Como a natureza é extremamente perigosa, Os animais utilizam técnicas para se proteger. A cada momento, você pode estar sendo observado por um potencial caçador – um outro animal pronto a tirar sua vida num piscar de olhos. Ou então, o contrário pode acontecer. A caça pode estar cada vez mais próxima. Um único passo em falso e o jantar pode estar perdido.
Para driblar as dificuldades de sobrevivência na natureza, os animais se utilizam dos mais variados artifícios. Alguns animais se valem da grande força, como o Leão. Do tamanho, como um Elefante. Outros ainda, se aproveitam da grande velocidade que possuem, como o Guepardo, que chega a 150 quilômetros por hora.
Animais que não possuem um tamanho que lhes ofereça vantagem, nem uma velocidade assustadora e nem tampouco força, podem se utilizar de um dos mais inteligentes truques naturais. O mimetismo.
O que é Mimetismo?
O mimetismo é a capacidade de assumir semelhança com outros animais, geralmente animais perigosos, para escapar de predadores.
É geralmente confundida com a camuflagem (onde o animal consegue assumir semelhanças com o meio ambiente no qual está inserido, se disfarçando e se protegendo de caçadores) muito utilizada também para se proteger de predadores, mas também há casos de animais que utilizam a camuflagem para garantir sua caça: existem espécies de animais marinhos que se assemelham a pedras e corais e se camuflam no meio deles. Ao passar um peixe de pequeno porte, é devorado pelo que supostamente era uma rocha.
Os animais utilizam bastante a aparência de animais venenosos, pois normalmente os outros animais se mantém afastados de animais com peçonha.
O comportamento foi descoberto em 1862 pelo naturalista britânico Henry Walter Bates, e a descoberta partiu da observação de que duas espécies de mariposas diferentes possuíam muitas semelhanças. A partir daí, observou que na realidade uma espécie imitava as características as outra.
Diferentes Tipos de Mimetismo
Existem tipos diferentes de mimetismo, de acordo com o propósito do animal que está mimetizando outro.
Mimetismo defensivo: ocorre quando o animal assume as características de um animal mais perigoso, para escapar de predadores. É também conhecido como mimetismo de Bates.
Mimetismo agressivo: é o oposto, ou seja, os animais se mimetizam assumindo semelhanças com animais mais inofensivos, a fim de confundir possíveis presas. Um bom exemplo é o caso das aranhas Myrmarachne, que se disfarçam de formigas para parecer inofensivas e atacar suas presas.
Exemplos de animais que praticam mimetismo
Um animal que pratica um mimetismo conhecido de muitas pessoas são as mariposas, que frequentemente possuem desenhos muito semelhantes à olhos em suas asas, podendo ser facilmente confundidas com corujas quando estão entre as árvores.
Além de animais, plantas também praticam mimetismo, como a orquídea.
Como animais que utilizam a técnica podemos utilizar como exemplo insetos, pássaros, tubarões e escaravelhos.
gente hello preciso de animas que se camuflam e porque
eu tambem so nao sei onde achar socorrooooooooooooooooooooooooooo
socoroooooooooooooooooooo so quero saber como os animais se camuflam
por favor eu quero bichos que se camuflam de seus predadores e para atacar suas presas!
que merda
que merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
llllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeegggggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllllllllllll
eu conseguir aha oq eu qeria seus merdas
que porra e essa nao tem nada ai so tem as bostas
achei o que eu queria filhos da puta vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvveaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaado bando de queima rola
nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
aaaa eu ode ei seus medas so tem lera da a resposta agoraaaaaaaaaaaaaa
da a resposta so tem letra e nada de resposta vou blouea essse site
Pingback: Mimetismo - O que é, tipos e mimetismo X camuflagem