Você sabia que os tubarões já existiam na Terra em torno de 200 milhões de anos antes dos dinossauros? Essa família de animais evoluiu bastante com o passar do tempo de maneira que apresentam uma série de diferenças em relação aos seus ancestrais. Atualmente, existe cerca de 375 espécies espalhadas pelo planeta, esses peixes possuem grande relevância para o planeta uma vez que atuam como os ‘limpadores’ oficiais dos oceanos tragando refugos e animais mortos.
Capacidade Sensorial
Uma característica interessante desses animais é o fato de serem sensorialmente capacitados podendo identificar diferentes estímulos, certamente você já ouviu falar que eles conseguem perceber a existência de uma gota de sangue em meio aos milhões de gotas de água do oceano numa distância de até 30 metros.
Os tubarões possuem um olfato poderoso ligado a sua audição criando uma espécie de radar para perceber a vibração na água. Utilizam um sensor elétrico para identificar as suas presas por meio de impulsos elétricos. Os tubarões são carnívoros e sua base alimentar inclui lulas, peixes, polvos, raias, crustáceos, cações entre outros.
Habitat
Tubarões podem ser encontrados nas águas costeiras e oceânicas da superfície até o fundo. Sua preferência por água morna é o que faz com que nadem para as praias. A expectativa de vida desses peixes é de até 80 anos.
Tubarões Gostam de Carne Humana?
A resposta para essa pergunta é não, quando eles atacam as pessoas é pelo simples fato de confundirem com suas presas. Para se ter uma ideia das 375 espécies existentes apenas 30 já atacaram humanos. Vamos conhecer alguns dos tubarões mais perigosos do planeta e onde eles vivem?
Tubarões Mais Perigosos e Onde Vivem
Abaixo você poderá saber mais sobre os tubarões mais perigosos do planeta e onde eles vivem.
Tubarão-Martelo
O nome popular tubarão-martelo se deve as projeções laterais que fazem sua cabeça parecer um martelo. Esse agressivo tubarão possui seus olhos e narinas localizados nessas projeções. A sua dieta inclui raias, cefalópodes, peixes e até outros tubarões. Essa espécie pode ser encontrada em todos os oceanos nas áreas quentes e temperadas.
Geralmente os tubarões-martelo se deslocam em cardumes que podem ter até 100 indivíduos. Devido a intensa pesca, em especial na Ásia Oriental, o número de exemplares tem sido reduzida drasticamente. As barbatanas desse peixe são usadas por alguns povos asiáticos para o preparo de um prato muito apreciado.
Tubarão-Limão
Um tubarão que não costuma ser lembrado em listas de tubarões perigosos, mas que em 2016 atacou um banhista em Fernando de Noronha. O homem colidiu com o tubarão enquanto nadava e recebeu uma mordida na perna. Essa espécie pode ser encontrada em regiões tropicais e subtropicais desde a costa da América do Norte até a costa da América do Sul. O tubarão-limão pode ser avistado dos Estados Unidos passando pelo Caribe e Golfo do México até o Brasil. Também já foi registrada sua presença no Equador e Golfo da Califórnia assim como em ilhas do oceano Pacífico.
Tubarão-Cinzento-dos-Recifes
Um dos mais perigosos para o ser humano, o tubarão-cinzento-dos-recifes é encontrado especialmente no Oceano Índico e na região central do Pacífico. Gostam de viver em zonas de costa perto de recifes ou ainda nas fronteiras com as plataformas continentais. Esses peixes podem medir até 250 centímetros, os machos se tornam maduros a partir dos 130 centímetros e as fêmeas a partir dos 120 centímetros.
Tubarão-Anequim
O grande perigo que o tubarão-anequim representa é a sua velocidade, pode chegar a até 88 km/h. Habita mares tropicais e temperados com temperatura média de 16°C. Pode medir até 4,3 metros de comprimento e chegar a pesar 580 kg. Há o registro do caso de um pescador do Rio Grande do Sul que faleceu em 2016 em decorrência do ataque de um tubarão-anequim.
Tubarão-Mangona
Espécie considerada como uma das mais potencialmente perigosas devido aos seus dentes muito afiados não ataca o ser humano com frequência, o peixe precisa se sentir ameaçado para partir para cima. O tamanho da espécie costuma ser o mais ameaçador, podem atingir em torno de 3,9 metros de comprimento.
Os machos dessa espécie costumam ser menores em relação às fêmeas. Sua base alimentar inclui lagostas, raias, lulas, peixes e polvos. No litoral de São Paulo é conhecido como tubarão-cinza pela sua cor. Também pode ser encontrado no litoral de Santa Catarina.
Tubarão-Galha-Branca
Essa espécie de tubarão é uma das que mais ataca seres humanos por engano. Habita zonas tropicais com águas quentes podendo atingir até 4 metros e pesar até 168 kg. Possui focinho curto e arredondado sendo geralmente solitário, mas também podendo viver em grupos. Podem chegar a medir 2,5 metros e pesar até 70 kg, quando nascem medem entre 60 e 65 cm.
Uma das histórias mais assustadoras envolvendo os tubarões de gralha-branca aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial quando um submarino alemão torpedeou o barco Nova Escócia que veio a afundar na costa da África do Sul. Havia cerca de 1.000 homens a bordo sendo desses apenas 192 sobreviveram. Os sobreviventes entraram em choque ao assistir os tubarões devorarem as vítimas.
Tubarão-Tigre
O fato mais assustador sobre essa espécie de tubarão é que seus dentes são tão afiados que podem cortar ossos e até os cascos de tartarugas. É um animal agressivo que possui vários registros de ataques a humanos. Uma curiosidade é que esse tubarão tem um interesse diferenciado por mergulhadores quase nunca os atacando.
Pode ser encontrados em águas tropicais e subtropicais, é comum no nordeste brasileiro. Com até 6 metros de comprimento tem corpo robusto, focinho curto e redondo, cabeça larga e achatada. Os dentes tem formato triangular quase como um abridor de latas.
Tubarão-Branco
Podem ser encontrados em todas as regiões costeiras desde que tenham presas para se alimentar. Com seus 7,51 metros de comprimento e seu peso de 2,5 toneladas essa é a espécie de peixe predador de maior tamanho em atividade no planeta. No ano de 2015 um surfista australiano ficou gravemente ferido após um embate com um tubarão-branco, mas teve forças para espantá-lo e chegar a margem sendo então socorrido.
Tubarão-Cabeça-Chata
Pode ser encontrado tanto em água salgada como em água doce, não estão entre os maiores – medem entre 2,1 e 3,5 metros de comprimento – mas, podem ser bem assustadores com seus dentes com forma de triângulo. Os dentes inferiores se assemelham a pregos tornando mais fácil segurar as presas. A forma como seus dentes conseguem rasgar a carne é o que acarreta em estragos tão significativos quando atacam.
Gostam de viver na costa das praias e podem também viver em lagos e rios. Uma curiosidade é que esse tubarão tem a capacidade de subir o rio Amazonas chegando até Manaus. Costumam viver numa profundidade de 30 metros ou de até menos de um metro sendo encontrados no Brasil, em especial em Recife.
Gostou de conhecer mais sobre os tubarões mais perigosos do mundo? Deixe seus comentários abaixo!