De nome científico Trachemys dorbigni, a tartaruga tigre d’água, é conhecida popularmente também como tartaruga verde e amarela. Trata-se de um réptil que pertence a família Emydidae que pode ser encontrado no Brasil, Uruguai e Argentina. A seguir você poderá saber mais sobre essa tartaruga assim como os seus ovos, as suas principais características.
Reprodução das Tartarugas Tigre d’água
Geralmente essas tartarugas atingem a maturidade sexual aos cinco anos de idade, quando em cativeiro, e ao ter 15 cm de carapaça. Em média a fêmea bota entre 6 e 14 ovos com formato de elipse. Os seus ovos são enterrados na areia em covas rasas com no máximo 15 centímetros de profundidade.
Os ovos ficam incubados num período entre 50 e 90 dias, mas tudo depende da temperatura que o ninho tem. As tartarugas tigre d’água do Brasil costumam por seus ovos na primavera, a eclosão ocorre no verão. Os filhotes tem em média 4 centímetros ao nascer, um espécime adulto de tartaruga tigre d’água pode medir entre 25 e 30 centímetros. As fêmeas costumam ser maiores que os machos.
Habitat da Tartaruga Tigre d’água
Essa espécie de tartaruga pode aparecer em diferentes ambientes como lagos, pântanos, riachos, brejos e rios com água corrente. Dentre as preferências dessa tartaruga estão rios de água lenta com fundo mole, com lama e vegetação aquática e que tenha sítios de reprodução. A espécie que é abundante no Rio Grande do Sul pode ser encontrada na Lagoa dos Patos além do Banhado do Taim.
Dimorfismo Sexual da Tartaruga Tigre d’água
Essa espécie apresenta dimorfismo sexual entre machos e fêmeas, elas mantêm o visual colorido da juventude quando atingem a idade adulta enquanto eles apresentam uma coloração verde escura e a cauda ligeiramente mais grossa. De acordo com o passar do tempo os machos vão ficando melânicos.
Hábitos Alimentares da Tartaruga Tigre d’água
Esse réptil é onívoro tendo incluso em sua alimentação uma grande variedade de alimentos como plantas aquáticas, peixes, anfíbios e alguns invertebrados. Quando tratadas em cativeiro podem ser alimentadas com ração para quelônios lacustres. Para que não haja deficiência de proteínas o ideal é complementar a alimentação com carne de peixe, em especial para as tartarugas mais jovens.
Venda Ilegal
A tartaruga tigre d’água pode chegar a marca de até 30 anos de idade e se destaca dentre os animais vendidos ilegalmente como bichos de estimação. Por ser um animal que não se adapta ao estilo de vida como pet pode acabar sendo abandonado dando origem a focos desse animal fora do seu habitat convencional. Um exemplo significativo disso é a proliferação dessas tartarugas no Lago Paranoá, em Brasília bem provavelmente em decorrência do abandono de donos que não souberam cuidar desses répteis.
Por ser considerado como um animal silvestre essa tartaruga somente pode ser portada com nota fiscal em que esteja especificado nome científico e popular assim como o número que deverá constar na parte inferior do seu casco, seu microchip, sem o qual não pode ser vendido. De acordo com o IBAMA quando a colocação do microchip é feita de maneira adequada não causa infecções nos filhotes.