

O ganso é quase um cão de guarda, isso mesmo, essas aves são ótimas protetoras de sua propriedade e são bem mais fáceis de serem cuidadas do que os cisnes, eles também precisam de água, principalmente, pois gostam de diminuir a temperatura corporal na água, mas se adaptam mais facilmente às condições diferentes, no entanto isso não quer dizer que não precisam de cuidados específicos.

Ganso

Ganso

O faisão é uma ave que não é tão conhecida, mas a sua criação é uma das mais fáceis, eles podem viver tranquilamente em locais que são como viveiros de galinhas. Ele se destaca por suas cores fortes e vivas e por isso é uma ave também bastante procurada.

Faisão

Faisão

Um dos lugares que mais se encontram as fazendas de aves ornamentais é a região Sul do nosso Brasil, talvez pelo clima ainda quente, mas já mais ameno, talvez pelos muitos campos que propiciam a criação, entre outros fatores. No Paraná por exemplo, existem muitas fazendas desse tipo e alguns produtores muito famosos no Brasil, fazendas com histórias de mais de 20 anos e muitos hectares de terra e dedicação dedicados a isso.

Apenas nos arredores de Curitiba, a capital do estado, há dezenas de fazendas de criação, alguns exemplos, são o Sítio Boicó, o Criadouro Paraíso das aves, o Canários Piraquara- Aves Ornamentais, a Casa de animais ornamentais, o Criadouro do Japonês, o Criadouro Gogola, entre outros locais pela região.

Tanto na região da capital Curitiba, quanto no interior é possível encontrar muitas propriedades especializadas na criação, basta pesquisar por região ou por cidade que você irá encontrar muitas opções paranaenses de criação dessas lindas aves.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *