Caranguejo Santola: Características, Nome Científico E Fotos

Mundo Animal E Os Caranguejos

Os caranguejos são um grupo de animais que ainda é muito abundante no nosso mundo, no entanto, nas últimas décadas a ocorrência desses animais tem caído de certa forma de maneira muito rápida, isso se dá em grande parte por causa da interferência do homem nos habitats naturais desses animais. O homem desmata, polui, extrai recursos naturais da natureza e se acha senhor de todas as coisas, sendo que é o único animal que quase nada produz, não produz leite ao longo de sua vida, não coloca ovos, não tem grande força corporal e se não fosse pela inteligência estaria em uma posição bem inferior da cadeia alimentar e do ecossistema.

O homem tem causado a extinção de muitas espécies animais, e ainda que as pessoas não vejam no curto prazo grandes mudanças na natureza por causa disso, ao longo do tempo são criados cada vez mais desequilíbrios no meio natural, desequilíbrios esses que causam cada vez mais desastres naturais no mundo todo. Algumas vezes pode ser difícil para certas pessoas fazerem associações, mas muitas pragas de agricultura só existem por causa da interferência do homem na natureza, muitas das doenças humanas dos dias atuais só existem também por causa da interferência negativa que o homem tem exercido sobre os sistemas naturais.

Um grande exemplo disso é o vírus que está marcando o ano de 2020, o corona vírus ou Covid 19, que pelo consenso de cientistas do mundo inteiro, que estão trabalhando para estudá-lo, é um vírus que surgiu e veio através dos animais, especificamente dos morcegos, eles passaram por algumas modificações estruturais que permitiram que eles atingissem o organismo dos seres humanos e se espalhassem, antes eles só atingiam os animais, mas agora também os seres humanos.

Isso acontece em grande parte por causa do consumo de carne animal, uma vez que os morcegos passam algumas viroses para outros mamíferos, geralmente mamíferos que a população consome, como porcos, frangos, etc, em seguida esses vírus chegam modificados até o homem, algumas das grandes ultimas viroses foram transmitidas dessa maneira. O homem tem feito o que quer com os animais, com o mundo, com a natureza, com os ecossistemas, uma hora a conta chega é a lei de ação e consequência.

O mesmo exemplo pode ser dado em relação aos caranguejos, eles que muitas vezes vivem nos mangues, nas regiões alagadas próximas ao litoral ou dentro do mar, são responsáveis por grande parte da vida que existe nos oceanos, oceanos esses que por sua vez equilibram muitos dos processos de equilíbrio naturais, os quais nós humanos dependemos tanto para viver. Os mangues são altamente conhecidos por serem os berçários dos mares, porque a partir desses locais é que saem grande parte da matéria orgânica que chega no mar.

Tudo acontece em uma grande reação em cadeia, já que a matéria orgânica e pequenos animais chegam aos mares, essa matéria orgânica é consumida por animais pequenos e outros tipos de seres vivos, além de servirem para fertilizar os solos oceânicos, tudo isso também gera alimento para caranguejos Santola, que vivem no mar, que por sua vez são alimentos para outros seres maiores, que alimentam os maiores que eles e assim segue o ecossistema onde existe um equilíbrio entre os mais diversos níveis de animais, onde uma espécie depende de outra para viver, onde um animal depende de mínimas condições de equilíbrio para viver. Uma vez quebrado esse ciclo, independente em qual parte dele que foi quebrada, o ecossistema como um todo nunca será o mesmo.

Nome Popular: Caranguejo Santola

Agora vamos falar de um caranguejo que é praticamente inconfundível e que tem um papel muito importante no ecossistema do meio ambiente, ele é muito conhecido popularmente como Caranguejo Santola ou somente como Santola, no entanto, o seu nome científico é Maja squinado, mas as pessoas podem se referir a ele também pelo nome (ou sinônimo) taxonômico de Maja brachydactyla, esses caranguejos pertencem a ordem Decapoda e à família Majidae.

Esse caranguejo é natural principalmente do litoral europeu, considerando tanto o seu litoral Atlântico ainda em Portugal, quanto o seu litoral Mediterrâneo que se estende por muitos países diferentes da Europa, esse caranguejo tem como uma de suas características físicas ter o corpo em um formato parecido com o desenho típico de um coração, ele é um caranguejo dos grandes, sendo que normalmente chega a ter em média uns 20 centímetros de largura, ainda devemos considerar que podemos ter praticamente o mesmo tamanho de comprimento.

As características físicas desse tipo de caranguejo não param por aí, ele é um tanto quanto peculiar, uma vez que possui no seu “casco” algumas protuberâncias e certos desníveis que se assemelham à espinhos, alguns inclusive o são, pois é de sua natureza ter alguns espinhos longos nas laterais de seu corpo, mas o seu rosto também não escapa e conta com 2 espinhos bem visíveis na sua face, de fato esse caranguejo não é assim tão difícil de ser identificado se estivermos com todas as suas características em mente. Além de tudo isso que foi dito, não se espante se também ver a carapaça do caranguejo coberta por algas marinhas, pois é muito normal o acumulo das mesmas sobre ela.

Quanto a alimentação o caranguejo Santola come alimentos diferenciados no inverno e no verão, isso se deve as disponibilidades dos alimentos em cada período, no inverno ele se alimenta muito de moluscos e macroalgas, no verão seus alimentos mais consumidos passam a ser os ouriços do mar e os pepinos do mar. O período mais comum dos caranguejos Santola são os meses de outono Europeu, que vai de setembro a dezembro.

Vida Na Natureza

Uma vez destruídos os mangues, os grandes lares dos caranguejos e filhotes de caranguejos, ou mesmo destruídas algumas de suas espécies pela caça e consumo predatórios, toda a vida no mar e na natureza a sua volta é alterada, nunca mais volta para seu estado de equilíbrio original. É importante citar todos esses processos quando se fala sobre caranguejos, independente da sua espécie porque eles são peças fundamentais do equilíbrio ecológico dos mares e, portanto, do nosso mundo como um todo.

Na maioria dos países europeus há restrições para a pesca desse tipo de caranguejo, tem um tamanho mínimo e também em alguns lugares não se pode pescar as fêmeas, porque elas são quem perpetuam a espécie, essa é uma forma de não esgotar os recursos tanto para que não haja desequilíbrio nos mares, quanto para que não falte esse alimento para as gerações futuras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *