Aspectos Gerais Sobre a Esponja De Vidro
O animal que recebe o nome de esponja de vidro, nome esse que vem do inglês “glass sponge” pertence ao filo dos poríferos e tem como nome científico Chondrosia reniformis. Trata-se de uma das ordens da classe Hexactinellida, a ordem das Hexasterophora.
As esponjas de vidro receberam esse apelido pelo simples fato de elas apresentarem especulas de sílica ao longo de seu corpo, além de apresentarem o seu esqueleto também totalmente de sílica, o que também é possível visualizar ao analisar a sua base. Elas apresentam um formato bastante parecido com o de um cilindro, tendo uma variação de diâmetro de dois e mio a até, no máximo, quatro centímetros, apesar de, proporcionalmente serem um tanto quanto compridas, uma vez que a sua altura varia de trinta a até quarenta centímetros, isso sem incluir o tufo que existe em sua base.
Há algumas espécies que, na verdade, podem chegar a até um metro de altura. Além disso, existem algumas espécies que são mais duras e que acabam desenvolvendo uma espécie de galhos, o que faz com que elas percam o seu formato de cilindro que é o mais parecido com as esponjas de característica mais amolecida. Independentemente da espécie, é uma característica fixa das esponjas de viverem em mares tropicais e em profundidades muito baixas, em até dois mil e trezentos metros abaixo do nível do mar.
Algumas características do filo dos poríferos, são bastante peculiares, como o fato de a maioria das pessoas as confundirem com plantas, uma vez que elas ficam imóveis e ficas ao solo do ambiente em que vivem. Elas também são bastante conhecidas como verdadeiros filtros vivos, pelo fato de se alimentarem de resíduos que existem na água do mar e que são levados para dentro dela através da movimentação de pequenos cílios que, juntos, formam a corrente de água para promover a sobrevivência desse animal.
Como as Esponjas Se Reproduzem?
O chamado brotamento é a principal maneira de reprodução dos poríferos. Nesse mecanismo, ocorre literalmente um brotamento em alguma porção do corpo da esponja e esse broto vai crescendo e sua base vai diminuindo até que esse broto sofre um corte e se separa da base. Ao cair no solo, ele se prende ao fundo e se instala para crescer e retomar o ciclo reprodutivo. Uma outra forma de reprodução é a liberação de gametas na água – óvulos e espermatozoides – que se unem e formam uma nova esponja que, por sua vez, se deposita e se fixa no solo, crescendo e retomando o ciclo reprodutivo.
Significado Das Esponjas
Algumas esponjas apresentam dentro de seus esqueletos grandes camarões que ficam presos ali dentro e vivem ali por toda a sua vida. Esses camarões também podem ser chamados de pitus. É por isso que na cultura japonesa, é muito comum que essas esponjas que contêm os camarões sirvam de presente de casamento, uma vez que essas características representam uma fidelidade eterna, e que são repassados dessa maneira, como votos ao casal.
QUO OQUE AS ESPONJAS SSE ALIMENTA E QUOMO ELA SSEREPRODOS BEIJOS CAMILA 13ANOS