A espécie Callinectes sapidus é conhecida popularmente como caranguejo-azul devido ao fato de ter seus membros azulados. A carapaça desse animal apresenta uma tonalidade de castanho e as pontas das pinças das fêmeas são avermelhadas. Continue lendo para saber mais sobre esse curioso animal que se destaca pela bela aparência.
Nome Científico
O nome científico dessa espécie, Callinectes sapidus, significa ‘belo e saboroso nadador’, algo que já nos deixa concluir que sua carne é saborosa e esse caranguejo nada com excelência. Uma curiosidade é que essa é a espécie de caranguejo mais caçada pelo homem. Tem expectativa de vida de 1 a 3 anos.
Distribuição Geográfica
Essa espécie de caranguejo é encontrada em estuários e lagoas costeiras da Nova Escócia até o Uruguai, há registros desse caranguejo no Golfo do México. Tem preferência por praias com aspecto lodoso independente de serem rasas ou profundas. Algo interessante é que podem subir pelos riachos para então desembocar no mar. Ocorre em maior quantidade em água salobra e pode se alimentar de detritos.
Características
Conheça a seguir algumas características do caranguejo-azul.
Questão de Família
A espécie tem como parentes próximos lagostas e camarões. Trata-se de um animal bastante temperamental que ataca a menor sensação de ameaça usando as suas pinças bastante afiadas.
Aparência Física
Os machos dessa espécie podem pesar entre 0,45 e 0,9 kg e ter uma carapaça medindo cerca de 23 centímetros. O último par de patas desse caranguejo é adaptado tendo a forma de remos, o que contribui para sua habilidade de natação. As fêmeas tem abdômen largo e com aparência arredondada, nos seus apêndices são carregados os ovos.
Quando os ovos estão para eclodir a fêmea retorna para o mar para que as larvas consigam se desenvolver como devem. Esses caranguejos têm uma fase marinha e uma fase estuarina. A cópula da espécie acontece na área estuarina.
Base Alimentar
Essa é uma espécie onívora que se alimenta de praticamente tudo o que aparecer como lesmas, plantas, peixes, carcaças, mexilhões e até indivíduos da sua própria espécie que sejam de menor porte.
Predadores
Na lista de predadores do caranguejo-azul estão trutas, enguias e algumas espécies de tubarão.
Impacto das Mudanças Climáticas
Para essa espécie as mudanças climáticas tem grande impacto sendo que inúmeras populações sofreram com queda acentuada de número de indivíduos. Um bom exemplo disso é a Baía de Chesapeake que fica na costa leste dos Estados Unidos, reconhecida por sua grande produção de caranguejo-azul tem observado a diminuição da presença dessa espécie. Para se ter uma ideia em 1993 a colheita desse caranguejo resultou num lucro de US$ 100 milhões contra apenas US$ 45 milhões em 2000.
Outro fator que causa desequilíbrio nos ambientes em que essa espécie vive é a caça desenfreada de caranguejo-azul. Esse animal contribui para o controle das populações que são suas presas. Quando o número de indivíduos é reduzido tal controle não é feito com efetividade. Cada vez mais tem sido elaborados planos para salvar as boas condições do habitat do caranguejo-azul.
Gostou de saber mais sobre o caranguejo-azul? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!