Porco Do Mato

O porco do mato é um animal que se assemelha ao porco doméstico. Ele é um animal de porte médio. O porco do mato se alimenta de frutos silvestres, folhas, brotos, raízes, pequenos animais, etc. o porco do mato chega a viver em média 20 anos.

O Porco do Mato pode ser considerado como um porco selvagem devido as suas características de vida, habitat e alimentação. Por ser um animal selvagem, ele é muito visado por caçadores.

Além da caça, outro fator que está ajudando a reduzir a população de porcos do mato são os desmatamentos constantes. Os desmatamentos além de reduzirem a alimentação, diminuem os seus habitats.

Existe uma série de porcos desse tipo, como exemplos: O Javali, O Porco do mato Cateto, O Porco do Mato Queixada, etc.

Os porcos do mato são animais que apresentam características silvestres. Os porcos do mato apresentam o costume de percorrer grandes distâncias em manadas numerosas, o que ajuda a causar medo e afugentar possíveis caçadores.

Atualmente, é possível encontrarmos criações de porcos selvagens ou porcos do mato, sendo atividades consideradas rentáveis.

Porco Do Mato Queixada (Tayassu Pecari)

O porco do mato queixada pertence a família dos Tayassuiade, possuindo o nome cientifico de Tayassu Pecari e é conhecido popularmente como Queixada ou porco do mato queixada.

O porco do mato queixada é um animal rústico e silvestre, e entre as varias espécies de porco do mato, ela se caracteriza por ser uma das que possuem maior tamanho e valentia, esses animais pesam em media 40 (quarenta) quilos e chegam a medir 01 (um) metro de comprimento.

O porco do mato queixada é um animal onívoro, que se alimenta basicamente de frutas, sementes e raízes. E o nome de queixada se deve ao fato desse animal apresentar um queixo bem avantajado.

O porco do mato queixada é um animal que vive em grupos (média de 100 animais por grupo), como uma forma de defesa e também para facilitar a busca de alimentação. Ele possui uma glândula que fica localizada no seu dorso, onde é fabricado um cheiro único e característico, que é usado para que ele identifique o seu grupo. 

Ele é um animal que vive em grupos e que hoje em dia é facilmente encontrado em criações em cativeiro (para realizar a criação de animais deste tipo, é necessário que o criador busque a autorização do IBAMA), além das necessidades de cuidados com a alimentação e a criação ser realizada em local de vegetação densa.

O porco do mato queixada é um animal que apresenta uma carne muito apreciada e saborosa, que traz lembranças da carne de porco. A carne de porco do mato queixada é utilizada por restaurantes especializados em carnes exóticas.

O porco do mato queixada é encontrado em sua forma selvagem em todo o Brasil, principalmente em regiões como a Amazônia e o Pantanal Mato grossense, e é encontrado em cativeiro em regiões de Minas Gerais e Bahia.

Devido a caça predatória e ao grande desmatamento existente, o porco do mato queixada tem sua população sendo diminuída de forma considerável.

Maiores informações sobre o queixada, neste artigo.

Porco Do Mato Cateto (Tayassu Tajacu)

O Porco do Mato Cateto pertence a família dos Tayassuiade, possuindo o nome cientifico de Tayassu Tajacu e é popularmente conhecido como Cateto ou Caititu.

O porco do mato cateto, ou simplesmente cateto, é chamado de porco do mato brasileiro, no entanto, ele é um animal que não pertence a família dos porcos tradicionais, devido esse animal apresentar somente 03 (três) dedos nas patas traseiras.

O cateto é um animal encontrado por todo o Brasil, e em toda a América Latina. Porém, ele é um animal que é encontrado com maior facilidade em florestas e locais de vegetação cerrada. Ele é uma animal que chega a viver em média 25 (vinte e cinco) anos, e chega a pesar 30 (trinta) quilos.

O cateto é um animal que se alimenta de folhas, raízes e milho. E a sua gestação dura uma media de 150 dias e gera de 01 (um) a 04 (quatro) filhotes. 

O cateto é considerado um animal dócil e simpático, sendo que no interior brasileiro, ele chega a ser criado dentro das casas, como um cachorro. O cateto é um animal de tamanho bem menor que o porco, de cor acinzentada, e ele possui um colar de pelos brancos em volta do seu pescoço. Esse colar é muito útil, pois ele ajuda a diferenciar o porco do mato cateto do porco do mato queixada.

O cateto é um animal, que como o porco do mato queixada, vive em grupos que apresentam em média 50 animais. Eles são muito unidos, pois andam sempre juntos e em caso de briga com outros animais, principalmente em caso de invasão de territórios, eles brigam unidos avançando de maneira conjunta, fazendo um grande barulho e mostrando muita ferocidade.

Como o Queixada, o porco do mato cateto possui uma glândula em seu dorso, onde é expelida uma gordura que possui um cheiro extremamente forte. Essa gordura é usada pelo cateto para esfregar nas arvores, fazendo com que o cheiro seja utilizado como um sinal de demarcação de território. 

Você pode encontrar mais informações sobre o Caititu neste link.

Porco Do Mato Sus Sp (Porco Monteiro)

No pantanal mato grossense existe a espécie de porco do mato Sus sp, que é conhecido na região como porco monteiro.

O porco monteiro é um animal descendente do porco caseiro que foi trazido pelos europeus na época da colonização, e foram deixados naquela região na época da guerra do Paraguai, e a partir disso se tornaram porcos selvagens.

No Brasil, eles encontraram fartura de alimentos, e foi se espalhando de maneira selvagem pela região pantaneira. As suas características físicas e comportamentais são de animais selvagens. Eles são animais constantemente caçados pelos pantaneiros, para serem usados como alimentação.

Um dos costumes da região é de capar os filhotes de porco monteiro e deixa-los soltos para que se tornem capões gordos e com grande quantidade de proteína. 

Javali (Sus Scrofa)

O Javali é um animal que possui o nome cientifico de Sus Scrofa. O Javali é um paquiderme oriundo dos continentes africano e asiático, e é considerado o pai dos porcos domésticos.

Apesar de serem animais com origem da Ásia e da África, os Javalis são encontrados em todo o mundo.

Os Javalis são animais suínos, que pertencem a mesma família dos porcos, eles são animais que tem o corpo coberto de pelos, alongados e grossos, e que são da cor marrom escura, cinza escura, parda ou preta.

Os Javalis possuem olhos pequenos, o que torna a sua visão debilitada. No entanto, eles apresentam audição e olfato desenvolvidos, gerando um instinto aguçado.

Os javalis vivem em grupos e podem chegar a viver de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) anos.

Os Javalis são animais calmos, mas como animais selvagens que são, quando ameaçados, acuados, feridos, ou estão com suas crias, eles se tornam agitados, bravos, violentos e perigosos, podendo atacar os seres humanos.

Os Javalis são animais de hábitos noturnos. Eles são onívoros e se alimentam de plantas, frutos, raízes, insetos, moluscos, algumas espécies de vegetais e pequenos animais (aves, mamíferos). 

Vídeo de porco do mato atacando

Foto de porco do mato gigante

Porco do Mato gigante

Porco do Mato gigante

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Quais os horários que o porco queixada se alimenta?

    naelio cavalvante 5 de janeiro de 2014 15:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *