Animais no Safari Africano

Com certeza você já deve ter ouvido falar ou visto um safári pela televisão. Normalmente, quando se fala em safári logo imaginamos homens usando roupas cáqui com armas de caça, dirigindo livremente pelos campos de vegetação rasteira no meio de muitos animais selvagens.

Animais no Safari Africano

Animais no Safari Africano

Os safáris atuais ainda guardam muito dos do século passado e também dos filmes. As pessoas realmente usam as roupas cáqui, que são justificadas pela fácil camuflagem nos cenários da savana africana, usam guias locais para ajudar a achar os animais selvagens e ainda acampam ao ar livre para passar a noite.

Mas de 1975 para cá, os safáris têm sido menos usados para caça, e mais para aventuras de turistas, que observam e fotografam a vida selvagem nos parques nacionais e reservas ecológicas. Viajar pelos campos africanos em busca de leões, zebras, elefantes e outras criaturas em seu meio ambiente natural e totalmente selvagem, parece o sonho de qualquer aventureiro. Se você planeja realizar esse sonho um dia, confira, a seguir, uma série de dicas legais para seu primeiro safári.

Locais Para Fazer Safari

A indústria de turismo expandiu o significado da palavra safári, passando a incluir jornadas e expedições a outras localidades, e não apenas na África. Por exemplo, existem safáris no Egito a camelo, nas fazendas da Austrália e safáris de aventura até no Alasca.

Entretanto, os tipos de safáris mais populares, que muitas pessoas ainda veem como a máxima aventura, continuam a envolver animais exóticos e as paisagens africanas. Confira algumas dicas de locais para se fazer um safári e conhecer de perto diversas espécies de animais selvagens:

África do Sul: A África do Sul já era um local bastante procurado para safáris e se tornou um destino turístico ainda mais popular depois de atrair a atenção do mundo na Copa de 2010. O local do país mais apreciado para safáris é o Parque Nacional Kruger, que conta com boas estradas que possibilitam que todo o trajeto seja feito em carros.

Quênia: Outra escolha bastante popular de local para fazer um safári é o Quênia. Neste destino se encontra uma boa infraestrutura, além de preços mais acessíveis. Os principais locais para se observar a vida selvagem são: Tsavo, Masai Mara e Amboseli. Em todos eles é possível ver de perto animais como: gnus, zebras, girafas, uma grande variedade de pássaros, búfalo, leão, elefante, leopardo e rinoceronte.

Tanzânia: Assim como o Quênia, a Tanzânia é um ótimo destino para fazer um safári. O Parque Nacional do Serengeti é um dos locais mais procurados, seguido pelo Parque Ngorongoro, que possui, inclusive, a cratera de um vulcão já extinto, mas que atrai a curiosidade dos turistas. Os safáris pela Tanzânia começam na cidade de Arusha, e lá se encontra várias agências de turismo que oferecem diversas opções de pacotes.

Zâmbia: A Zâmbia não é dos destinos mais populares para safáris, mas isso não significa que seja inferior aos outros, muito pelo contrário. Pelo fato de não ser tão procurada por muitos turistas, há menos caça, e, consequentemente, mais animais para observação. É um ótimo destino para realizar o safári a pé e ter um contato muito mais intenso com os animais.

Zimbábue: Assim como o Quênia, o Zimbábue é um dos destinos mais acessíveis para se fazer um safári. É ideal para turistas que estão fazendo este tipo de viagem pela primeira vez. Além dos animais, também há a belíssima paisagem composta pelas Cataratas Victoria, que tornam a experiência ainda mais inesquecível.

Tipos de Safári com Veículos

Os safáris proporcionam grandes e inesquecíveis aventuras a famílias, exploradores e turistas. A maior parte das companhias de turismo que realiza este tipo de passeio costuma exigir uma idade mínima dos integrantes, geralmente 8 ou 9 anos. Embora existam vários tipos de safári, há três que utilizam carros:

Acampamento Permanente: A pessoa fica instalada em acampamentos fixos ou em barracas, de onde é possível ter a experiência de caminhadas, além d e passeios de balão sobre a savana africana, uma experiência incrível, especialmente no início e fim do dia, já que os animais são, em sua maioria, são noturnos, e ainda por cima há uma bela paisagem do pôr do sol.

Em sua maioria, os parques nacionais abrigam alojamentos ou barracas-hotel permanentes, e, algumas vezes, os dois, onde os visitantes aproveitam para realizar suas necessidades, como se alimentar e dormir. Alguns desses alojamentos contam com cozinheiros profissionais, porém, esse serviço torna o pacote mais caro.

Acampamento Permanente Móvel: Nesse tipo de acampamento, o pagante pode passear por vários alojamentos, indo de uma localidade para outra, utilizando veículos do modelo Land Rover, micro-ônibus, caminhões ou pequenos aviões.

Acampamento Móvel: O visitante passa cada noite em um acampamento. Esse tipo de safáris é indicado para turistas que não se importam com restrições, como, por exemplo, falta de água corrente em troca de poder ver a vida selvagem noturna. Há mais condições que favorecem o visitante, como conhecer pessoas de todos os lugares do mundo. Porém, as condições das instalações dependem muito, e podem ir das mais básicas às mais luxuosas.

Itens Para a Viagem

Além do necessário para fazer uma viagem internacional, passaporte e visto de visitante (com exceção da África do Sul, Zimbábue e Botsuana, todos os países africanos precisam de visto), e ter que tomar as vacinas exigidas, dependendo de pra onde se vai ou de onde se veio, a maioria dos países requer que se seja vacinado. É necessário e recomendado que se leve alguns itens bem úteis:

  • Mochilas
  • Vestimentas leves e que te deixem confortável – camisetas, jeans, sejam shorts ou calças, tênis e um chinelo confortável, chapéus e muito bloqueador solar. As roupas próprias para safári podem ser compradas lá.
  • Câmeras
  • Binóculos
  • Garrafa de água
  • Lanterna

Sempre lembrando que outro país tem outra cultura e outra moeda, além de respeitar os costumes locais, é preciso trocar o dinheiro com antecedência para não passar por situações complicadas.

Preços e Escolhas

Assim como qualquer outro tipo de viagem, os preços de um safári podem variar bastante, principalmente em relação à data. No caso dos safáris, os preços variam também em relação ao local escolhido. Por isso é interessante pesquisar bastante e encontrar uma agência que ofereça opções de todos os valores.

O sonho de toda criança é ver um elefante, um leão e outros animais exóticos de perto, ou pelo menos o meu era, sendo o meio mais fácil de realizar em um zoológico ou em um circo, mas imagina só você visitar um safári de verdade, onde podemos encontrar uma grande variedade de animais diferentes. O vídeo vai nos mostrar um passeio por um safári africano, com os mais exóticos e atípicos animais existentes no local.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZDnRdcCW4sk[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *