Tamanduaí

Tamanduás

Tamanduaí

Tamanduaí

Os Tamanduás são animais muito comuns que grande parte da população tem conhecimento sobre eles. São animais queridos e que devem ser preservados, pois caso ocorra à destruição de seu habitat, eles podem morrer. Por isso, é necessária uma conscientização da sociedade para a preservação e respeito com esses animais, pois é de extrema importância que eles não sejam caçados, perseguidos e destruídos, pois se forem extintos a natureza sofrerá sérios danos.

É importante que esses animais estejam protegidos e com o seu habitat seguro, e por essa razão, existem alguns projetos de proteção desses animais que visam à melhoria da qualidade de vida deles e também medidas adequadas de preservação.

Os projetos tem como objetivo defender os tamanduás que são tão importantes para o elo ambiental e defendê-los contra a sua extinção, pois se forem extintos ocorrerá um grande desequilíbrio ambiental. Esses animais vivem em florestas e em savanas das Américas Central e do Sul e podem ser encontrados desde Belize até a Argentina. No Brasil eles são animais muito conhecidos e são fáceis de serem encontrados.

Características do Tamanduaí

Tipo

Tipo

O Tamanduaí é um tipo de tamanduá que também é conhecido como tamanduá-anão por ser a menor espécie de tamanduá de todo o mundo, o seu nome científico é Cyclopes didactylus. Ele tem 16 centímetros de comprimento e a sua cauda tem 25 centímetros.

Ele possui dois dedos nas mãos e quatro dedos nos pés. Chega a pesar cerca de 450 gramas. Sua pelagem é amarelo dourado, tendo uma lista na região dorsal e na região ventral. Os pelos são muito macios e sedosos. O som emitido pelo Tamanduaí é um tipo de assobio. Ele possui olfato e audição bastante aguçados, mas em relação à visão, ele enxerga muito mal.

Algumas Curiosidades

Espécie

Espécie

Essa espécie de tamanduá tem uma vida muito reclusa, e o pouco que se sabe a respeito desse animal é devido à observação de seu habitat natural. Geralmente, este animal está sozinho, com exceção na época de acasalamento e quando o filhote precisa de cuidados especiais. É um animal muito difícil de ser visto.

Vive nas florestas tropicais e passa grande parte do dia dormindo, enroscado no alto das árvores. A noite ele se desloca, mas não vai muito longe e ele nunca desce até o chão.

O Tamanduaí tem uma imagem de fragilidade, porém, ele sabe se defender muito bem de seus predadores naturais, e para se proteger usa suas garras fortes e recurvadas. Mas essa espécie ainda sofre muito com outro inimigo que não consegue se defender, que é o homem. Devido aos desmatamentos ocorridos em seu habitat natural, muitas vezes ele não consegue sobreviver, pois não consegue se deslocar para outras áreas, pois ele se movimenta lentamente. Por isso, é importante respeitar e preservar o local onde esses animais vivem.

Por: Érica Ap. Gomes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *