Conhecida popularmente como Aranha-Golias-Comedora-de-Pássaros, a gigantesca tarântula Theraphosa blondi pode ser assustadora por seu tamanho e capacidade de devorar animais de porte médio, como os pássaros indicados na sua nomenclatura. Uma das maiores aranhas do planeta ficando atrás somente da Heteropoda maxima em termos de envergadura. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse aracnídeo que representa os piores pesadelos de quem tem aracnofobia?
Onde a Aranha-Golias-Comedora-de-Pássaros é Encontrada?
O principal habitat dessa aranha é a Amazônia brasileira, contudo, não é raro encontrar indivíduos dessa espécie também na Guiana, Venezuela e Suriname. O tipo de habitat preferido da aranha Golias é o de floresta úmida, áreas pantanosas ou alagadas são as mais procuradas pela espécie. O costume desse animal é cavar uma toca numa área úmida, pode passar sua vida inteira morando nesse espaço. Prefere áreas com temperaturas elevadas e úmida.
Foi na região de origem que deram esse nome popular para a gigante que possui realmente a capacidade de devorar um pássaro inteiro. Sua base alimentar pode incluir ainda pequenos roedores, anfíbios e répteis. Porém, vale ressaltar que é bastante difícil que essa aranha empreenda ataque contra um vertebrado adulto. É uma excelente caçadora sendo mais ativa a noite. Com sua habilidade de escalada pode subir em árvores chegando aos ninhos de pássaros alimentando-se dos filhotes.
Características
Uma Aranha-Golias-Comedora-de-Pássaros tem em média 28 cm, contudo, pode ultrapassar essa medida. Pelo fato de ser um aracnídeo de comportamento agressivo não é indicado que pessoas sem experiência de manejo desses animais a manipulem. Dentre os criadores de aranhas é uma espécie que se destaca por ter um tamanho avantajado e também por sua força.
Pelos Urticantes e Veneno
Da mesma forma como outras aranhas caranguejeiras possui pelos urticantes em seu abdômen. Quando se sente ameaçada ela pode lançar os pelos na direção do adversário o que acarreta em problemas respiratórios. Possui veneno, porém, ele não é considerado perigoso para o ser humano embora possa causar sintomas como náuseas, dor no local afetado (devido ao fato de suas quelíceras terem até 3 cm de comprimento conseguindo perfurar a pele) e sudorese.
Esse mesmo veneno é letal para animais de pequeno porte como pássaros uma vez que age diretamente no seu sistema nervoso central paralisando-os permitindo assim que se tornem presas. Não é próprio dessa aranha atacar os seres humanos, contudo, se estiver numa situação em que se sinta ameaçada isso pode mudar. Um sinal de alerta é a emissão de um chiado pela Aranha-Golias-Comedora-de-Pássaros que indica sua propensão ao ataque. O som é resultado da ação dos órgãos estriduladores presentes em seu abdômen, algo que outras espécies semelhantes não possuem.
Mordida Seca
Geralmente quando uma aranha dessas ataca um ser humano para se defender desfere a chamada mordida seca que não tem veneno.
Curiosidades
Primeira Aparição
Um dos primeiros registros da Aranha-Golias-Comedora-de-Pássaros se deu no século 19 através de uma gravura feita pela naturalista Maria Sibylla Merian. Nessa ilustração ela representou diversas aranhas e formigas com destaque para uma Theraphosa blondi devorando um pássaro beija-flor.
Canibal
Essa aranha pode se comportar como canibal alimentando-se de indivíduos da mesma espécie.
Fêmeas que Vivem Mais
Uma fêmea dessa espécie tem expectativa de vida de 25 anos, um tempo bastante considerável para um aracnídeo. Contudo, os machos vivem em média apenas um ano, normalmente morrem durante ou logo após o acasalamento.