Quanto Tempo Demora Para Nascer um Jabuti

No Brasil existem duas espécies de répteis que são chamadas popularmente de jabuti ou jaboti. Esses animais, oriundos da América do Sul, possuem carapaça e são somente terrestres. Pertencem ao gênero Chelonoidis e são da ordem dos quelônios, a família desses animais é chamada de jabota.

As duas espécies presentes no Brasil são Chelonoidis carbonaria (jabuti-piranga) e a Chelonoidis denticulata (jabuti-tinga). Que tal saber mais detalhes a respeito desses animais inclusive quanto tempo demora para que os filhotes nasçam?

Conheça as Duas Espécies de Jabutis

Como já mencionado, no Brasil, existem duas espécies de jabutis, a seguir vamos apresenta-las com mais detalhes.

Jabuti-Piranga (Chelonoidis carbonaria)

Jabuti-Piranga

Jabuti-Piranga

Com preferência por áreas abertas e bordas de matas, a Jabuti-Piranga, pode ser encontrada em todo o Brasil. Os biomas em que é mais incidente são a Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica.

Jabuti-Tinga (Chelonoidis denticulata)

Jabuti-Tinga

Jabuti-Tinga

Esse réptil pode ser encontrado nos estados do Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Seus habitats favoritos são florestas tropicais densas como a Amazônica, por exemplo. Dificilmente são encontradas em áreas abertas.

Características dos Jabutis

Esses animais têm como característica principal o seu casco convexo com carapaça bem arqueada. As pernas são grossas como uma adaptação a vida terrestre. Sua carapaça se constitui numa estrutura óssea que é formada vértebras de seu tórax e também pelas suas costelas. O casco é uma caixa protetora em que o animai se recolhe quando se sente ameaçado, a cabeça e as patas são retráteis. Possui revestimento de placas córneas que funcionam como escudos.

Sua carapaça é preta e se destaca pela existência de polígonos com a parte central amarela e desenhos que lhe conferem relevo. Nas fêmeas o plastrão é reto ou convexo e nos machos tem formato côncavo. Esses formatos têm como objetivo facilitar o processo de cópula. Esses répteis podem chegar a medir até 70 centímetros e a sua expectativa de vida é de 80 anos. No entanto, já foram registrados animais que viveram 100 anos.

Conhecendo os Hábitos dos Jabutis

Os jabutis vivem em bandos (gregários) e se destacam por ter hábitos diurnos. Podem percorrer distâncias longas em busca de alimentos. Trata-se de uma espécie onívora em cuja alimentação se destacam proteína animal, folhas, frutas e legumes. Quando criados em cativeiro os jabutis podem ter sua alimentação reforçada com ração canina de alta qualidade.

Para facilitar que os filhotes se alimentem dessa ração pode ser interessante umedecer para amolecer. Esporadicamente podem ser oferecidos ovos cozidos e carne moída crua. Esses animais não digerem leite e seus derivados. Uma curiosidade em relação aos jabutis é que eles não têm dentes, no lugar eles possuem placas ósseas que funcionam como lâminas. Se um jabuti estiver virado é necessário desvirá-lo, pois ele pode morrer uma vez que não consegue se desvirar.

Atenção a Saúde dos Jabutis

Jabuti se Alimentando

Jabuti se Alimentando

Esses animais têm o hábito conhecido como coprofagia que nada mais é do que consumir as próprias fezes. Devido a isso têm grandes chances de contração de patógenos.

E os Ovos de Jabuti?

Os ovos de jabuti devem ser submetidos a temperaturas de pelo menos 27°C, pois do contrário não serão fecundados. No caso de quem tem jabuti de estimação a dica é que assim que os ovos forem postos eles devem ser colocados num incubadora com uma lâmina de 8 centímetros de água, coloque uma tela a uns 2 centímetros para posicionar os ovos.

Essa água deverá ser mantida aquecida sempre a 28ºC e a incubadora deve ser mantida fechada. Com as condições ideais os filhotes levarão cerca de seis meses para saírem dos ovos. Não se deve virar os ovos de jabuti haja vista que eles não têm mecanismos de proteção interna como acontece com os ovos de aves, sendo assim pode ser fatal para o embrião.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *