O imponente Jacaré-açu (Melanosuchus niger) é a maior espécie de jacaré do planeta podendo, oficialmente, chegar até 4,5 metros de comprimento, porém, já foram registrados indivíduos com mais de 5,5 metros. Trata-se de uma espécie exclusiva da América do Sul, habitando particularmente a região Amazônica, e que está no grupo de predadores do topo da cadeia alimentar.
Ser um animal do topo significa poder predar qualquer componente da cadeia inclusive outros espécimes do topo como onças, pumas, jiboias e sucuris. Contudo, a base alimentar desse grandão dos rios e lagos conta geralmente apenas de animais menores como peixes, tartarugas e veados. Pode ser chamado popularmente também de jacaré-gigante, jacaré-aruana ou caiamão-preto. Conheça um pouco mais sobre o gigante da Amazônia.
Perigo de Extinção
Apesar de não ser alvo de muitos predadores do seu ecossistema esse jacaré já esteve em perigo de extinção. Por ter um belo e resistente couro negro o animal foi muito caçado. A indústria de calçados e bolsas utiliza o couro negro desse jacaré como base para uma série de criações.
A carne do animal também é apreciada como alimento tornando-o ainda mais visado. A situação chegou a tal ponto que foi necessária a criação de um programa de proteção ao Jacaré-açu. O Brasil se destaca no trabalho de conservação da espécie mantendo diversos indivíduos a salvo.
Características do Jacaré-açu
O longo e forte corpo desse réptil é negro e coberto por faixas amarelas tendo grande beleza. Esse gigante permanece boa parte do tempo submerso devido ao fato de ter olhos e narinas bastante grandes, assim ele fica de olhos e ouvidos em tudo o que se passa ao seu redor. Sua cauda além de forte é prática para que esse jacaré possa se deslocar com o movimento ondulante da água.
Reprodução
Geralmente esse animal se reproduz apenas uma por ano sendo que a fêmea bota entre 40 e 50 ovos. Os filhotes já nascem tendo que prestar muita atenção, pois enquanto são pequenos podem ser devorados por jiboiais e até mesmo outros jacarés. Até o maior dos jacarés do mundo tem seus momentos de fragilidade. A expectativa de vida de um jacaré-açu é de 80 anos, contudo, pode se tornar centenário.
Habitat
Considerado como um dos répteis mais desenvolvidos, o jacaré-açu, tem como seus habitats favoritos igarapés e lagos da bacia amazônica. Podendo chegar a pesar até meia tonelada são vistos como uma ameaça por alguns fazendeiros locais que temem por suas criações de animais e podem acabar matando esses jacarés.
A questão relativa a uma possível extinção dessa espécie deve ser levada a pauta uma vez que eles fazem parte do complexo ecossistema da Amazônia tendo o seu papel. Certamente a ameaça que o homem representa para esse animal é muito maior do que a ameaça que ele representa para nós. Um réptil de grande beleza que precisa de mais atenção.
O Que Significa Jacaré-açu?
A partícula ‘açu’ vem de ‘asu’ da língua indígena nheengatu e significa grande. Nada mais justo de que o maior jacaré do planeta se chame jacaré grande, não é mesmo?
impreensao