Os animais aquáticos compreendem uma grande classe dentro da biodiversidade e fauna. São eles considerados os adeptos tanto de águas doces como das águas dos oceanos. Dentro dessa classe estão desde os pequenos peixes totalmente inofensivos até os animais considerados perigosos e maiores.
As espécies também são diversas, já que animais aquáticos podem ser os crustáceos, os moluscos, e até mesmo grandes mamíferos como as baleias e os golfinhos.
Assim os animais aquáticos podem ser denominados de marinhos, para os quais habitam os oceanos do planeta, já que a maior parte deles não conseguiria viver em outros habitat, como a terra, ou a terra e água ao mesmo tempo.
Nas categorias dos vários animais que habitam o meio aquático vale ressaltar a importância da cadeia alimentar e também dos sistemas de reprodução, os quais acontecem normalmente como em terra, dependendo do caso em períodos maiores de reprodução e acasalamentos.
Moluscos
Dentro da classe dos animais aquáticos estão os moluscos, os quais adeptos de um corpo mole, com cabeça, pé e massa visceral, adaptam-se muito bem ao ambiente com água. Os moluscos mais comuns são os gastrópodes, os quais vivem tanto me água doce como salgada, com a respiração feita através de suas brânquias, exemplo desses animais estão nos caramujos, lesmas e caracóis.
Em seguida encontramos no ambiente aquático os também conhecidos bivalves, os quais se resumem nas ostras e nos mexilhões. São esses animais típicos da culinária mediterrânea e também do litoral brasileiro.
A identidade vem por sua vez como filtradores, pois sempre retiram da própria água salgada toda a alimentação e o oxigênio necessário à sua sobrevivência.
Mamiferos Aquáticos
Já na classe dos mamíferos que habitam as águas oceânicas estão principalmente os golfinhos, as baleias, as focas, os leões marinhos, as lontras, os lobos marinhos, entre outros.
Apesar das focas, por exemplo, concentrarem maior parte do tempo fora das águas, mesmo assim são consideradas animais aquáticos. Com pele extremamente lisa, as mesmas possuem por incrível que pareça sangue quente e sentem-se a vontade na exposição do seu corpo junto ao solo.
Os golfinhos por sua vez são considerados os animais em relação perfeita com o ambiente, já que podem mergulhar e nadar durante todo o dia nas águas calmas ou agitadas dos oceanos. São considerados ainda o mais inteligente animal aquático, com fácil adestração e um temperamento sempre dócil, e obediente, principalmente em conjunto com a relação a seres humanos.
As baleias também compõem os cenários dos gigantes dos mares e contribui à correta cadeia alimentar, alimentando-se sempre de pequenos peixes, e criando seus filhotes nas águas quentes ou mesmo geladas dos oceanos, com seu canto que maravilha a todos que asas observam enquanto estão nadando pelas águas.
Por: Patrícia Contiero
ADOREI LEGAL BEIJOS