Velociraptor

Certamente você já deve ter assistido ao filme “Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros”, e tem uma vaga noção do que seria um Velociraptor, já que tal animal aparece em várias cenas do longa.

O Velociraptor

Velociraptor é uma espécie de dinossauro terópode que vivera no planeta há 71 milhões de anos, no decorrer da última fase do período Cretáceo. São reconhecidas atualmente 02 espécies, ainda que outras hajam sido listadas anteriormente.

A mais famosa espécie é a V. mongoliensis, fósseis dela foram encontrados na Mongólia. A 2ª delas é a V. osmolskae, nomeada em 2008, depois da descoberta de um crânio, também na Mongólia, China.

Com menor tamanho que outros do tipo dromaeossaurídeos como os Achillobator e os Deinonychus, o Velociraptor partilhou várias de suas características estruturais. Era um bípede carnívoro, com uma cauda longa emplumada e uma garra em formato de foice em ambas as patas de trás, que seria usada para lutar com suas presas. Os Velociraptor podem ser distinguidos dos demais dromaeossaurídeos em razão de seu crânio baixo e longo, e uma narina voltada para o alto.

Mais Informações

O raptor ou Velociraptor é um dos tipos de dinossauros mais populares do público em geral, como já dissemos, em razão do papel tido nos filmes da linha Jurassic Park. No longa-metragem ele  foi apontado com anatômicas irregularidades, tendo um tamanho além do que apresentava realmente, e sem a existência de penas.

Várias dessas imperfeições, unidas à cúpula maior da cabeça sugere que, no filme, os dinossauros foram modelados realmente sobre o Deinonychus. Essa espécie de dinossauro é também bastante conhecida dos paleontólogos, com mais de uma dezena de fósseis completos descritos, muito além de qualquer dromeossaurídeo. Há um famoso deles, em particular  e preservado, de um Protoceratops travando uma luta com um Velociraptor.

Procedência e Origem

Antes de qualquer coisa, é importante frisar que esse animal veloz está ligado ao dinossauro terópode, que viveu na terra há mais ou menos 70 milhões de anos, no fim do período Cretáceo. Entretanto, foi apenas nos anos 20 que foi oficialmente nomeado pelo presidente do Museu Americano de História Natural, Henry Fairfield Osborn, como Velociraptor.

Conforme Henry, a denominação da espécie foi obtida da união de duas palavras em latim: “raptor” (ladrão), “velox” (rápido) como uma forma de descrever sua dieta carnívora e agilidade. Além do mais, antes de alcançar tal nome animal se chamaria Ovoraptor djadochtari, entretanto esse nome ficou esquecido.

De acordo com especialistas, havia 02 variações de Velociraptors:

  1. osmolskae
  2. mongoliensis

Estruturas Anatômicas

Esse tipo de dinossauro era parecido com o Achillobator (Dromaeossaurídeos) e Deinonychus e, mas de menor tamanho, chegando apenas a 02 m de comprimento e 50 cm de altura. Por isso, não era grande seu peso: variando dos 07 aos 15 kg, bastante divergente daquele dinossauro retratado pelo cinema.

Em meados da década de 90, pesquisas veiculadas pelo jornal “Acta Palaeontologica Polonica” mostraram que o crânio dos velociraptors era baixo e longo, medindo aproximadamente vinte e cinco centímetros de comprimento. Além do mais, apresentava um plano côncavo e o interior convexo, diferentemente dos demais Dromaeossaurídeos que habitaram a Terra.

O Velociraptor tinha uma boca ágil e perigosa, com mandíbulas (superior e inferior) contavam com 26 a 28 dentes. Como os dentes apresentavam borda serrilhada e a cauda contava com grande agilidade de locomoção, principalmente no momento de correr ou pular em velocidades altas, capturar rápidas presas não era dificuldade à criatura.

Finalmente, conforme a revista PLOS ONE, a espécie trazia nas mãos 03 curvas garras cada, com uma delas em formato de foice no 2º dedo de cada um dos pés, semelhante às modernas aves de rapina.

A Presença de Penas

Conforme especialistas, os antepassados do Velociraptor possuíam penas sendo capazes até mesmo de alçar voo. Em 09/2007, cientistas  descobriram poucos “pinos” penosos no antebraço de um desses animais. Ali apontavam onde ficavam as penas, demonstrando que existiam na espécie.

De acordo com Alan Turner, paleontólogo, a ausência de botões com penas não quer necessariamente dizer que um animal não as possuía. Achar botões penosos num Velociraptor, entretanto, quer dizer que ele tinha penas definitivamente. Tal situação é uma coisa que se suspeitava por determinado tempo, porém, ninguém antes teria podido provar.

Com o Que se Alimentavam?

Como os especialistas deduzem, os velociraptor possuíam sangue quente, portanto os mesmos deveriam precisar de quantidades grandes de carne para conseguir ter a energia suficiente para empreitar suas caçadas.

Conforme o paleontólogo David Hone, do Queen Mary University of London, esses animais ainda se alimentavam de anfíbios, insetos, mamíferos, répteis, e outros menores dinossauros como Pterossauro Azhdarchídeo e Protoceratops, por exemplo, fazendo um completo banquete de espécies.

Descobertas Recentes

A título de curiosidade, é importante saber que o foi encontrado o primeiro fóssil da espécie através de Peter Kaisen, em 1923, quando passava por uma expedição ao Deserto de Gobi, seguido pelo Museu Americano de História Natural, local este que esconde as áreas sul da região da Mongólia e ainda do norte da China. No caso da espécie Velociraptor mongoliensis sua descoberta se deu somente em Djadochta, na Mongólia, região de Ömnögovi.

Curiosidades

  • Sua caça era totalmente organizada e feita em grupos, de forma que se tornava muito difícil escapar de seu ataque.
  • O velociraptor é tido como um dos dinossauros mais inteligentes.
  • Era ágil, rápido, e tinha excelente visão, além de contar com um maxilar bastante forte.
  • Altura: atingia quando adulto, aproximadamente os 75 cm
  • Comprimento: seu tamanho ia dos 1,5 até o máximo de 02 metros
  • Peso: quando adulto atingia os 90 quilos
  • Cor: sua coloração era em tom amarronzado
  • Velocidade: em movimento podia atingir os 100 km/h

Diferentemente dos demais dinossauros sua clavícula lhe proporcionava um maior grau de força em seus braços para prender sua caça. Além do mais, o velociraptor tinha uma visão perfeita e também um cérebro com muito desenvolvimento, o que lhe fazia ter sucesso em quase todas as suas caças. Um bote de um velociraptor era chance mínima para a presa.

O Velociraptor é um dinossauro carnívoro que viveu no período Cretáceo. Este animal andava somente sobre suas duas patas traseiras. Chegava a ultrapassar, em alguns poucos casos, o tamanho de 1,5 metro e pesava até 20 kg. Era um animal extremamente rápido em seus movimentos e caças. Quando atacava em bando, era praticamente impossível perder uma batalha. Possuia garras nas patas dianteiras que eram usadas para prender sua presa ou para atacá-la, acertando a regiao da cabeça ou do pescoço, fazendo ferimentos fatais na vítima.

Alimentava-se de outros dinossauros de outras espécies, em alguns casos, até mesmo da mesma espécie. Seu primeiro fóssil foi descoberto no Deserto de Gobi em 1923. Não se sabe ainda como esse animal foi extinto, mas acredita-se, através de estudos, que uma grande tempestade de areia os soterrou.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • coloca coisas sertas neeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee retardados

    iso faz seculos que nao tem mais coloca coisa serta nee 18 de setembro de 2009 17:14
  • Boa noite. Talvez você possa nos dizer o que está errado nas informações do Velociraptor. Qualquer dado que for considerado errado, será removido e substituído pela sua observação. Muito obrigado pela participação.

    André Luis 19 de setembro de 2009 19:08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *