Suricato
Os suricatos são mamíferos pertencentes à família Herpestidae. Dentro desta família, eles estão classificados dentro do gênero Suricata e, neste gênero, eles são a única espécie. Os suricatos são animais muito característicos e com certeza você já os viu em algum filme ou desenho animado. O personagem mais famoso é o Timão, do clássico da Disney “O Rei Leão”. Eles podem ser encontrados na África do Sul, na Botsuana, na Namíbia e na Angola também.
São relativamente pequenos, possuem em média 50 centímetros de comprimento e pouco mais de meio quilo e cor do pelo castanho claro a bege. Sua alimentação é composta principalmente por artrópodes e , como besouros e aranhas. Possuem pequenas garras afiadas que servem principalmente para conseguirem alimentos, cavando a superfície do chão, além dos dentes afiados para conseguirem comer artrópodes com carapaça dura e resistente. Mas a principal característica dos suricatos é o fato de eles terem a postura ereta, pois apoiam seus pés e o rabo, sendo este um terceiro apoio.
Origem
Ao que parece, a primeira espécie descrita de um suricato foi encontrada no cabo da Boa Esperança, ainda no continente Africano. Isso foi no ano de 1776, quando Johann Christian Daniel Von Schreber descreveu o Viverra suricatta.
Características do suricato
Os suricatos possuem até 30 centímetros de altura, mas, se for contar o rabo como o comprimento todo, podemos considerar até cerca de meio metro de comprimento da ponta do rabo até o topo da cabeça. Podem viver cerca de dez anos de idade na natureza.
Eles possuem o corpo coberto de pelos que são da cor cinzenta, amarromzada, bege escuro. Possuem uma linha vertical que vai do ombro até o final da cauda, e esta linha é como uma impressão digital para os suricatos. Biólogos e pesquisadores afirmam que é uma característica distintiva de cada indivíduo suricato. Possuem o corpo não robusto, mais esbelto e retilíneo, com postura bem ereta e apoiam-se sobre os pés e os rabos.
O suricato é um carnívoro, ou seja, pertence à mesma ordem de gatos, cachorros e outros mamíferos caçadores. Além disso, ele é um Herpestídeo pertencente à mesma família dos mangustos. E, comparado com estes, os suricatos são os menores mamíferos desta família, pois raramente chegam aos 700 gramas de massa corporal.
Como já foi citado neste artigo, eles possuem garras grandes e afiadas que eles usam para cavar e procurar alimento, ou seja, artrópodes como besouros, aranhas, dentre outros. Para se alimentar eles possuem 36 dentes muito afiados e fortes, que eles usam para poderem penetrar a carapaça dura e resistente dos artrópodes.
Comportamento do Suricato
Os suricatos são animais muito sociáveis. Na natureza eles costumam viver em grupos de cerca de 30 a 40 indivíduos, como sociedade, sem castas, todos fazendo todos os trabalhos e compartilhando habilidades. Eles são muito bons em vigiar predadores e outros perigos que podem estar para chegar. E sempre estão atentos. Sempre há algum indivíduo com a tarefa de fazer a vigia para ver se há predadores chegando. Caso ele detecte algum perigo próximo ele avisa ao grupo com um som. A partir disso, todos fogem juntos para um local seguro para se esconder. O grupo também faz o papel de cuidar de todos os jovens e filhotes. Não apenas as mães ou o pai.
No grupo eles se comunicam com diversos tipos de vocalizações. Algumas relacionadas à alerta de perigo, como predadores, outras relacionadas à reprodução, outras à diversão. Tudo isso é passado para os jovens pelos membros mais velhos do grupo. Além disso, os jovens também aprendem técnicas de caça e de se alimentar, como tirar o ferrão e o veneno de alguns animais, por exemplo o escorpião.
Dieta
Como já foi dito neste artigo, os suricatos são carnívoros, ou seja, se alimentam de outros animais, neste caso eles se alimentam de pequenos artrópodes principalmente. Mas também podem se alimentar de alguns vertebrados, além de ovos, folhas, frutos, sementes. Ou seja, são considerados onívoros. Em cativeiro, como no caso dos suricatos do aquário da cidade de São Paulo eles comem carne bovina, carnes de aves, ovos, legumes. Mas também ração e insetos.
Reprodução
A época reprodutiva dos suricatos é um pouco diferente. Na verdade não há uma época certa. As fêmeas não costumam entrar todas no cio no mesmo período. O que acontece é que normalmente isso acontece em períodos de chuça e também quando há maior fartura de alimentos. Os adultos começam a acasalar com cerca de um ano de idade, tanto machos quanto fêmeas.
Antes de copulares, normalmente há um tipo de luta entre macho e fêmea. E só quando acaba e o macho consegue segurar a fêmea fortemente eles acasalam. E, depois disso, a mãe passa por uma gestação de cerca de onze semanas e dá a luz aos filhotes. As fêmeas podem ter cerca de três gestações por ano.
Os filhotes não nascem totalmente prontos e desenvolvidos. Nascem com os olhos fechados e só começam suas atividades fisiológicas básicas, como defecar e urinar, depois que a mãe influencia isso com lambidas. Cerca de dez dias depois de nascerem os filhotes abrem os olhos e então começam a aprender com o grupo a se virarem sozinhos