Classificado como um roedor presente nas matas Amazônica brasileira, o coendou é mais conhecido popularmente como ouriço-cacheiro ou mesmo porco-espinho. Atualmente além das matas amazônicas habitam também regiões próximas ao campo e plantações.
São conhecidos também por possuir cauda preênsil e enrolar-se em forma de bola caso sintam-se ameaçados, prontos para soltar seus espinhos.
Alimentam-se de folhas, frutas e demais sementes que sejam resistentes para que consiga então utilizar de sua capacidade de roedor. Em regiões mais presentes da América do Sul a quantidade populacional do porco-espinho é maior, contudo há indícios de um grande número de extinção hoje, devido especialmente à destruição do seu habitat natural, principalmente da parte vegetativa.

Ouriço Cacheiro
Estudos ainda são realizados com maior enfoque para maiores informações sobre a espécie, que não se destaca muito à natureza, sempre se escondendo e visto poucas vezes durante o dia, exatamente pelos hábitos noturnos que afloram durante a noite, até mesmo para a reprodução.
Por: Patrícia Contiero