Golfinhos Brigando no Mar

Disputa por Fêmeas

Os golfinhos são sim muito fofinhos e amáveis. Mas pesquisas vêm mostrando um lado agressivo desta espécie. Isso acontece principalmente durante á época de reprodução, onde os machos competem e brigam entre si pelas fêmeas, de maneira muito agressiva.

Os machos podem também brigar e se agredir apenas para definir uma liderança. Foi observado e gravado machos brigando entre si sem intenção de acasalamento. Primeiro eles fazem diversos sinais sonoros, como um aviso para o que vem a seguir. Depois, começam as agressões. Eles batem fortemente a cabeça um no outro. Além disso, mordidas fortes, batidas de caudas. Os sinais sonoros ficam mais altos e fortes também.

Dois Golfinhos

Dois Golfinhos

Assédio

Acontece também um tipo de assédio de machos contra uma fêmea. Isso foi observado e documentado pela primeira vez em um estudo no ano de 1992. Dois machos tentavam capturar uma fêmea e investiam fortemente contra ela em uma perseguição brutal que durou praticamente uma hora e meia. Mas isso não seria normal em espécies, as fêmeas não querem isso? Então, o mesmo estudo mostrou que é claro que as fêmeas não participavam da perseguição porque queriam, já que elas tentavam fugir. Além disso, as agressões dos machos incluíam golpes fortes da cauda, mordidas, encontrões e batidas de cabeça.

Golfinho Com a Cabeça Pra Fora da Água

Golfinho Com a Cabeça Pra Fora da Água

Um outro estudo observou que os machos podem ainda formar grupos de até 14 indivíduos para assediar fêmeas e acasalar com elas. Algumas vezes elas aceitam e outras vezes elas não têm opção, apenas acontece porque eles querem. Eles formam grupos que as cercam. Quando não brigam entre si, agridem-na a fim de conseguir a cópula.

Estupro

Anos mais tarde, em 1997, pesquisadores encontraram evidências de golfinhos estupradores e assassinos. Ao que parece, acontece com todos os tipos, fêmeas, machos, jovens, filhotes e adultos. Alguns possuem o hábito de abusar sexualmente e até matar outros indivíduos da mesma espécie. Isso começou quando os pesquisadores encontraram cadáveres de golfinhos com marcas estranhas. A partir disso foram investigar.

Assassinato

Outra situação assustadora e obscura sobre os golfinhos foi que pesquisadores encontraram evidências concretas de agressões de golfinhos adultos machos contra filhotes, com intenção de matar. Os pesquisadores encontraram golfinhos machos lançando filhotes de golfinhos para cima com brutalidade, não como uma brincadeira. A hipótese é de que os machos tentavam matar os filhotes para que as fêmeas mães voltassem a ficar no cio mais cedo.

Golfinhos Conseguem Conversar Para Resolver Problemas

Nem sempre os golfinhos resolvem tudo na briga. Ao que parece, eles são capazes de debaterem, de forma pacífica, um determinado problema e arrumar uma solução, sem briga ou agressão. Pesquisadores do Instituto Dolphin Plus da Universidade do Mississipi descobriram e afirmaram que eles possuem uma linguagem própria para conversarem entre si em situações que requerem resoluções de problemas, e mais do que isso, conseguem decidir uma maneira pacífica de solucionar.

Dois Golfinhos Brincando Juntos

Dois Golfinhos Brincando Juntos

Um dos testes foi aplicado 24 vezes em 24 duplas de golfinhos. O teste envolvia abrir um pote com tampa. 20 duplas “conversaram” muito antes de abrirem o pote ou de tentarem fazer isso. Nos outros 4 o processo foi feito individualmente. Outra observação foi que quando um golfinho tentava abrir o pote sozinho, não havia sons/conversas, mas sim ficavam observando-o. Isso mostrou que realmente os sons trocados antes de abrirem ou tentarem abrir os potes eram um debate sobre o problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *