Polvo

Molusco marinho cephalopoda octopoda, esta é a classificação básica do polvo com seus oito tentáculos ou pés. O polvo tem muitas ventosas pelo seu corpo, cada um de seus tentáculos, por exemplo, possuem duas fileiras de ventosas em sua parte inferior e é através delas que ele se desloca pelo fundo dos oceanos. A boca de um polvo também fica localizada na parte inferior de seu corpo e tem ventosas muito fortes em seu contorno. Existem algumas curiosidades muito interessantes a cerca destes Animais Bizarros, por exemplo, seu corpo, apesar de cheio de tentáculos, não possui ossos e este fato lhe dá uma mobilidade impressionante, ele pode ir se agarrando aos locais através de suas ventosas e seu corpo vai se moldando totalmente já que não há esqueleto.

Alguns pesquisadores que se dedicaram a cerca deste molusco filmaram o polvo entrando dentro de um recipiente de boca estreita e neste momento podemos ver o quanto é impressionante a mobilidade deste animal. Outra curiosidade se refere ao seu inusitado sistema de defesa, quando se sente ameaçado o polvo emite uma espécie de jato de tinta que ele usa como uma forma de camuflagem, enquanto o predador fica confuso com a tinta ele foge do local com extrema rapidez. O polvo é um grande predador da natureza, ele faz o tipo Meu Território, Minhas Regras, se alimenta de uma grande variedade de crustáceos, peixes e invertebrados em geral. Sua aparência é bastante estranha e ele possui dois olhos que se assemelham aos nossos, não visualmente, mas em sua capacidade e funcionamento, ou seja, um polvo pode ver muito bem inclusive sendo capaz de ver em cores.

Este animal, a exemplo de muitos outros como o Lobo, o sapo, etc., faz parte do imaginário infantil, existem livrinhos de histórias, desenhos animados e bichinhos de pelúcia inspirados no polvo. O tamanho de um polvo pode variar muito podendo chegar a três metros de comprimento e seu peso vai de três a 40 quilos, vai depender muito da espécie em questão. No mundo animal muitas vezes tamanho representa sobrevivência, e neste quesito os polvos estão bem confortáveis, mas apesar disso eles vivem se escondendo entre as rochas do fundo do mar e dessa forma levam a sua vidam isoladamente se aproximando de um paceiro apensa durante o período de acasalamento.

Esses Animais Engraçados podem ter cores diversas conforme a sua espécie, ele pode ser visto em tons diversos de marrom, vermelho, amarelo ou castanho. O polvo é bastante apreciado na arte culinária e é um prato caro em restaurantes chiques. Certa vez em um programa de TV a apresentadora ensinava uma receita de polvo e foi muito engraçado, ela ensinou como a amaciar a carne, pegou o polvo pelo corpo depois de cozido e batia seus tentáculos com muita vontade em uma bancada enquanto dizia que lembrássemos da vizinha chata, da sogra, etc…


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *