Esses são animais muito fortes e solitários cujos hábitos alimentares são formados por um cardápio muito variado uma vez que comem caules de arvores, folhas, frutos, grama, brotos, ramos pequenos, plantas aquáticas, casca de árvore, e também se servem de plantações de milho, arroz, cana e até mesmo melão elas comem se deparam com uma plantação. As patas dianteiras das antas têm quatro dedos sendo que um deles é bastante reduzido, já as patas traseiras têm apenas três dedos. É um bicho feio, mas como todos os animais devem ser preservados, pois todos eles têm uma função no equilíbrio da fauna e a vida sem os animais que tanto enfeitam a natureza e prestam serviços ao homem seria um desastre. As antas contam com tromba coberta por pelos que tem sensibilidade a umidade e cheiro.
Acasalamento e Hábitos
Os machos assobiam de maneira estridente com o objetivo de atraírem as fêmeas quando chega à época de acasalamento, pois andam sempre sozinhos a não ser nestas ocasiões especiais em que querem se acasalar. A cópula acontece tanto em terra como dentro da água e o casal volta a se separar logo após terminado o ato. Nascer mais de um filhote acontece com raridade sendo que estes quando nascem tem a cor do pelo bem diferente dos animais adultos, sua pelagem é rajada de branco e marrom. A amamentação se dá sem tempo definido, ou seja, enquanto a anta tem leite. Quando o filhote tem dezoito meses já tem o aspecto de um animal adulto. Esses bichos incríveis costumam se esconde durante o dia no meio da floresta e saem para pastar durante a noite sendo que suas pegadas pela característica peculiar dos dedos podem ser facilmente reconhecidas e normalmente são encontradas nas margens de rios, nas trilhas no meio das florestas. Entre os hábitos da anta está o de tomar banho com freqüência para eliminar parasitas e se livrar de moscas. A anta possui também glândulas especiais que deixam rastro de cheiro.
Predadores
O homem, a cobra sucuri e a onça são os principais predadores da anta que quando se sente ameaçada costuma mergulhar para se esconder ou então entrar no meio de cerrados arbustos. Tem a capacidade de galopar muito rápido e pelo caminho vai derrubando arbustos e até mesmo pequenas arvores. Seu tropel faz grande barulho. A anta é um animal que nada muito bem e escala terrenos íngremes com muita facilidade. É mais um dos animais de diferentes espécies que habitam nosso planeta e que tornam tão rica nossa fauna.
Sons
Entre os sons emitidos por este animal está o guincho estridente que como já foi dito serve para chamar a fêmea e também para demonstrar dor ou medo, depois tem o bufo em caso de agressão e o estalido que identifica a presença de outros animais da mesma espécie.