As Características Das Tartarugas
São animais exóticos, que apesar de não ser comum, podem muito bem viver no meio de seres humanos. Tem diversas espécies de tartarugas, mas as tartarugas que podem ter o habitat em meio a sociedade, com contato direto com os seres humanos são os jabutis e os cagados. As tartarugas são animais marinhos, onde só é possível a vivencia em alto mar ou em aquários enormes. Elas vivem em solo também, pois é onde elas botam seus ovos, mas necessitam viver em agua. Seu número de população é bem maior também, se comparado aos cagados e jabutis. Tem como diferença também alguns pontos físicos onde a tartaruga aparenta ter o pescoço de tamanho menor que os cagados e os jabutis e também não tem uma locomoção fácil deferente dos demais.
Sua vivencia é tanto na agua salgada quanto na agua doce o que torna favorável um habitat mais amplo. Há quem adapte para viver em casa, mas requer de uma boa área disponível para poder construir o seu aquário e ela deve ser muito bem supervisionada para que saiba se o ambiente está correto para a vivencia da tartaruga.
Os jabutis são caracterizados pelo seu habitat que é somente terrestre, por isso é uma ótima opção de animal doméstico exótico. Os jabutis têm o casco com o formato mais alto que a tartaruga comum, possui patas escamosas e as suas pernas são de espessura grossa para que o habitat em terra seja mais ameno. Na sua boca não são encontrados dentes, mas sim uma camada óssea que auxilia o animal a triturar o alimento. Geralmente são de coloração preta no pescoço, cabeça e nos braços e pernas. A casca que ele tem nas costas serve de proteção para o animal pois quando é atacado ou se sente recuado ele recua para dentro da casca. São animais de porte grande no qual pode chegar a medir em sua faze adulta e idosa cerca de setenta metros de comprimento.
A sexualidade do animal é reconhecida pela plastrão do animal, já que nas femeas apresenta a textura reta e muitas convexa e no sexo masculino é sempre côncavo. Tem a sua expectativa de vida de mais ou menos oitenta anos, mas há muitos registros que comprovam que os jabutis chegaram aos seus cem anos de idade.
O cagado pode ser achado em diversas espécies como os cagados tigre d’agua, os cagados de carapaça estriada, o cagado mediterrâneo, o cagado pescoço de cobra e o cagado cinza. É praticamente igual aos jabutis, mas tem a expectativa de vida menor, na casa dos trinta anos de idade e também tem como característica os a distinção da sexualidade apenas quando entram na fase adulta, que é quando a coloração da femea é esverdeada e a do macho é num tom escuro. Assim como todas as espécies de tartarugas elas botam ovos, comem vegetais, legumes e pequenas algas.
A legislação brasileira proíbe por meio do IBAMA a criação desses animais ilegalmente, é preciso ter um certificado feito pelo próprio IBAMA autorizando que o animal seja criado em casa, com as condições necessárias para poderem viverem bem. Neste caso é obrigatório a presença de um microchip que é colocado na pata do animal na qual ele é identificado por ele e na nota fiscal deve-se haver os dados do comprador como nome, CPF e RG e também o endereço onde a pessoa mora e irá criar o animal e deve estar sempre junto com o criador caso haja algum problema ou ele precise transportar o animal. Mas é comum achar esse tipo de animal vivendo ilegalmente nas casas, o que é crime.
O cuidado com o animal deve ser frequente pois ele está sucessível a várias doenças como pneumonia, piramidismo, gastroenterites, distocias, descalcificação óssea e demais doenças nas quais necessitam muito cuidado quando adquiridas pois podem levar a morte assim como se o animal virar de costas e não conseguir retornar a superfície, ele fica de “ponta cabeça” a te a morte.
Aquaterrário Para as Tartarugas
Se você quer adquirir uma tartaruga primeiro é necessário definir qual a espécie que irá comprar, com base nisso você deve multiplicar o tamanho do Aquaterrário cerca de três vezes para que fique um lugar amplo para a vivencia do animal, pois ela tem a necessidade de se locomover livremente dentro do mesmo. É sempre bom lembrar que esse animal vai crescendo ao longo dos anos e é bem provável que terá que aumentar o tamanho do Aquaterrário para ela poder tranquilamente.
É importe que a tartaruga tenha contato diário com o sol e deve ser diário mas deve ser pouca para não esquentar muito dentro do aquário devido a radiação do sol passada pelo vidro. Como dito anteriormente, o Aquaterrário deve ter em média três vezes o comprimento do animal e para o local com agua, deve se ter a profundidade mínima de uma tartaruga e meia, para que possa ficar submersa. Caso o Aquaterrário seja habitado por mais tartarugas, deve se ampliar de acordo com a quantidade de animal e ser trocado com o passar dos anos na medida em que forem crescendo.
A área seca do Aquaterrário deve ser composta de areia para que a tartaruga possa andar por ele e até mesmo botar seus ovinhos enterrados. Há muitos Aquaterrários que possuem cascalhos bem finos no lugar de área o que não é muito indicado pois podem consumir e contrair doenças, mas é necessário que tenha um local apropriado para elas botarem os ovos pois se não tiverem podem até mesmo ficarem doentes. Pode adicionar algumas pedras e até mesmo cavernas para que o animal se esconda, pois tem mania de gostar de esconderijos. A iluminação do Aquaterrário deve ser feita de luz própria para Aquaterrário que é vendida em lojas próprias para esse tipo de local. E deve ser instalado um temporizador para que a intensidade desta luz seja moderada durante o dia, mas mesmo assim é necessário que coloque as tartarugas no sol sem a presença de vidro pelo menos duas vezes por semana para que seu desenvolvimento seja normal.
Pode adicionar plantas no Aquaterrário para que as tartarugas possam devorar com as plantas Vallisneria sp na qual auxiliam também na alimentação das tartarugas, pois elas devem ter uma alimentação ricas em vitamina, apreciam também alimentos comuns o dia a dia como broto de batata tanto doce quanto inglesa, plantas de que vivem em lagos e se alimentam até mesmo de carne boi, o que e´ o alimento mais comum na fase pequena. A couve flor e a papoula são muito comuns também do animal comer, mas é contraindicado que o animal coma alface pois pode deixá-los com o intestino desregulado.
É necessário que o Aquaterrário tenha um filtrador para que a água seja mantida de forma limpa, mas eles agitam a água e a tartaruga é uma espécie de réptil que gosta de ficar boiando nas águas e procura ambientes que a água não seja muito movimentada então é necessário que compre um filtrador externo ou que coloque algo na saída de água para que o Aquaterrário não seja abastecido de água numa forma agitada.
Basicamente é isso que faz um Aquaterrário ser um ótimo habitat para a tartaruga, mas lembrando que sempre deve-se ficar atento para as características que a sua tartaruga apresentar, se o nariz está aparentemente seco, os olhos brilhantes, a casca com aparecia firme e viçosa e também esteja se alimentando bem, de forma correta e defecando normalmente ela está muito bem em seu abrigo mas caso note alguma diferença comportamental deve-se procurar um veterinário especializado imediatamente para que ele possa descobrir o que esteja acontecendo e indique os remédios de forma correta, não deve ser administrado qualquer remédio sem conhecimento do veterinário, muito menos remédios utilizados em humanos pois podem desenvolver doenças ainda piores.