Ovo De Urubu É Comestível

Ao observar os hábitos alimentares dos urubus é bem difícil imaginar que alguém tenha a vontade de comer os ovos dessas aves de rapina, não é mesmo? Porém, para quem se pergunta sobre a possibilidade de incluir essa ‘iguaria’ em sua alimentação nos apoiamos na palavra dos cientistas que dizem que basicamente os ovos de todas as aves são iguais, isto é comestíveis, variando um pouco o sabor devido à alimentação.

Contudo, antes de correr em busca de ovos de urubu para as suas receitas devemos mencionar que não há registros do uso desses ovos para alimentação humana devido ao risco de contrair doenças haja vista que essas são aves necrófagas (se alimentam de animais mortos) podendo conter inúmeros micro-organismos fatais para o homem. O urubu possui um sistema imunológico invejável capaz de resistir a bactérias e vírus muito fortes.

Conhecendo os Urubus

Alguns especialistas consideram os urubus como aves de rapina enquanto outros não devido ao fato de que é uma espécie que não possui garras adaptadas para a caça. Aliás, os urubus não se alimentam de carne em estado de putrefação por gosto, mas sim porque não conseguem travar embates com as presas em potencial. Suas garras são adaptadas para rasgar a carcaça de animais mortos.

Como já mencionamos os urubus conseguem se alimentar de carne podre sem ficar doentes por ter um sistema imunológico poderoso, mas também pelo seu suco gástrico extremamente ácido. O ser humano não poderia manter uma alimentação como a dos urubus, pois estaria suscetível a uma série de doenças e complicações. Dessa forma é mais seguro não incluir ovos ou carne de urubu em sua alimentação.

Monitoramento de Órgãos Sanitários

Em termos de composição nutricional os ovos de diferentes espécies de aves são muito semelhantes devido ao fato de que concentram as substâncias necessárias para que uma nova vida se desenvolva. No entanto, não se recomenda usar ovos de pombo ou urubu, por exemplo, por não terem estas iguarias sua produção fiscalizada por órgãos sanitários. Granjas passam por vistorias e existe todo um trabalho de cuidado com higiene e saúde das galinhas para garantir a boa procedência dos ovos.

Os ovos de galinha se tornaram os mais consumidos no mundo pela sua viabilidade econômica, em comparação com outras aves as galinhas se mostram muito mais produtivas, ou seja, botam em média muito mais. Para se ter uma ideia uma galinha pode botar em média 300 ovos por ano contra uma média de apenas 80 da galinha d’angola. Para os produtores vale mais a pena investir em ovos de galinha para faturar mais no mercado.

Se você deseja variar os ovos de galinha à dica é apostar em versões menos curiosas como ovos de pata, codorna, ema e até galinha d’angola (muito usado em países africanos em que esse animal é abundante). Compre de fornecedores que tenham selos de qualidade para se certificar quanto à procedência desses ovos. Não dá para levar a sua mesa algo que pode fazer mal para a sua saúde, não é mesmo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *