Como Lavar Uma Alface Cheio de Lesmas
-
A Importância de Se Alimentar Bem Com Verduras
Quando falamos sobre a importância de verduras, legumes e frutas (alimentos 100% naturais de uma maneira em geral), sabemos que as vitaminas que o ser humano precisa, assim como a vitalidade necessária para ter uma vida saudável, são encontradas ali. Mesmo assim, muitas pessoas comem uma quantidade inferior de frutas, legumes e verduras quando comparado ao que é necessário para conseguir levar uma boa vida. As fibras, minerais e vitaminas são apenas conseguidas por meio de uma alimentação balanceada com alimentos naturais conseguidos diretamente da natureza.
Vamos aqui a algumas vitaminas e minerais contidos nesses alimentos naturais:
- Vitamina A: Essa vitamina é muito importante para o sentido da visão, e influencia no crescimento da estrutura óssea e dentária. Além disso a proteção e imunização do corpo humano também é fornecida por ela. As fontes desse nutriente são: damasco, hortaliças laranjas (abobora e cenoura) ou verde escuras (agrião, couve, rúcula, espinafre, acelga).
- Vitamina B2: Vitamina importantíssima na produção de energia, logo sendo extremamente necessária para o metabolismo. Fontes: Couve, brócolis, espinafre, repolho, ovos, ervilha e leite.
- Vitamina C: Vitamina muito importante para o processo de regeneração do corpo ( como a cicatrização e crescimento dos ossos), além de fortalecer o sistema imunológico (sendo de grande ajuda contra as infecções). Além disso, a Vitamina C ajuda na absorção de outros nutrientes, como a do colágeno, um nutriente importantíssimo para a vitalidade da pele humana.
- Vitamina D: Essa vitamina é um hormônio muito importante para o corpo e todos os órgãos, e além disso a sua falta pode levar a uma série de complicações. A principal fonte é a luz do sol, mas os peixes gordos também são fontes dessa vitamina.
- Vitamina K: Quando o assunto é coagulação sanguínea, essa vitamina é extremamente importante. As fontes são o brócolis, repolho, alface, gema do ovo, nabo.
-
Higienização e o Problema das Lesmas Nas Verduras
Uma vez que já abordamos os benefícios das verduras, das folhas em geral, devemos falar que a higienização é absurdamente importante, dentre muitos motivos, por conta das lesmas que se procriam nas plantações. As lesmas são animais com uma aparência gosmenta, e além de ser considerados nojentos por muitas pessoas, também podem ser nocivos, transferindo enfermidades aos seres humanos. Esses animais são dificilmente vistos durante o dia, e isso se dá em razão de os corpos desses gastrópodes serem extremamente sensíveis à luz do sol. Além disso, esses animais precisam de muita umidade para sobreviver, e o calor do sol acaba por desidratar as lesmas, assim como os demais gastrópodes.
A higienização das verduras é muito importante, pelo motivo de que esses animais são vetores de doenças, que podem causar grandes problemas aos seres humanos. A principal enfermidade vem por meio dos ratos, e nas lesmas as bactérias encontram um vetor. A angiostrongilose pode afetar o metabolismos de forma física ou no aspecto neurológico. As dores causadas podem ser musculares, variando entre os mais diferentes músculos do corpo. As lesmas são como os caracóis, mas se diferenciam desses primos gastrópodes, pelo fato de não terem o casco estruturado em cima dos seus corpos.
-
Como Lavar Uma Alface Cheio de Lesmas
Uma vez que sabemos os problemas causados pelas lesmas quando falamos sobre a nossa saúde, podemos falar da maneira que prevenimos os malefícios. O primeiro passo é saber que sempre deve-se lavar a alface, independente de ela ter lesmas ou não. Os germes presentes em uma folha de alface (sendo oriundos de lesmas ou não), fazem muito mal ao organismo humano.
Quando passamos apenas agua corrente na verdura, estamos fazendo menos do que deveríamos fazer, porque estamos correndo um risco sério de não acabar com todos os germes que podem ameaçar a nossa saúde. Uma vez que a alface é a verdura mais consumida na mesa dos brasileiros, torna-se extremamente importante ter um passo a passo definido, para não se esquecer do que fazer exatamente. Vamos às dicas abaixo:
- Antes de lavar a alface é importante lavar nossas próprias mãos e até mesmo a pia que iremos utilizar para a higienização. Muitas vezes, as nossas mãos e a pia podem ter germes, e acabam contaminando a verdura que pode estar limpa.
- Uma dica que poucas pessoas sabem, é que devemos retirar com a faca, a arte rígida que fica na base da alface. Importante também, retirar a folha mais externa da cabeça de alface, pelo fato dessa folha estar sempre muito exposta e absolutamente propensa à contaminação.
- Lembre-se do preparo da salada com pelo menos 15 minutos de antecedência ao servir o almoço. Deixar as folhas de molho é importante porque é ali que as partículas indesejáveis mais intimas, são levadas pela água. A solução para a água usada no processo do molho, deve ter uma quantidade de 1 colher de sopa de água sanitária. A proporção ideal é de que haja uma colher a cada litro de água.
- Por fim, entra a agua corrente, que geralmente é a única fase que as pessoas costumam realizar no processo de limpeza do alimento. Importante que a água seja fria, e que as folhas sejam lavadas de maneira individual, e não somente de maneira geral.
-
Maneiras de Acabar Com As Lesmas No Seu Quintal ou Plantação
As lesmas são animais que saem do subsolo durante o período da noite, por motivos que já abordamos, todos relacionados ao calor e a luz do sol, visto que são animais que morrem com a desidratação. Por mais que não conseguimos ver esses animais com muita frequência, é possível saber se nosso território, seja ele um quintal ou plantação, está infestado de lesmas.
Esses animais deixam rastros deixados pelo muco que secreta do seu corpo, visto que eles são animais tidos como “gosmentos”. Existem alguns métodos para eliminar as lesmas, e inclusive existem empresas que realizam essa dedetização. Contudo também existem maneiras caseiras de eliminar esses animais, e dentre elas estão pano embebedado com cerveja inserido durante o dia. No outro dia devemos resgata o pano, e próximo a ele estarão as lesmas, que são atraídas pelo leite e pela cerveja ( o pano pode estar embebedado pela cerveja também).
Outro método são cal e cinzas que inibem o acesso de lesmas até as plantações. Elas devem ter cerca de 20 cm de largura, para que não seja muito grossa e nem muito fina, a ponto de facilitar o acesso pelas lesmas. Se a área for pequena o método utilizado pode ser a catação, que é o trabalho de retirada manual.