As tartarugas se tornaram os pets preferidos de muitas pessoas ao longo dos últimos anos e quando elas botam ovos despertam a preocupação de seus humanos, pois como auxiliar no processo de incubação para o nascimento dos filhotes? Se você está vivendo essa situação saiba que tem alguns procedimentos que precisa fazer. Vamos conferir como agir nessa situação?
Os Ovos da Tartaruga
Geralmente quando as tartarugas botam ovos elas tendem a encontrar um local para enterrá-los e como são pets domésticos não necessariamente tem a sua disposição o melhor lugar, não é mesmo? O ideal para quem percebeu que sua amiguinha verde enterrou os ovos num local inadequado é retirá-los de lá para oferecer uma incubação artificial.
Incubando os Ovos da Tartaruga
Prepare um pote ou outro recipiente com vermiculita umedecida (um excelente isolante térmico e acústico) bastante utilizado para incubar ovos de répteis, você pode encontrar em lojas de material de jardinagem. Ao desenterrar os ovos da sua tartaruga marque a posição em que ele estava na terra. O ovo deverá ser posicionado da mesma forma no recipiente. É importante espalhar a vermiculita em torno dos ovos.
Prossiga vedando com plástico filme o pote, embale bem, faça isso antes de tampar para conservar a umidade. Tampe o pote e depois é só aguardar para que os filhotes possam finalmente nascer. Na incubadora artificial o tempo para o nascimento é de cinco meses a cinco meses e meio. Na temperatura ambiente o tempo pode ser bem mais longo, algo em torno de oito meses. Paciência é muito importante para ajudar sua tartaruga a ver seus filhotinhos nascerem. Não manipule os ovos com as mãos.
Eclosão dos Ovos
Nos primeiros dias após a eclosão dos ovos é interessante não mexer com os filhotes, eles geralmente se alimentam dos restos de nutrientes das próprias cascas quebradas. Exatamente por esse motivo os filhotes devem permanecer na incubadora, após dois ou três dias é possível dar início a alimentação.
Momento Adequado Para Reprodução das Tartarugas Domésticas
A reprodução das tartarugas depende de sua origem, aquelas provenientes de locais com temperaturas mais elevadas tendem a se reproduzir durante o ano todo enquanto que aquelas originárias de regiões mais frias se reproduzem durante a entrada da primavera e no verão.
Reprodução das Tartarugas Domésticas
O início da reprodução das tartarugas se dá por meio do acasalamento em que o macho sobe na fêmea para que possa realizar a cópula e então fecundar os ovos. Diferentes espécies de quelônios podem ter a reprodução realizada na água ou na terra. A questão diz respeito aos hábitos reprodutivos de cada espécie. Uma curiosidade é que as tartarugas provenientes de regiões mais frias precisam hibernar antes de iniciar a reprodução.
Tartarugas domésticas podem ser incentivadas a hibernar para que possam então se reproduzir. Quando está se preparando para a hibernação a tartaruga tende a reduzir o consumo de alimentos para preparar o organismo para a diminuição de atividades necessária para a hibernação. Inclusive vale a pena consultar um veterinário ao perceber que o animal está comendo menos para ter certeza de que se trata de hibernação ou de doença.