Aranha Corredeira é Venenosa?

As Aranhas Venenosas

As pessoas cada vez mais se sentem ameaçadas pelas aranhas, pelo fato de serem animais peçonhentos, muitos deles venenosas, que vivem perfeitamente com os seres humanos, onde as quais habitam até mesmo as casas. É comum em toda residência achar pelo menos uma espécie de aranha, seja nos centros urbanos ou no campo. São temidas devido a sua fisionomia, onde são peludas e possuem oito patas. Algumas podem chegar a serem grandes e bem visíveis onde as pessoas ficam com mais medo e outras podem ser tão minúsculas que não são vistas facilmente, nesse caso a maioria é filhote.

Há muitas espécies que não são venenosas e há espécies que possuem venenos letais até mesmo para um animal de grande porte apenas com algumas picadas e é disso que as pessoas sentem mais medo, mas toda aranha assim como todo animal tem papel vital no meio ambiente e deve ser respeitada como tal.

Tipos de Aranhas não Venenosas e Tipos de Aranhas Venenosas

As aranhas de pé preto, elas são aranhas que possuem uma grande quantidade de veneno, são peludas e seus pelos na coloração marrom com as patinhas pretas e são temidas pela cor e tamanho delas que são medianas. O veneno apesar de ser em grande não agridem seriamente o organismo humano, em alguns casos há necrose no lugar da mordida, mas nada sério. Deve se procurar o médico caso seja mordido para que ele passe remédios para evitar a necrose. Mas podem ficar tranquilos, pois essa espécie é originada somente nos estados unidos.

Aranha Corredeira Vista de Frente

Aranha Corredeira Vista de Frente

As temidas tarântulas que são utilizadas em muitos filmes para colocar medo nos telespectadores devido a sua apareciam que é tenebrosa, onde os pelos são pretos e marrons, pernas grossas e grande, sendo uma aranha de porte grande são temidas mas a maioria das tarântulas não possuem nenhum tipo de veneno e são calmas, sendo possível ser vistas facilmente. Embora não tenha veneno, a picada dessa espécie de aranha pode ser altamente dolorosa e também há fatos de várias pessoas foram mortas pelo ataca de muitas tarântulas onde não suportaram as dores das mordidas.

As aranhas armadeiras fazem parte das aranhas que possuem venenos e já foi citada no Guiness Book como uma das aranhas que mais matam no mundo todo. são altamente perigosas e são aranhas fáceis de encontrar no território brasileiro. Elas possuem grandes patas que chegam a medir dezessete centímetros e o corpo cinco centímetros. Elas possuem uma alta dose de veneno, onde apenas uma picada de leve poderia levar um rato a falência. São muito agressivas, elas não precisam se sentir ameaças ou acuadas para atacar. Embora tenham um alto índice de ataques dessa espécie, poucos óbitos foram registrados como causa a mordida dessa aranha por causa dos antigos que são eficientes.

[nggallery id=9278]

Aranha marrom também é uma espécie brasileira que possuem altos casos de ataques contra os seres humanos no brasil, mas não chegam a óbito. As picadas podem ser extremamente dolorosas e virar necroses de características irreversíveis. Essa espécie não é de porte grande, mas pode ser vista com certa facilidade, depende do habitat que ela se encontrar devido a coloração da cor que é marrom e pode ser camuflada em troncos de arvores ou superfícies nessa mesma cor. Elas atacam somente quando se sentem ameaçadas e quando picam o veneno é mais denso e se propaga pelo corpo de forma mais lenta, podendo dar tempo de procurar um centro médico e aplicar o antidoto antes que o local entre em estado de necrose.

As raras aranhas do deserto também são aranhas extremamente temidas pelo fato de que sua picada é dolorosa e fatal, pois ainda não há um antidoto capaz de cortar o efeito do veneno no corpo dos humanos. Elas não são muito temidas pois seu habitat são somente os desertos africanos e asiáticos, as características dela tornam difíceis de serem percebidas facilmente pois ela tem a coloração da cor de areia e não são de porte grande.

Aranha Corredeira Capturada em Macro

Aranha Corredeira Capturada em Macro

As aranhas teia de funil é uma espécie australiana temida, ela possui presas que chegam a medir cerca de dois centímetros, onde seu copo é da cor preta brilhante. Esta também na lista de uma das aranhas que possuem os venenos mais fatais do mundo, após ser picado (onde também a picada é extremamente dolorosa) a pessoa deve procurar imediatamente um centro médico e fazer o uso do antidoto para que não haja as complicações na mordida como necrose e até mesmo a morte.

A conhecida pelos filmes e novelas viúva negra também é considerada uma das aranhas mais temidas, tanto pela aparência quanto pela mordida que assim como as outras é extremamente dolorida e fatal, tendo que tomar o antidoto após a mordida. Ela tem a aparecia charmosa, onde a coloração do corpo todo é negra e ela possui uma curiosa mancha vermelha nas costas que parecem muito com o objeto ampulheta. É uma das espécies mais comuns no continente americano.

[nggallery id=9279]

As parentes da espécie viúva negra, citada a cima, não deve ser deixada de fora, as aranhas de costas vermelha são espécies de aranha que são altamente letais para os seres humanos, após a mordida dessa aranha a pessoa deve procurar um centro médico mais próximo e deve fazer o uso do antidoto o mais rápido possível pois a mordida da os sintomas de náuseas, vômitos, fadiga, tonturas, desmaios e chega a matar muitas vezes. São encontradas nos territórios australianos e devem ser evitadas. Elas são negras e possuem uma macha vermelha nas costas, mas são de pequeno porte não são bem visíveis.

As aranhas chinesas são aranhas altamente perigosas também, elas são do tipo das aranhas que não precisam ser atacadas para se defender e nos lugares em que se costumam habitar a população deve tomar cuidado, principalmente com as crianças dormindo. São picadas dolorosas e letais, mas são de fácil visão pois elas podem chega a medir cerca de dez centímetros, mas são na coloração marrom onde fica difícil distinguir dependendo da área em que ela se encontra. Suas maiores vítimas são os animais mamíferos pequenos como leitões, gatos e cachorros e os seres humanos mais atacados pela aranha chinesa são as crianças e os bebes.

Aranha Corredeira

Aranha Corredeira

A aranha de ratos são espécies australianas que habitam o somente a Austrália. Elas possuem os pelos negros com manchas vermelhas assim como outras espécies, chegam a medir cerca de cinco centímetros. As mordidas são dolorosas, mas elas não são letais, apesar de terem veneno muitas vezes não é necessário a aplicação do antidoto e as mordidas cicatrizam sozinhas com o decorrer do tempo. São pretas e peludas, onde fica de fácil visualização.

As aranhas reclusas são habitantes do continente sul americano, onde são espécie de aranhas consideradas altamente perigosas não para a sociedade, mas sim para animais de pequeno porte, elas possuem as presas minúsculas e só conseguem contato com a pele humana se morderem diretamente na pele, os tecidos das roupas não deixam que as presas alcancem a pele. Elas são bastante venenosas e pequenas, que dificulta a visão.

[nggallery id=9280]

A aranha corredeira, por fim, faz jus ao nome, pois são consideradas aranhas que são velozes. Ela é uma aranha veloz que pode ser encontrada no brasil. Ela possui a coloração preta e vermelha onde o corpo é preto e as pernas vermelhas e peludas, com grandes patas e corpo, elas medem cerca de cinco centímetros e tem a parte traseira mais volumosa que a dianteira. Ela não é altamente venenosa, sua picada infecciona no local, mas a cura não é demorada, ela ataca somente quando for atacada.

Independe da picada de alguma dessas aranhas, sendo consideradas perigosas ou não, deve se procurar um médico para que inspecione o local do ferimento e veja se não há nenhum problema não visível. No mercado há vários venenos próprios para a proteção contra esses bichos em suas residências e é recomendável o uso, principalmente em casas onde tenham bichos de estimação mamíferos e crianças.

A Pequena Aranha Corredeira

A Pequena Aranha Corredeira

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *