No mundo há uma variedade de animais que nos encantam e impressionam com suas formas e peculiaridades, um deles é o Rouxinol. Vamos hoje falar um pouco mais desse bichinho tão pequeno, mas que não deixam de ser admirados por sua beleza física e seu canto excepcional.
Rouxinol Do Japão
O nome científico dessa ave é Liothrix lutea, mas é popularmente conhecida pelo nome de Rouxinol do Japão. Essa ave pertence a família Timalijdae, do gênero Leiothrix e sua espécie é Liothrix lutea. O seu nome faz pensar que essa ave é natural do Japão, mas na verdade ela possui uma distribuição variada, sendo encontrada no Himalaia, na China, na Índia e Vietname.
O cientista que identificou essa ave e realizou sua classificação foi Scopoli, ainda no ano de 1786. Ele não era encontrado no Havaí, mas com ocomércio que passou a ser realizado ele foi introduzido no local no século XXI.
No Japão essa ave também não era muito encontrado, pois ele é característico da Ásia continental, e foi com o comércio com países europeus e Japão que passou a existir nesses locais. Pessoas do ocidente vieram a conhecer e ter um dos primeiros contatos com a ave no Japão e por isso o motivo do nome popular.
Características Do Rouxinol Do Japão
O rouxinol do Japão é uma ave bem pequena, não possui mais do que 15 cm, possui um canto muito apreciado, onde são emitidos sons curtos e constantes. O hábito de sons curtos e repetidos é mais notado nos machos, já as fêmeas emitem sons que também são curtos, mas são menos frequentes.
O pelo do rouxinol do Japão costuma ser bem sedoso e geralmente possuem o corpo cinza, mas ao longo de seu corpo pode haver uma variação na coloração. Geralmente o peito do pássaro é da cor verde e a região da garganta amarelo e a sua parte final preta, o bico e as asas são vermelhos. Os machos rouxinol apresentam essas cores mais fortes e vivas, já as fêmeas apresentam essa mesma coloração, mas em um tom mais fraco.
Como o Rouxinol Se Reproduz?
A idade com que o rouxinol começa a se reproduz é a partir dos 10 meses de idade e a estação mais propícia é durante a primavera, pois é quando há uma maior disponibilidade de alimentos que favorecem a nutrição de seus filhotes e também há disposição de arbustos e folhagem para a realização de ninhos.
Quando a fêmea cruza com o macho ela pode realizar a colocação de 3 a 5 ovos. Esses ovos vão se chocar por volta de 12 a 14 dias após e o novo rouxinol que eclode consegue ser independente após apenas 45 dias de vida e conseguem viver por mais de 10 anos.
Hábitos De Vida Do Rouxinol
O rouxinol come diversas frutas e legumes e para quem cria rouxinol em cativeiro é possível encontrar ração para ofertar. É indicado ofertar até mesmo larvas para o rouxinol, principalmente no período em que deseja que haja procriação em cativeiro. É recomendado na procriação dar ao rouxinol 15 larvas de tenébrio distribuídos ao longo do dia.
Instruções Para Quem Deseja Ter Um Rouxinol Do Japão Em Casa
Se você criar um rouxinol em casa deve se atentar a algumas orientações acerca de sua nutrição, construção do cativeiro e como deve ser a interação com outros pássaros da mesma espécie.
No momento de construir a gaiola do rouxinol o ideal é que essa tenha ao menos 3 metros por 1 metro por 2. É interessante que haja arbustos e folhagem dentro da gaiola, permitindo com que continuem com seu hábitos, como realizar a construção de ninhos. A água deve ser trocada sempre e deve ser sempre ofertado ração ou legumes, frutas e larvas. Quando for realizar a procriação é aconselhado que não se mantenha mais de um casal de rouxinol por cativeiro, pois podem se agredir ou até mesmo comer os ovos do casal oposto.