Características do Golfinho

Características dos Golfinhos

Os golfinhos são mamíferos que habitam água marítima e água doce, pertencem a ordem Cetacea e família Delphinidae. Estão listados cerca de 37 espécies dentro desta família, podem ser encontrados em todos os oceanos do mundo, e como já mencionado em alguns rios de água doce. São algumas espécies o golfinho de bico curso, o boto cor de rosa (de água doce), golfinho cinzento, golfinho de bico longo, boto cinza, etc. Podem alcançar uma velocidade de até 40 quilômetros por hora, e são conhecidos pelos seus acrobatismos.

O tamanho do mamífero pode variar de espécie para espécie, dentre 2 a  metros de comprimento,  pesando de 50 Kg a 700 Kg. Sua cabeça é mais arredondada e testa achatada, e seu bico é um prolongamento mais fino, parecendo um bico. Algumas espécies possuem um formato de cabeça mais achatado, variando de espécie para espécie. Na cabeça está localizado o depósito de gordura, conhecido por melão.

Estes belos nadadores podem viver por até 5 anos, e muitas espécies possuem barbatas dorsais. Respiram por pulmões, e quando dormem apenas um hemisfério do cérebro descansa, enquanto o outro fica ativo para que consigam respirar embaixo da água, e assim não morram afogados. De acordo com pesquisas, é crível que os golfinhos realizem o coito não comente com o propósito reprodutivo, mas também por sentirem prazer ao realizarem o ato. Normalmente os machos alcançam tamanhos maiores que as fêmeas.

São animais extremamente inteligentes, além de serem muito sociáveis, são mamíferos capazes de aprender comandos e tarefas. Estes nadadores, depois dos humanos são os animais mais que possuem maior variação de comportamento que não se ligam necessariamente a reprodução e a alimentação. Quando a sua alimentação, estes caçam em bandos, seguindo os fluxos de cardumes, e se alimentam de peixes, lulas.

Comunicação e Localização

Os golfinhos se comunicam pela estrutura que está localizado na cabeça, o melão. O som é enviado por ele de modo mais rápido que a velocidade do ar. Eles usam a ecolocalização para orientação, e produzem sons gerados pelo ar que inspiram. Assim que eles emitem o som, e este alcança o objetivo e volta, esta onda sonoro é captada pelo órgão localizado em sua mandíbula inferior. Assim, esse som é transmitido aos ouvidos e depois para o cérebro, assim sendo possível processar e identificar o dado.

Seu sistema biossonar é mais desenvolvido do que os sonares desenvolvidos pelos humanos, já que os golfinhos emitem sons de altíssima frequência. Especialistas afirmam que estes animais usam estes sons no momento da caça, para deixarem seu alvo atordoado, e desse modo o grupo cerca e encurrala a presa.

Curiosidades

  • Pesquisadores da Universidade de Murdoch, têm estudado hábitos de golfinhos novos no estuário de Leschenault, e constataram que os golfinhos curtem ficar doidão. Em momentos estes mamíferos foram avistados segurando baiacus pelo bico, e este peixe possui uma tetrodotoxina. Este é uma substância com altíssima potência em ações nos nervos, e chega a ser mortal para seus predadores também para os humanos. Os golfinhos se juntam, e o mesmo peixe é passado de bico para bico dentre os golfinhos, mastigando e passando entre si para que todos tenham a experiência. De acordo com estudiosos, esta toxina proporciona ação de narcótico, se dosado em pequenas proporções, a usando com objetivo recreacional.
  • É considerado o animal mais inteligente do mundo
  • O golfinho filhote acompanha a mãe por um longo período de tempo, em torno de 3 a 8 anos.
  • Possuem dois estômagos, sendo que um deles é usado para armazenar alimentos e o outro para a digestão.
  • Não mergulham atingindo altas profundidades geralmente, alcançando até 300 metros de profundidade.
  • O golfinho possui o instinto de ajudar quando é preciso, principalmente quando o indivíduo ferido faz parte de seu bando.
  • Os golfinho conseguem se dar nomes, por meio de diferentes assobios, se localizando e reconhecendo pelo som.
  • A estrutura da derme é mais sensível do que em outros peixes, como não possuem escamas, podem se machucar facilmente, mas o que impressiona é a velocidade que conseguem se recuperar.
  • Estão classificados conjuntamente com outras espécies de animais como as baleias.
  • São raramente agressivos e deixam ser tocados voluntariamente por humanos.
  • Possuem dentes em sua boca e se alimentam de peixes e animais de pequeno porte.
  • O período de gestação varia de 12 até 17 meses.
  • Como seus olhos são bem distantes um do outro, é possível que veja em duas direções diferentes, e cada olho se movimenta de maneira independente. Desse modo possuem uma visão de 300 graus.
  • Podem saltar a uma altura de 5 metros.
  • Seus predadores são o homem ( Principalmente Japão para substituir a carne de baleia, em que a caça ficou proibida), cachalotes e tubarões.
  • O maior golfinho é a Orca e o menor é o Boto Tucuxi, que habita as águas da Amazônia.
  • Os golfinhos possuem ancestrais que descenderam de mamíferos terrestres.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *