Aranha Vermelha Comum

As aranhas vermelhas do tipo doméstica, isto é, que podem ser facilmente encontradas nos quintais das casas ou até mesmo dentro delas, principalmente nos cantinhos inferiores das paredes, apresentam esse nome a partir de uma tradução feita da língua inglesa, “red house spider” que, na verdade, traduzindo ao pé da letra ficaria “aranha vermelha de casa, ou de residência”, o que reitera o fato de ela ser facilmente encontrada dentro das casas, de uma maneira geral. O seu nome científico é Nesticodes rufipes, e pertence à família Theridiidae que, inclusive é a mesma família daquela mais temida de todas as aranhas, a viúva negra. Apesar de pertencerem à mesma família biológica, enquanto uma se enquadra como uma das aranhas mais venenosas de todo o mundo, a outra é quase que totalmente inofensiva, por não apresentar veneno sequer.

Apesar de não apresentar veneno, essa aranha pode causar o que chamamos de atopia, que nada mais é do que uma reação alérgica de pessoas que geralmente também apresentam alergias a outras coisas ou a até mesmo outros animais, sendo necessário o uso de medicações antialérgicas com o intuito de redimir o sistema imunológico contra um possível alérgeno da aranha. Sendo quase que inofensivas para nós, elas podem, ainda, apresentar pequenas vantagens por existirem em nossas casas, sendo uma delas a de ter a capacidade de capturar insetos que não sejam desejáveis, como os pernilongos e as formigas, por exemplo. Eventualmente algumas delas conseguem capturar até mesmo moscas que estiverem mais lentas ou que caiam ao chá por algum outro motivo.

[nggallery id=9257]
[nggallery id=9261]

As características gerais desse tipo de aranha são as seguintes: elas apresentam um tamanho de aproximadamente dez milímetros, o que pode acabar variando, como qualquer outro animal de qualquer outra espécie, ou seja, esse valor é uma média e conta com as suas pernas. Tanto o seu “encefalotórax”, como é chamado o seu corpo pelo fato de ele basicamente pertencer e ser minimamente anexado em sua cabeça ou encéfalo, quanto as suas pernas se apresentam na cor vermelha, mas o seu abdome se encontra em um vermelho mais fechado, muitas vezes visto até mesmo na cor marrom.

[nggallery id=9258]

Com relação ao seu comportamento, elas constroem teias bastante irregulares e o seu período de acasalamento ocorre geralmente à noite, uma vez que é nessa circunstancia que os machos vão em busca de fêmeas com o intuito de acasalarem. De uma maneira geral, essas aranhas apresentam um comportamento bastante previsível e acabam se escondendo quando há muito movimento ou quando se sentem em perigo ou ameaçadas por qualquer outro motivo. Apesar de ser bastante confundida com a aranha marrom, principalmente para os leigos, a aranha vermelha, na verdade, é predadora da aranha marrom, o que pode ser a explicação para o fato de às vezes elas serem encontradas quase que juntas ou uma muito próxima à outra, em um ambiente que não seja uma residência, geralmente.

[nggallery id=9259]

Sendo assim, se você vir uma aranha vermelha dentro de casa, não se assuste e você pode até mesmo agradecer o fato de ela se encontrar ali, porque, provavelmente, ela está se alimentando de insetos que são bastante indesejáveis dentro de uma casa, como as formigas, por exemplo.
[nggallery id=9260]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *