Tipos de Caranguejo: Espécies do Animal

Os caranguejos são crustáceos que pertencem à infraordem Brachyura, caracterizam-se por ter uma carapaça que protege seu corpo e garras. Caminham lateralmente e estão presentes no fundo de quase todos os mares. Para se ter uma ideia existem mais de 4 mil espécies de caranguejo espalhadas pelo mundo. Continue lendo para conhecer com mais detalhes algumas das principais espécies desse animal.

Conhecendo Melhor os Caranguejos

São poucos os caranguejos que nadam, grande parte das espécies caminha pelo fundo do mar com suas oito patas (quatro de cada lado) e duas garras utilizadas para captura e manipulação de alimentos, para entrar em batalhas por território e para atrair fêmeas no período de reprodução. Assim como outros artrópodes, os caranguejos, também podem realizar a troca do seu exoesqueleto diversas vezes ao longo da vida.

Espécies de Caranguejos

Como já mencionado existe mais de 4 mil espécies de caranguejos em todo o planeta e abaixo vamos apresentar um pouco melhor algumas delas.

Caranguejo Gigante do Japão (Macrocheira kaempferi)

Caranguejo Gigante do Japão

Caranguejo Gigante do Japão

Essa espécie de caranguejo pode ultrapassar três metros de comprimento e está inserida no grupo dos caranguejos aranha. Sua carapaça tem forma triangular e suas pernas são alongadas lembrando a aparência de uma aranha. Uma espécie encontrada nas profundezas do Oceano Pacífico particularmente nas costas japonesas.

Os ouvidos desse caranguejo são bastante desenvolvidos, porém, ele é cego. Estima-se que na natureza esse caranguejo possa chegar aos 100 anos de idade e aos 70 quando criado em cativeiro. Esses caranguejos têm garras capazes de injetar líquido de defesa em seus predadores.

Guaiamu (Cardisoma guanhumi)

Guaiamu

Guaiamu

Uma espécie de caranguejo que vive em habitats como manguezal lamacento e as regiões de transição entre o manguezal e as matas. Pode ser encontrado desde o estado da Flórida, nos Estados Unidos, até o Sudeste do Brasil. É um caranguejo semiterrestre que pode viver em galerias construídas por ele mesmo.

É um crustáceo de hábitos noturnos, a noite ele sai para buscar alimentos e aproveita para limpar as suas galerias. Essa espécie é bastante conhecida na culinária baiana e pernambucana fazendo parte de vários pratos tradicionais.

Caranguejo Eremita

Caranguejo Eremita

Caranguejo Eremita

Em torno de 500 espécies de caranguejo são conhecidas pela alcunha de caranguejo eremita por usar conchas semelhantes a aquelas de caracol para proteger o abdômen, área mais fraca e macia do corpo. Essa proteção de concha é necessária porque o exoesqueleto desses caranguejos cobre somente a parte frontal do seu corpo. Boa parte dessas espécies é aquática, mas existem representantes terrestres.

De acordo com seu crescimento esse caranguejo precisa se ‘mudar’ para uma casa mais espaçosa. A base alimentar dessa espécie é carniça, mas pode comer também mexilhões, caracóis, vermes, larvas e plantas misturadas com areia. As fêmeas da espécie carregam seus ovos sob o abdômen e quando eles são fertilizados liberam-nos no mar.

Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus)

Caranguejo-Uçá

Caranguejo-Uçá

Essa espécie habita áreas de manguezais no Oceano Pacífico do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, até o Peru. Possui uma carapaça cinza-avermelhada que tem sido bastante utilizada para finalidades artesanais e para o fabrico de cosméticos.

A carne desse caranguejo é muito apreciada na culinária. Trata-se de um animal onívoro que se alimenta de folhas em decomposição, sementes de mangue-preto e frutos coletados perto da sua toca na baixa da maré. Podem se alimentar ainda de mexilhões e moluscos de pequeno porte.

Caranguejo Azul (Callinectes sapidus)

Caranguejo Azul

Caranguejo Azul

Apesar de ser conhecido popularmente como caranguejo azul é notório que seu exoesqueleto tem coloração verde escura. Alguns machos podem ter corpos cinza-azulados. Podendo ser chamado também se siri é um crustáceo com cinco pares de patas. Trata-se de um animal com grande apetite e muito ativo, sua base alimentar conta com algas, outros crustáceos, peixes e moluscos.

Um caranguejo que pode chegar a viver até oito anos e é ovíparo, a fêmea pode depositar entre 700 mil e dois milhões de ovos em toda primavera e verão. A espécie vive no Oceano Atlântico, pode ser encontrada da Escócia à Argentina particularmente no Golfo do México. A espécie prefere costas, tropicais, estuários, baías e foz de rios e lagoas que não tenham mais do que dois metros de profundidade.

Boca-Cava-Terra (Uca tangeri)

Boca-Cava-Terra

Boca-Cava-Terra

Uma espécie de crustáceo decápode (com cinco pares de patas) na qual existe dimorfismo sexual, os machos possuem uma das pinças ou quelíceras hipertrofiada, ou seja, maior (pode chegar a 1/3 da largura da carapaça). Essa pinça tem função relevante para a reprodução e diferente de grande parte das demais espécies de caranguejo não é utilizada para finalidades alimentares.

Outra curiosidade dessa espécie é que seus olhos estão localizados nas extremidades de pedúnculos podendo assumir duas posições diferentes, ereta quando num ambiente externo ou retraída quando se recolhem em buracos. Essa espécie não tem uma coloração uniforme, as cores de maior destaque são violeta, vermelha, amarela e laranja.

Chama-Maré (Uca sp.)

Chama-Maré

Chama-Maré

O gênero Uca é composto por várias espécies de caranguejos que são conhecidos popularmente como Chama-Maré. São animais pequenos e geralmente os machos têm uma pinça significativamente maior do que a outra. Podem ser encontrados em habitats de manguezais e em praias arenosas. Outros nomes populares pelos quais são conhecidos são caranguejo violinista, chora-maré, tesoura, siri patola, chié entre outros.

Caranguejo Vermelho Americano (Goniopsis cruentata)

Goniopsis Cruentata

Goniopsis Cruentata

Um caranguejo com parentesco próximo do caranguejo gigante japonês, seu corpo possui forma de triângulo e as pernas são bastante alongadas e finas. Um caranguejo que vive em águas frias e lentas do sudeste dos Estados Unidos. Pode ser considerada invasora por sua facilidade de se reproduzir e resistir a ambientes secos.

Esses caranguejos podem viver cerca de cinco anos alimentando-se de diversos tipos de alimento como vegetais, carniça e outros animais. Pela sua aparência pode ser confundido com uma aranha com habilidades de natação.

Caranguejo-Amarelo (Gecarcinus lagostoma)

O nome popular dessa espécie refere-se a tonalidade amarela das suas patas cujas pontas são laranja. Também pode ser chamado de caranguejo ladrão. É encontrado principalmente nas ilhas brasileiras de Fernando de Noronha, Trindade e Ascensão. Uma das características mais marcantes desse tipo de caranguejo diz respeito ao fato dele ser um predador de filhotes de tartarugas marinhas.

Caranguejo-Amarelo

Caranguejo-Amarelo

O caranguejo-amarelo se encontra sob ameaça de extinção devido a destruição do seu habitat natural e também pela adição de espécies invasoras particularmente em Trindade e Fernando de Noronha.

Caranguejo Aranha (Stenorhynchus seticornis)

Caranguejo Aranha

Caranguejo Aranha

Um caranguejo que chega somente a 10 centímetros e cujo corpo é marrom com uma pinça de cor cinza. Pode se alimentar de crustáceos e vermes, tem como habitat recifes e rochas (para se camuflar) do Oceano Atlântico. É encontrado dos Estados Unidos à Argentina.

Caranguejo-do-Rio (Trichodactylus spp)

Caranguejo-do-Rio

Caranguejo-do-Rio

Os caranguejos desse gênero têm como principal característica habitarem água doce podendo ser chamados também de gajé na Bahia. Podem ser encontrados em córregos, rios e riachos de todo o Brasil. A sua carapaça tem tonalidade marrom-escura avermelhada sendo alta.

Gostou de conhecer mais sobre algumas espécies de caranguejo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *