Como Nascem Os Pássaros?

Animais: Como Nascem Os Pássaros?

Há inúmeras espécies de aves a colorir o nosso céu todos os dias, mesmo na cidade há incontáveis passarinhos voando de um lado para outro, inclusive existem algumas espécies que já podem ser consideradas completamente adaptadas à vida nas cidades, como exemplos, podemos citar os sabiás, em especial o sabiá laranjeira. Segundo pesquisas recentes há 5 tipos de pássaros que são as mais abundantes nos centros urbanos brasileiros, são elas o bem te vi, o já citado sabiá laranjeira, a rolinha roxa, o pardal e o João de barro.

Por mais que todos sejam do mesmo grande grupo das aves, cada espécie tem as suas próprias especificidades quanto aos seus hábitos, obviamente isso também inclui os hábitos de reprodução, de geração e de nascimento dos seus filhotes. É claro que sendo todas as aves pertencentes ao grande grupo dos ovíparos, os seus filhotes se desenvolvem dentro de ovos e nascem com a quebra dos ovos, mas cada espécie vai ter esse “nascimento” com um tempo diferente, de uma maneira diferente, pois cada uma tem as suas próprias práticas que foram desenvolvendo ao longo da sua evolução.

Ovíparos

Muito falamos sobre os ovíparos quando vamos descrever os pássaros, mas será que você sabe realmente o que é um ovíparo? Pois então aqui vamos explicar um pouco melhor sobre o que se trata essa característica que engloba tantos animais na natureza. Os animais ovíparos essencialmente são os que possuem o estágio do ovo dentro do seu ciclo de reprodução e nascimento, ou seja, são os animais que tem os seus embriões se desenvolvendo exclusivamente dentro de ovos.

A fertilização ocorre internamente no animal de sexo feminino, através do ato de reprodução, após a fêmea ser fecundada pelo animal de sexo masculino, ela irá produzir os seus ovos, que são depositados do lado externo do seu corpo, é como se a fêmea desse “a luz” aos ovos, mas isso não quer dizer que os seus filhotes vão nascer nesse momento, eles ainda precisam de um tempo para crescer e se desenvolver, tempo esse que passam dentro dos ovos, portanto, o processo de “gestação” dos animais ovíparos como os pássaros acontece externamente, ao contrário do processo de gestação dos animais mamíferos, incluindo o dos seres humanos, que acontece internamente no corpo da mãe.

Ovíparos

Ovíparos

O que acontece dentro ovo do animal enquanto o filhote está se desenvolvendo, não é tão diferente assim do que acontece dentro da barriga de uma mãe do grupo dos mamíferos, pois o embrião para se desenvolver ele consome as reservas nutricionais que estão disponíveis para ele dentro do ovo, até atingir um tamanho suficiente que ele seja capaz de viver fora do ovo, é quando o filhote atinge esse ponto que o ovo eclode, se quebra e o filhote vê pela primeira vez o mundo exterior.

A título de curiosidade é interessante explicar que há dois tipos de fecundação diferentes dentro do grupo dos ovíparos, são elas a fecundação interna e a fecundação externa, a fecundação interna é a que acontece com o grupo das aves, em que o ovo é fecundado com um embrião ainda dentro do corpo da mãe, outros animais que também possuem esse tipo de fecundação são também os crocodilos e ainda algumas entre as espécies do grupo dos peixes, incluindo alguns répteis entre os tipos de lagartos e de cobras.

Quando falamos da fecundação que acontece externamente, estamos falando dos ovos que são fecundados após eles serem produzidos e externalizados pela fêmea, ou seja, o que acontece é que o animal do sexo masculino libera o seu espermatozoide já diretamente em cima do ovo produzido, que está fora do corpo da mãe, sendo assim não há o ato de reprodução entre macho e fêmea. Alguns exemplos de animais que possuem esse tipo de reprodução são as rãs, além de algumas espécies dentro do grande grupo dos peixes.

Uma curiosidade sobre os ovíparos é que há duas únicas espécies dentre os mamíferos que é considerada pertencente a esse grupo, que são o ornitorrinco e a equidna, que apesar de amamentarem os seus filhotes com o leite materno e terem as outras características de mamíferos, os seus filhotes são gestados dentro de ovos. Vale lembrar que animais que botam ovos, mesmo os mamíferos, não apresentam a placenta, que é tão comum em tantas espécies, incluindo os seres humanos.

Reprodução Dos Pássaros Mais Comuns No Brasil

Reprodução Dos Pássaros

Reprodução Dos Pássaros

O Brasil sendo um país tropical, com muitas florestas e com muitos tipos diferentes de plantas, flores, etc, é um país onde muitas espécies de pássaros foram surgindo e evoluindo ao longo do tempo, com isso hoje temos uma grande lista de pássaros vivendo aqui, tanto os que são tipicamente brasileiros, quanto os que são exóticos, que foram trazidos de outros lugares, como é o caso do hoje tão popular pardal, que foi introduzido no Brasil e hoje ganha as ruas de Norte a Sul. Vamos falar aqui de uma maneira resumida sobre a reprodução das espécies de pássaros citadas acima como as mais abundantes em nosso território.

Bem te vi

O bem te vi é uma ave que possui uma boa parte de suas penas na coloração amarela, com exceção de alguns indivíduos com casos específicos como o flavismo, no qual as suas penas são mais claras. O bem te vi faz um ninho arredondado que tem geralmente entrada lateral, seu ninho é feito normalmente de um emaranhado de folhas, galhos, papel ou outros materiais que eles acharem. Normalmente em um período de reprodução nascem em média de 2 a até 4 ovos de uma cor aproximada do creme e que pode ter algumas pintinhas em tom terra. Os seus ovos têm um tamanho pequeno, que é em média de 3 x 2 centímetros e ele fica incubado por volta de 17 dias, quando nasce o filhote, ele nasce ainda sem nenhuma pena ou quase nenhuma, sem abrir os olhos e sem conseguir voar ou andar.

Bem te vi

Bem te vi

Sabiá Laranjeira

Esse pássaro como já sugere o seu nome tem algumas penas que lhe conferem coloração mais alaranjada. Os seus ninhos têm um formato que se assemelha a uma tigela, que eles revestem com alguns materiais que lhe deixam com aspecto mais macio. Normalmente em uma ninhada são gerados 3 ou 4 ovos, que tem um tom interessante que é de um verde um pouquinho puxado para o azul claro e cheio de pintinhas de um tom amarronzado. O tempo de chocar os ovos é normalmente de 13 dias até o ovo eclodir.

Rolinha roxa

A rolinha roxa tem uma especificidade que é de poder se reproduzir durante o ano todo, ao contrário dos dois primeiros citados, mas a cada ninhada que produz, são gerados normalmente apenas 2 ovos, que ficam em incubação, em geral, por 12 dias. Uma curiosidade é que o macho e também a fêmea dividem a função de chocar os ovos. O filhote nasce indefeso sem muitas penas e sem conseguir voar, mas 14 dias começam a ser mais independentes.

Pardal

Pardal

Pardal

O pardal tem geralmente de 4 a 5 filhotes por ninhada, sendo que pode ter até 4 períodos de reprodução dentro de alguns meses (meses de primavera). A incubação dos ovos é feita por ambos os pais e dura em média por volta de 10 dias, quando nascem os filhotes sem penas, que aos poucos vão crescendo.

João de Barro

O casal desse pássaro normalmente passa a vida toda juntos e usa o mesmo ninho em todas as suas ninhadas. Se reproduzem nos meses chuvosos. Os seus ovos são brancos e com casca fina e delicada, normalmente são gerados 3 ou 4 por ninhada e eles não costumam passar de 3 centímetros. A incubação dos ovos pode durar até 18 dias, eles nascem sem habilidade de voar, mas com poucos dias já passam a se aventurar no chão ou por perto do ninho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *