Zebra-da-Montanha: Características, Nome Científico e Fotos

As zebras, Equus sp., são os únicos animais selvagens da família Equidae que também conta com pônei, cavalo, burro e asno. Conhecidas por seu corpo listrado de preto e branco as zebras são animais extremamente interessantes com características especiais. Continue lendo para saber mais sobre a zebra-da-montanha.

Zebra-da-Montanha: Características e Nome Científico

O nome científico da zebra-da-montanha é Equus zebra e se trata de um equino. Os equinos são os únicos mamíferos além do ser humano que conseguem transpirar para reduzir a temperatura corporal. Essa característica permite que as zebras corram rapidamente atingindo altas velocidades.

Enquanto fogem ou lutam com seus predadores esse animal emite sons. O principal predador da zebra é o leão e para escapar ela é capaz de chegar a 64 km/h. Além de serem animais rápidos esses equinos tem um coice poderoso que pode quebrar a mandíbula de alguns dos seus predadores. São animais herbívoros, sua dieta se baseia em galhos, folhas e arbustos.

Curiosidade: Afinal, As Zebras São Brancas Com Listras Pretas ou Vice-Versa?

Se você está pensando que essa é uma pergunta boba saiba que os cientistas se dedicaram a desvendá-la. Pelo fato de que algumas zebras tem o ventre branco se acreditava que elas eram brancas com listras pretas. No entanto, algumas pesquisas embriológicas deram evidência contrária.

A quantidade de listras varia de uma zebra para outra, os cientistas ainda não tem certeza se as zebras são capazes de reconhecer umas as outras por esse padrão. Inclusive é interessante dizer que bem provavelmente as listras tem uma função na vida das zebras que é a de confundir os potenciais predadores quando elas estão em movimento. As listras também ajudam a deixar mutucas e moscas longe desses equinos.

Comportamento das Zebras

Geralmente as zebras vivem em bandos que tem um macho dominante e diversas fêmeas. Dentre as fêmeas há uma que assume uma posição de destaque controlando o acesso das demais a comida e a água. As zebras se cumprimentam encostando seus narizes. Quando zebras jovens cumprimentam zebras mais velhas assumem uma postura de inferioridade deixando seus dentes incisivos a mostra e suas orelhas bem lateralizadas.

Zebras Rebeldes

Embora as zebras possam ser consideradas como primas dos cavalos não demonstram a mesma capacidade de adestramento e domesticação. Entre os séculos 19 e 20 houve algumas tentativas de domesticar as zebras para que elas fossem animais de carga. Porém, grande parte dessas tentativas não deu certo.

As costas das zebras não tem força suficiente para que elas sejam montadas tal qual um cavalo. Além disso, esses animais são originários da África em habitats em que estão constantemente tendo que fugir de predadores de maneira que apresentam um comportamento mais agressivo e indomável.

Zebra-da-Montanha e Suas Subespécies

A zebra-da-montanha está dividida em duas subespécies que são: zebra-de-hartmann (E. z. hartmannae) e zebra-do-cabo (E. z. zebra). Essa zebra pesa em torno de 272 kg e tem altura de 1,2 metros (tendo como referência o nível do ombro). A degradação do habitat dessa espécie de zebra, o fato de ser alvo de caça e os predadores fizeram com que ela entrasse na lista de potencial risco de extinção.

Casal de Zebra-da-Montanha

Casal de Zebra-da-Montanha

Porém, não é uma espécie considerada em extinção já que sua população começou a aumentar consideravelmente desde 1980 na África do Sul. Há diversos parques voltados para a conservação da fauna de savanas na África do Sul com destaque para o “Parque nacional da zebra-da-montanha”. Uma curiosidade a respeito dessa espécie de zebra é a sua capacidade de comunicação por meio de vocalizações. Quando avista um predador o macho começa a emitir sons para alertar o grupo.

Vida Social da Zebra-da-Montanha

A zebra-da-montanha também vive em bandos, verdadeiros rebanhos de criação em que um macho adulto lidera até cinco fêmeas com os seus filhotes. É responsabilidade do macho fazer a defesa do rebanho. Há possibilidades de que rebanhos próximos se unam sem que sejam criados conflitos chegando a populações de até 30 membros.

Quando os machos deixam de ser filhotes precisam se afastar do bando em que nasceram, nesse período geralmente formam grupos de machos solteiros. Permanecem nessa organização social até que formem seu próprio rebanho para liderar. Podem entrar em conflito com o macho dominante de um grupo para assumir a liderança.

Reprodução das Zebra-da-Montanha

A gestação de uma zebra-da-montanha dura em média um ano e quando os filhotes nascem pesam em média 25 kg e tem comprimento de 120 centímetros. Ao completar dez meses de idade passam pelo desmame. Em cada gestação nasce um único filhote, o período médio entre uma gestação e outra é de um a três anos.

O período reprodutivo das zebras-da-montanha é contínuo, no entanto, em certos momentos do ano os nascimentos são mais comuns, para a subespécie zebra-do-cabo o período vai de dezembro a fevereiro e para a zebra-de-hartman o período vai de novembro a abril. A fêmea costuma ter seu primeiro filhote entre 3 e 6 anos de idade. A partir de 5 anos de idade o macho já está pronto para formar seu próprio rebanho.

Filhote de Zebra-da-Montanha

Filhote de Zebra-da-Montanha

Outras Espécies de Zebra

Além da zebra-da-montanha existem duas outras espécies de zebras: a zebra-da-planície e a zebra-de-grevy.

Zebra-da-Planície

De nome científico Equus quagga, a zebra-da-planície, está subdividida em seus subespécies espalhadas pelo continente africano. Essas zebras podem pesar até 350 km e medir 1,3 metros de altura (considerando o nível do ombro) e 2,6 metros de comprimento. Os machos geralmente são um pouco maiores do que as fêmeas.

Zebra-da-Planície

Zebra-da-Planície

Zebra-de-Grevy

Uma espécie que está frequentemente na lista de risco de extinção, possui características semelhantes às de um burro. As outras espécies de zebras são mais semelhantes a cavalos. A Equus grevy pode ser encontrada ao norte do Quênia e na Etiópia. Essa zebra pesa em média 450 kg e apresenta 1,5 metros de altura (usando o nível do ombro como medição) e suas listras são mais estreitas comparando com as outras espécies.

As fêmeas são poligâmicas, no entanto dentro de um mesmo território acasalam apenas com um macho. A poligamia é facilmente visualizada no processo de mudança de territórios, visto que a zebra-da-montanha move-se sazonalmente.

Gostou de saber mais sobre a zebra-da-montanha? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *