Conhecido popularmente como Pintassilgo de Cabeça Preta, o Carduelis magellanica ictérica, faz parte da família Fringillidae. Tem origem sul-americana e pode ser encontrado em doze países da América do Sul com exceção do Suriname e da Guiana Francesa. Outros nomes populares pelos quais é conhecido são: pintassilgo-mineiro e pintasilva. Continue lendo para conhecer mais sobre os pintassilgos de cabeça preta!
12 Subespécies de Pintassilgo de Cabeça Preta
Esse pássaro possui nada menos do que 12 subespécies, a seguir você poderá saber um pouco mais sobre elas.
– Magellanica Alleni
Essa subespécie é encontrada no Brasil, em especial na região Nordeste e também em países vizinhos como Paraguai, Argentina e Bolívia. Também é conhecido como baianinho e pintassilgo-baiano.
– Magellanica Icterica
Subespécie encontrada no Brasil, em particular nas regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de poder ser visto também no Paraguai.
– Magellanica Iongirostris
Uma espécie que pode ser encontrada no Brasil, Guiana e Venezuela.
– Magellanica Santaecrucis
Encontrada na Bolívia.
– Magellanica Capitalis
Essa subespécie pode ser encontrada no Equador, Colômbia e Peru.
– Magellanica Paula
Encontrado no Peru e Equador.
– Magellanica Boliviana
Como o próprio nome indica é uma espécie encontrada na Bolívia.
– Magellanica Magellanica
Essa subespécie tem como lar a Argentina e o Uruguai.
– Magellanica Peruana
Subespécie encontrada no Peru.
– Magellanica Tucumana
Encontrada na Argentina.
– Magellanica Urubambensis
Uma espécie encontrada no Chile e no Peru.
– Magellanica Hoyi
Uma subespécie encontrada no noroeste da Argentina.
Quais as Características do Pintassilgo de Cabeça-Preta?
Os indivíduos adultos dessa espécie medem entre 11 e 14 centímetros de comprimento. Há diferenças de cores entre machos e fêmeas dessa espécie sendo que os machos têm a nuca e o dorso baixo amarelos. O dorso alto é esverdeado e a cabeça é negra. Nas asas e na cauda há marcações amarelas que são diferentes entre as subespécies. As pernas e o bico tem uma tonalizada negra-acinzentada. Nas fêmeas as cores são menos pronunciadas podendo puxar mais para o verde e não tem o capuz negro.
Alimentação da Espécie
O pintassilgo de cabeça preta se alimenta de sementes além de algumas plantas como dente-de-leão e até de insetos. Quando criado em cativeiro esse pássaro é alimentado de sementes de alpiste, aveia, painço, frutas (como maçã) e verduras e legumes (pepino, jiló, agrião entre outros). A criação de pintassilgos deve ser alimentada com a mesma base alimentar dos canários-belgas.
Reprodução do Pintassilgo de Cabeça Preta
Fora do período de reprodução esses pássaros podem ser bastante sociáveis vivendo em bandos de até 100 indivíduos. No entanto, quando a reprodução tem início essas aves se tornam territorialistas. Nesse período dão verdadeiros shows com seu voo ondulante exibindo as suas faixas amarelas nas asas e quando pousam cantam sem descanso.
Na natureza esses pássaros se reproduzem entre os meses de outubro e março. Podem fazer de 2 a 4 posturas por temporada sendo que em cada uma botam de 3 a 5 ovos. Os machos costumam estar prontos para se reproduzir aos nove meses de vida enquanto as fêmeas devem ter pelo menos um ano de vida.
No centro sul do Brasil a época de reprodução vai de setembro a fevereiro, período mais chuvoso e no qual há mais disponibilidade de alimentos. Os filhotes nascem cerca de 13 dias após o começo do choco das fêmeas e quando tem cerca de 16 dias de vida já começam a explorar o mundo fora do ninho.
Habitat do Pintassilgo de Cabeça Preta
Podem ser encontrados em habitats de montanhas com clima subtropical, tropical ou temperado. Também se adaptam bem a áreas de campos, bosques e jardins assim como plantações de café e pomares. Podem ser encontrados em bandos de 20 até 50 indivíduos da mesma espécie. Contudo, podem viver sozinhos. Tem boa capacidade de adaptação a diferentes tipos de habitats.
Criação de Pássaros Pintassilgo de Cabeça Preta
Como é uma espécie com grande capacidade de adaptação a diferentes habitats pode se adequar com facilidade ao sistema de criação no que diz respeito a comportamento e alimentação. Os criadores podem alimentar seus pássaros com vegetais e sementes. O principal foco de atenção para quem está iniciando na criação é ter um bom espaço para os pássaros no criatório. A ventilação é uma das prioridades.
A expectativa de vida dessas aves em cativeiro costuma ser relativamente maior do que quando estão inseridos na natureza. Um pintassilgo de cabeça preta pode chegar a 20 anos de vida. A gaiola desse pássaro deve ser adequada com divisórias e grades no fundo para que os pássaros sejam mantidos longe das fezes. O tamanho mais indicado é de 60 x 60 centímetros.
Ninho do Pintassilgo em Cativeiro
Esse pássaro gosta de construir seu próprio ninho, mas também aceita ninhos prontos como aqueles em formato de taça e feitos de sisal. Os ninhos de bucha podem ser facilmente furados pelas fêmeas do pintassilgo. O ideal é que tenha um diâmetro de cerca de 7 centímetros com cerca de 4.5 centímetros de profundidade em seu centro. Para que os pintassilgos procriem é importante que sejam alocados num local adequado com claridade e bem arejado sem que haja correntes de vento.
Atenção Para a Alimentação de Filhotes de Pintassilgo
Os pequenos pintassilgos podem ser alimentados com sementes comuns e sementes germinadas. A alimentação desse pássaro filhote deve contar com farinhada a base de ovo uma vez que é rica em proteínas e contribuirá para o crescimento e para a saúde dos pequeninos. A alimentação pode ser complementada por jiló, maçã e pepino.
É importante dizer que os pintassilgos são ótimos pais para seus filhotes se responsabilizando pela sua alimentação por cerca de até 40 dias de vida dos pequenos. Os filhotes saem do ninho mais ou menos aos 15 dias e com em torno de 35 dias podem ser separados dos seus pais. Criar pintassilgos pode ser uma tarefa relativamente fácil haja vista que sua alimentação é composta por alimentos relativamente baratos e são muito bons em cuidados com eles mesmos. Então pode ser uma boa alternativa para quem quer dar início a uma criação de pássaros que podem trazer excelentes retornos tanto em termos financeiros como se satisfação.
Gostou de saber mais sobre os pintassilgos? Compartilhe em suas rede sociais!