Enguia

A enguia é um peixe de aparência muito similar a uma cobra. Seu nome cientifico é anguilla e a sua origem é o Oceano Atlântico. O ciclo de vida de uma enguia é bastante interessante, as larvas desta espécie se arrastam pelas correntes marítimas por cerca de 2 a 3 anos, o que é muito tempo, só então as sobreviventes chegam a longinqua costa Européia para então entrar em uma nova fase de suas vidas, que é quando podem ser chamadas de enguias vidro, pela sua extrema transparência. Então elas sobem até os rios e lá se tornam adultas para mais tarde retornarem ao seu local de origem onde devem reproduzir e morrer.

Enguia

Enguia

Assim se faz a vida na natureza, ciclos perfeitos onde nada é questionado, apenas segue seu destino. Aqui no Brasil é bastante comum encontrarmos enguias em locais de água doce, inclusive a enguia é bem solicitada para a pesca. Nos mares de onde ela veio podemos ver Cenas Incríveis de Animais excepcionalmente inteligentes como, por exemplo, os impressionantes Golfinhos Surfistas.

Peixe Enguia

Peixe Enguia

Bem, nem todos os animais se destacam pela sua beleza é o caso dos golfinhos, ou pela capacidade de encantar com a sua camuflagem como é o caso do Camaleão ou dragão de Komodo, mas nem por isso qualquer um deles é menos importante, pois o equilíbrio ecológico é perfeito e ainda que não saibamos de todas as suas potencialidades, a natureza sempre existiu e se manteve em perfeita harmonia com toda a sua magnifica diversidade. Embora não seja dona de uma beleza atrativa a capacidade de adaptação à vida marinha e a sua sobrevivência e desenvolvimento em água doce, faz da enguia um animal particularmente interessante, afinal a luta pela vida demonstrada em sua incrível migração é algo admirável e impressionante que faz com que ela retorne ao começo para dar continuidade ao ciclo da vida com seus ovos, cerca de 1 milhão deles ou mais.

Enguia Elétrica

Enguia Elétrica

A enguia tem ótima capacidade de resistência em ambientes menos saudáveis e também possui habilidades de se locomover com certa facilidade em terrenos bastante úmidos, sendo que usa este recurso para migrar em busca de águas melhores. É um peixe carnívoro e dotado de dentes bem afiados e serrilhados, sendo muito voraz se alimenta de peixes menores e também de especies mortas, inclusive em estado de decomposição. Sendo assim a enguia também promove a limpeza das aguas por onde habita. Gosta de águas mais profundas de preferencia entre 1 e 5 metros buscando refugio em meio as vegetações. Em idade adulta elas podem atingir até 1 metro de comprimento pesando de 30 a 35 quilos. Além de notável adaptação em água salgada e doce também são muito resistentes fora da água podendo permanecer por quase uma hora neste ambiente.


Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu adorei tudo que eu presisava estava aki nesse saite

    solteira sim sozinha nunca 30 de setembro de 2009 14:40
  • eu tenho uma en guia

    brenda 20 de fevereiro de 2010 11:12
  • que coisa doida

    adriana 8 de setembro de 2010 11:38
  • Olá, móro em uma chacara a beira da represa Billings, encontrei uma enguia. acho que estava machucada, coloquei em um balde c/ agua e não sei o que fazer c/ éla, devo solta-la novamente na represa ou contatar algum orgão competente p/ a procriação da mesma ??????? aguardo retorno imediato…. obrigado.

    marcos 2 de outubro de 2010 13:37
  • eu adorei muito esse comentario e otimo principalmente essa parte:Enguia Elétrica

    Enguia Elétrica

    A enguia tem ótima capacidade de resistência em ambientes menos saudáveis e também possui habilidades de se locomover com certa facilidade em terrenos bastante úmidos,

    michel 11 de abril de 2011 10:42
  • beijos te amo
    homem ou mulher

    michel 11 de abril de 2011 10:44
  • E COSTRIA QUE VOCE MERRESPONDESE QUAL A ESPECIE DAR ERGUIA

    aristeu xavier 20 de abril de 2011 15:42
  • VAI E LEVA PARA QUEM ENTENDE DESSE ASSUNTO PORFAVOR

    aristeu xavier 20 de abril de 2011 15:47
  • nossa a segunda e sex

    miranda 30 de maio de 2011 15:09

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *