Adestrar Cães

Escolher ter um cachorro é algo bastante sério, pois significa que você deverá compreender a mente do seu pet para que consiga educa-lo de maneira satisfatória. O adestramento é de grande relevância quando se trata de ter um cão em seu lar. A seguir vamos dar algumas dicas de como adestrar cães e assim conseguir o tão esperando bom comportamento do pet.

Reforços Positivos e Negativos

A base do adestramento consiste em reforços positivos e negativos conforme o comportamento do cão. Quando um pet apronta alguma coisa o faz por diversão ou simplesmente para chamar a atenção do dono. Dessa forma a atitude do dono é fundamental para que o pet compreenda que não pode repetir a atitude.

Diversão

Quando a bagunça foi feita por diversão o mais indicado é chamar a atenção do cãozinho no mesmo momento, pois assim você coloca fim na diversão dele. O cão irá associar aquela bagunça com a bronca que é algo ruim não repetindo. Ofereça a ele opções divertidas e seguras de diversão.

Chamar Atenção

Quando a situação se dá para chamar a sua atenção é importante não dar ao cão o que ele deseja, ou seja, não lhe dê uma bronca, pois isso seria dar atenção. A bronca funcionaria aqui como um reforço positivo do mau comportamento.

A melhor reação é levar o cão para o castigo em silencia, deixe-o sozinho e isolado por alguns minutos. Deixe-o num lugar em que ele não tenha contato visual com ninguém, assim ele compreenderá que ao se portar dessa forma não conseguirá a atenção que deseja.

Dicas Para Adestrar Cães

Cachorro que Pula em Cima das Visitas

Se o seu cachorro tem o hábito de pular nas pessoas que chegam a sua casa a melhor maneira de agir para adestra-lo é ignorar e lhe dar as costas. Ressaltamos que não importa se o seu cão é grande ou pequeno ou se a visita tem ou não medo dele, pular em cima das pessoas não é algo legal. Pense em como você se sentiria ao ser “atacado” por um cachorro quando chega na casa de alguém.

O pulo em cima das pessoas se dá porque o cão deseja dar e receber atenção de maneira que devemos inibir esse comportamento em nossos pets. Quando a pessoa em que o cão tenta pular lhe dá as costas faz com que ele se sinta ignorado. A partir do momento que ele não teve o que queria não irá mais pular nas visitas.

Cachorro que Leva o Dono Pra Passear

Se o seu cão não tem esse comportamento é bem provável que você já tenha visto na rua uma pessoa que está passeando com um cachorro que puxa a guia, praticamente é o cão que leva o dono pra passear. Os cães que tem por hábito puxar muito a guia o fazem especialmente por dois motivos que são estar com grande ansiedade pelo passeio ou então porque acreditam que dominam o dono.

Cães Ansiosos

Nos casos em que o cão apenas está ansioso pelo passeio é bem provável que durante a saída ele deixe de puxar a guia. Contudo, se o seu cão é do tipo difícil de se cansar pode ser interessante brincar com uma bolinha um pouco antes de sair de casa, assim ele já estará com um pouco menos de energia no momento do passeio.

Cães Dominantes

A lógica social dos cães é diferente da dos seres humanos, os cães são animais que vivem em matilhas em que existe o cão dominante que é o alfa. Quando o cão tem um dono ele pode entender que a família é a sua matilha e que ele é o alfa. O dono precisa fazer o cão entender que ele não é chefe.

Quando sair para passear com o seu cão deixe-o ao seu lado esquerdo e mantenha sempre uma perna a frente de maneira a mostrar que você que é o dominante. Se o cão começar a puxar a guia ou resolver tomar a frente você deverá parar no mesmo momento e se manter parado. Espere até que o cão volte para o seu lugar na caminhada.

Cães que Roubam Comida da Mesa

Parece cena de desenho animado, mas saiba que acontece na vida real. Alguns cachorros tem o péssimo hábito de “roubar” comida da mesa. Saiba que se isso acontece na sua casa não adianta apenas lhe dar uma bronca. Quando tem comida na história tudo o que cão consegue lembrar é que estava gostosa.

A solução para esse problema é dar um susto no seu cão, algo que o deixe apreensivo de tentar roubar comida novamente. Você pode criar uma armadilha usando diversas panelas na parte central da mesa para que quando o cachorro subir na mesa para roubar a comida as panelas caiam pelo chão fazendo um intenso barulho. Com um susto desses é bem difícil que o cão se aproxime da mesa de novo.

Cão que Não Para Soltar no Passeio

Você já deve ter visto alguns lugares em que é permitido que os cães corram livremente junto com outros cães. No entanto, é bem comum que os donos se sintam preocupados de soltar os seus cães sem saber se eles irão voltar quando forem chamados. Para conseguir que o seu cão sempre volte quando for chamado a dica é usar reforço positivo.

Assim que chegar ao parque em que o cão será solto você deve lhe chamar pelo nome e então dar um petisco. Faça isso algumas vezes, depois deixe que o cão se distraia, nesse momento ele ainda deve estar na coleira. Chame ele de novo pelo nome e ofereça mais um petisco. Quando for finalmente soltar o pet pela primeira vez procure por um local que tenha algum tipo de cerca.

Solte o seu amigo de quatro patas e então em seguida lhe chame e dê um petisco. Normalmente, isso é o suficiente para que os cães que são soltos retornem para os seus donos quando são chamados, pois eles acreditam que o chamado é para comer e não para ir embora. Muitos cães não atendem os donos porque não querem ir embora.

Muitas pessoas têm cães em casa, pois se trata de um dos animais mais fáceis de domesticar, porém, para que a convivência entre você, a sua família e também o animal seja o mais harmônica possível é necessário adestrar o cão.

O adestramento vai muito além de somente ensinar o animal a fazer truques interessantes, mas também inclui ensiná-lo onde é o lugar certo de fazer as suas necessidades bem como ensiná-lo a não incomodar as suas visitas.

Mas, para quem deseja ensinar truques para os cães o adestramento também é uma opção, o seu cãozinho pode se tonar um bom farejador, um guia para deficientes visuais, um participante de competições caninas entre outras opções.

Porém, é importante que tenha em mente que adestrar um cão é muito mais que lhe dar ordens que ele não compreende, é necessário ter conhecimento da psicologia canina e também das formas de fazer entender por ele. Se precisar procure um adestrador profissional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Adestramento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *