Pássaro Preto
O pássaro preto é constantemente chamado de Graúna aqui no Brasil, mas as variações populares do seu nome não param por aí e ele pode ser também conhecido como iraúna grande, como chico preto, como arranca milho, como cupido, como chupão, como assum preto, como chupim ou ainda chopin, mas independente do seu nome popular, o seu nome científico é Gnorimopsar chopi. Vale informar que o seu principal nome conhecido popularmente é graúna e essa palavra deriva de uma língua indígena, o tupi e seu significado é justamente ave preta.
Quando consideramos o seu nome verdadeiro, ou seja, o seu nome científico, o significado das raízes da palavra pode mudar um pouco e na verdade fazem alusão ao seu canto. A parte Gnorimos, significa notável e é derivado do vocabulário grego, já a parte psar que pode ser falada também como psarus, tem o significado de estorninho e para quem não sabe estorninho é um pássaro muito conhecido na Europa, na Ásia e na Oceania, muitas vezes chamados de estorninho comum, ele também é pequeno e de penas pretas e escuras.
A outra parte de seu nome científico que é chopi, vem da língua guarani e neste idioma indica uma forma de onomatopeia, que para quem não sabe é uma referência ou imitação de som, por fim pode-se dizer que Gnorimopsar chopi significa algo como notável estorninho que canta, ou notável ave que se parece um estorninho. O seu nome na versão de pássaro preto tem muito a ver com as suas características físicas, pois essa ave é completamente preta, desde as suas penas, até os seus olhos, o seu bico e suas perninhas.
O macho tem uma coloração que puxa para o lado metálico, é uma espécie de preto azulado metálico, já a fêmea pode ser identificada por ter uma aparência menos metalizada e mais fosca. Essa ave costuma ser bem sociável, na natureza tem interações sociais principalmente com membros da mesma espécie, formando grandes e escandalosos grupos, mas quando criada em cativeiro, essa interação pode ser vista até mesmo com seres humanos.
O Pássaro preto ou Gnorimospsar chopi pode ser subdividido ainda em algumas variações conhecidas, elas são ao todo 3, o nome das suas subdivisões são Gnorimopsar chopi chopi, o qual é visto principalmente no centro sul do Brasil, continuando o seu território até chegar à Argentina, neste percurso é também visto no leste uruguaio.
Há o Gnorimopsar chopi sulcirostris, essa variação da espécie é mais observada nos estados mais setentrionais do Brasil, e também na região Nordeste, ele é normalmente fácil de ser identificado, uma vez que seu tamanho é maior do que a média para a espécie, que está por volta de 25 centímetros. O Gnorimopsar chopi megistus, que é a sua terceira variação, não tem ocorrência no nosso país, ele é observado nos países sul americanos da Bolívia e do Peru, principalmente nas suas porções sul, no caso da Bolívia ao leste e no caso do Peru ao oeste.
Alimentação
Esse pássaro ele come tanto vegetais como outros animais, ele é classificado como onívoro, no entanto, devido ao seu tamanho ele não é capaz de comer animais muito grandes, mas ele come insetos, muitos invertebrados e tem uma grande preferência por aranhas. No quesito vegetais, plantas, frutos, a sua grande predileção é o coco, isso mesmo o coco verde, mas em sua forma mais madura, ele come também milho, inclusive uma das variações do seu nome é por causa disso. Ele é bem inteligente e as vezes não é muito bem visto nas plantações, áreas de agricultura e fazendas, pois nos momentos em que está com fome ele é capaz até mesmo de “roubar” sementes que seriam semeadas ou que já estão na terra.
Para a sua criação em cativeiro, deve se tomar o cuidado com a ração oferecida à ele, pois não é qualquer alimento que pode ser dado, por esse motivo existe inclusive uma ração que tem uso exclusivo pelo Gnorimopsar chopi, outros alimentos podem ser introduzidos também para variar o seu cardápio, são eles o alpiste, algumas frutas como a banana, alguns legumes, tal como o tomate e o chuchu, e também algumas verduras, afinal na natureza ele não iria comer apenas um alimento e isso é muito importante para que o pássaro tenha uma boa saúde.
Uma alimentação inadequada pode ser traumática para o pássaro preto, que já foi visto inúmeras vezes arrancando as suas penas, isso acontece por stress, tristeza e reações corporais, afinal ele está vivendo em cativeiro. Outro motivo para desencadear esse comportamento é a falta de parceiros para acasalar, mas a alimentação é de maior interferência.
Algumas pessoas colocam linhas de estopa amarradas na sua gaiola, porque acreditam que assim ele irá puxar a linha e não as penas, mas tenha o cuidado de antes passar essa linha em uma solução, que por sua vez deve conter uma colher de sal em um copo de água, para que a linha não cause reações ou doenças no pássaro preto.