Essa ave de rapina de hábitos diurnos está presente na bandeira do arquipélago dos Açores e o nome do local se deve a ela. Acredita-se que quando os descobridores das ilhas chegaram por lá pensaram ter visto açores e por isso nomearam o arquipélago dessa maneira. Mais tarde esses descobridores passaram a acreditar que as aves que avistaram nada mais eram do que uma subespécie da águia de asa redonda (Buteo buteo). Vamos conhecer mais sobre essa ave?
Açor: Ave de Rapina
Açor (Accipiter gentilis) é uma ave de rapina que faz parte da família Accipitridae e está distribuído pelo hemisfério norte. Semelhante a um falcão, o açor, tem hábitos diurnos e comprimento médio de 50 centímetros. Apresenta coloração preta e seu ventre é branco com manchas pretas. Aliás, vale dizer que se trata de uma ave bem parecida com os falcões também no que se refere à coloração de suas penas sendo que seu peito e abdômen apresentam um tom acinzentado.
Suas asas e seu bico são pretos, a sua cauda tem coloração acinzentada e as suas pernas são amarelas. Ao lado do gavião se mostram os mais implacáveis inimigos dos passarinhos. É possível avistar essa ave de rapina voando entre os ramos de árvores e também planando sobre as árvores aproveitando as correntes térmicas ascendentes.
Família
Uma curiosidade é que também fazem parte da família Accipitridae outras aves de rapina que possuem hábitos diurnos como gaviões, águias, búteos e abutres. Fazem parte dessa família 231 espécies de aves que estão divididas em classificação de 65 gêneros. Essas aves estão distribuídas mundialmente e podem viver numa série de habitats e climas.
Contudo, a maior concentração das aves dessa família se dá em zonas que possuem elevada produção biológica como as florestas com maior densidade. Grande parte das espécies que fazem parte dessa família é migratória. As principais diferenças entre os accipitrídeos e os falconídeos se caracterizam pela forma como constroem seus ninhos, a presença de olhos amendoados ou encarnados (os falcões possuem olhos castanhos) e também na constituição do seu esqueleto. São animais predadores ou necrófagos (que se alimentam de carne em decomposição).
Caça a Outras Aves
Uma das características mais interessantes a respeito do açor é que sua alimentação tem como base aves menores além de mamíferos de pequeno porte. Tratam-se de predadores um tanto oportunistas tendo em sua galeria de principais presas esquilos, pássaros, pica-paus e galináceos.
Chamamento de Acasalamento
O melhor momento para observar o açor se dá na sua fase de acasalamento quando ele emite um chamamento semelhante ao vocalizado pela gaivota. Isso faz com que seja fácil localizar onde está o açor.
Abundância do Açor
Trata-se de uma espécie pouco comum e que tem sua sobrevivência atrelada a regiões florestadas. Com a redução do habitat natural dessas aves elas estão se tornando ameaçadas de extinção. O melhor momento do ano para observar o açor no arquipélago dos Açores é durante a primavera. Além disso, é necessário prestar atenção que se trata de uma ave mais comum ao norte do arquipélago e perto do seu litoral do que ao sul.