Pode Comer a Carne de Tubarão?

  • Conhecendo o Tubarão

O tubarão é um animal marítimo, e se trata de um peixe de água salgada que habita os mares de inúmeras partes do mundo. Com o nome cientifico de sua ordem sendo Selachimorpha, o tubarão apresenta muitas subordens, e a partir delas acontecem as derivações dos tubarões. Os primeiros tubarões conhecidos pela biologia são datados de 400 milhões de anos atrás, o que faz deles animais muito antigos. No Brasil são cerca de 88 espécie distribuídas por todo o litoral canarinho, e no mundo são mais de 370 espécies localizadas pelos mares.

O menor tubarão do mundo é o tubarão lanterna anão (com nome cientifico Etmopterus perryi) medindo apenas 21 centímetros e contradizendo a ideia de que todo tubarão é enorme e assustador. Já o maior tubarão de todos é o tubarão baleia (nome cientifico Rhincodon typus) e atinge mais de 12 metros de altura, se igualando basicamente a um prédio de 3 andares. O alimento desses animais enormes, são basicamente peixes, plânctons e outros frutos do mar como a lula. Para se encontrar um tubarão basta entrar em alto mar, e saber que eles estão presentes em qualquer profundidade de até 2000 metros abaixo do nível do mar.

O habitat de um tubarão consiste em uma única palavra: água salgada. Onde existe mar e oceano, podemos encontrar um tubarão. Os tubarões não habitam a água doce, contudo existem 2 raras exceções que conseguem se adaptar a água doce, caso se faça necessário. A primeira é o tubarão cabeça chata e a segunda o tubarão de água doce. Essas duas espécie tem a adaptabilidade em seu organismo, de viver em água salgada e água doce. Essas espécies interessantíssimas tem seus corpos com estruturas um pouco diferentes dos demais tubarões.

  • O Corpo do Tubarão e sua Estrutura

Os tubarões são animais que alcançam velocidades que nenhum outro consegue durante o nado. Isso se deve as estruturas como as fendas que melhoram sua hidrodinâmica e aceleram sua movimentação subaquática. Vamos detalhar agora algumas estruturas de seu corpo.

  • Dentes

Os dentes do tubarão merecem muito destaque por se tratarem de estruturas bem peculiares desses animais. Ao contrário dos seres humanos, os dentes dos tubarões são incorporados nas gengivas e não no maxilar como acontece conosco. O processo de substituição de dentes nos tubarões ( que acontece constantemente durante a vida) acontece em processo de escada rolante. Por ano podem acontecer a perda de cerca de 6000 dentes, que são repostos de maneira progressiva e nada sazonal. Em tubarões que trocam muitos os dentes, podem acontecer a perda de até 30 mil dentes durante a vida. Existem dentes de várias formas, e esses dentes são moldados de acordo com a evolução de cada animal, baseado no tipo de alimentação que ele tem.

Dentes do Tubarão

Dentes do Tubarão

  • Barbatanas

Outra parte do tubarão que merece ser comentada, são as barbatanas. São estruturas cartilaginosas alongadas, com raios moles e não segmentados. Em maioria, os tubarões possuem cerca de barbatanas, 4 de cada lado. Um curiosidade das barbatanas, é que elas não permitem que os tubarões nadem pra trás, o que faz com que esses animais apenas consigam desviar de algo a sua frente desviando lateralmente ou superiormente (caso estejam na superfície).

  • Cauda

A cauda dos tubarões é uma estrutura essencial para a velocidade que eles conseguem imprimir. Para cada estilo de vida, ela se adapta a fim de conceder a melhor maneira. Ela pode gerar impulsão, e velocidade. Pode gerar aceleração, ou fixação de músculos. Uma vez que esses animais são extremamente pesados, a cauda age de forma a negativar a inercia e colocar esses animais em uma velocidade muito alta.

Em alguns animais como o tubarão tigre, a cauda tem a função de oferecer uma potencia alta para fazer curvas lentas, e subidas de maneira abrupta e inesperada. Ele precisa ter a velocidade de girar na água durante a caça de suas presas e alimentos. Para isso sua cauda tem um grande lobo superior que favorece esses movimentos.

Já o tubarão sardo, possui um lóbulo inferior, que o ajuda a caçar suas presas e a manter um ritmo constante de nada, sem grandes explosões. Suas presas nadam em cardumes e geralmente são o carapau e o arenque.

  • Flutuabilidade Por Outros Fatores

Ao contrário dos peixes ósseos, o tubarão não tem bexigas cheias de gás para a sua flutuabilidade. Como forma de substituir, os tubarões utilizam seu fígado, que é repleto de óleo, contendo equaleno, e também utilizando a vantagem de sua cartilagem apresentar 50% da densidade de uma estrutura óssea. Contudo, a eficácia do fígado não é tao grande e é limitada. Por isso os tubarões precisam utilizar sua sustentação dinâmica para manter profundidade, e afundam quando param de nadar. Existem espécies que armazenam ar em seus estômagos como é o caso do tubarão tigre.

Peixe e Tubarão

Peixe e Tubarão

  • Respiração

Assim como os peixes ósseos (o tubarão é um animal cartilaginoso), os tubarões extraem o oxigênio necessário para respirar, da água que os envolve. Alguns deles tem uma fenda modificada denominada espiráculo, que se localiza logo atrás dos olhos. Obviamente a demanda de oxigênio em tubarões de tamanho elevado, é bem maior que para peixes menores, e por isso os tubarões não pode parar de nadar (se pararem a circulação da água caixa abaixo no nível necessária para respiração) e o animal pode até mesmo morrer sufocado.

  • Com Relação a Carne dos Tubarões, Podemos Comê-la?

A carne do tubarão é encontrada em muitos restaurantes pelo mundo todo. Desde seus músculos até a sua barbatana. Essa mesma barbatana, inclusive é muito apreciada pelos chineses e tem um gosto inconfundível e muito saboroso. Para os chineses, comer a barbatana do tubarão é um símbolo de status social (talvez parecido a comer caviar no Brasil).

Dentre as cerca de 375 espécies de tubarão, existem espécies que são consideradas comestíveis pelos chefes e especialistas de cozinha. A fiscalização aponta que não abatendo animais de maneira irregular, nem mesmo aqueles tubarões ameaçados de extinção a caça pode acontecer (estando de acordo com as normas de fauna).

Carne dos Tubarões

Carne dos Tubarões

Há também a dúvida se a carne do tubarão faz bem a saúde. Não existe um consenso, visto que a quantidade de espécies é grande, mas existem muitas espécies que apresentam elevadíssimo nível mercúrio em sua circulação (que faz mal ao ser humano, inclusive é mortal). Uma das espécies com níveis mortais de mercúrio ao ser humano, é o temido tubarão branco. Esse nível de mercúrio em seu organismo, se da a envergadura de sua boca, e a velocidade com que nadam. Tudo isso faz com que eles acabam colocando pra dentro de seus corpos, tudo aquilo que veem pela frente.

Nas praias brasileiras são servidos carne de cação, que são saborosíssimas. Em Fernando de Noronha, talvez haja o maior consumo de carne de tubarão do Brasil. Para fins de consumo, o ideal é sempre respeitas os especialistas, e levar em conta em que área foi capturado o tubarão (se havia ou não mercúrio na água).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *