Onde Pardal Faz Ninho?
O pardal é um dos pássaros mais comuns encontrados ao redor do mundo, isso porque apesar de suas origens na região do Oriente médio e da Europa, ele foi sendo levado e introduzido nos mais diversos cantos do nosso planeta, principalmente após a época das grandes navegações e das colonizações imperiais europeias. Atualmente é possível ver o pardal em quase todos os países do mundo e nos diferentes continentes, na América, na África, na Europa, na Ásia e na Oceania.
Para identificar esse pássaro cujo nome cientifico é Passer domesticus ou Passer montanus, basta observar suas cores e o formato de seu bico. Suas colorações variam normalmente nos tons de cinza ou nos tons amarronzados. Além disso, outra característica corporal é que o seu bico é um tanto quanto grosso, isso quando é comparado ao tamanho do seu crânio e do seu corpo em geral.
O seu bico possui essa característica, porque seu principal alimento são as sementes e com a estrutura que o pardal possui, ele pode quebrá-las facilmente. No entanto, eles podem comer também insetos, flores, frutos de árvores, tais como acerola, pitangas, entre outras frutas, como maça, banana, brotos de árvores, etc. Ainda que o pardal possa comer vários alimentos, ele costuma dar grande preferência as sementes, por esse motivo as vezes o pardal pode fazer estragos em plantações, principalmente quando ele enfrenta escassez das suas sementes preferidas, entre elas o alpiste.
O corpo do pardal não costuma ser muito grande, ele é um pássaro de estatura pequena, sendo que normalmente não passa dos vinte centímetros de comprimento, mas ele costuma ter uma média de altura ainda menor, por volta dos quinze. Quanto à sua envergadura, ou seja, o tamanho que o pássaro atinge com as suas asas abertas, dificilmente é maior do que vinte e cinco centímetros. Quanto ao peso, ele é um dos pássaros populares mais leves que existem, seu peso médio é de mais ou menos quarenta gramas ou ainda menos.
Apesar das suas cores ficarem em torno do cinza e do marrom, o pardal pode ter várias cores de penas ao mesmo tempo, ou ainda ao longo da vida, isso vai depender de qual subespécie que ele pertence, se é macho ou fêmea, entre outros. Um exemplo é que esse pássaro pode ter as asas em um tom de marrom mais escuro, enquanto o corpo é em um tom castanho mais claro, ele ainda pode ter alguns poucos riscos pretos e algumas manchas brancas, principalmente na região do seu peitoral.
Há ainda uma outra curiosidade sobre o pardal, é que eles podem bater as asas muito rápido, assim como os famosos beija flores, geralmente o pardal tem esse padrão quando está prestes a pousar e é uma característica que também chama a atenção.
Os pardais além das espécies já citadas, podem ter também variações que determinam diferentes subespécies, as quais variam algumas características de uma para a outra, mas em algumas vezes as maiores mudanças são nos seus habitats de origem.
Ninho do Pardal
O ninho do pardal é um dos mais comuns e um dos mais vistos espalhados mundo a fora, isso porque ele não tem tantas restrições para estabelecer os seus ninhos quanto algumas outras espécies. Os seus ninhos são construídos em qualquer lugar que o pardal considerar seguro e tranquilo, de preferência sem muita incidência de luz direta no local.
Podem fazer seus ninhos em arvores, em pequenos arbustos, nas casinhas de madeiras que as pessoas constroem para eles em seus quintais, pode fazer ninhos nos telhados, nas sacadas de apartamentos, em buracos de árvores, em postes, em torres de telefone, em semáforos, etc. O pardal hoje é uma das aves mais urbanizadas que existe, vivendo comumente próximos aos centros urbanos movimentados ou em pequenas vilas rurais.
Por fim podemos dizer que o pardal é bem maleável quanto ao local onde irá erguer o seu ninho, mas ele ainda se atenta para mais um motivo quando vai escolher a localização, é a questão que o local deve ser um bom refúgio quanto aos predadores que podem estar atrás dos passarinhos e dos seus ovos, tais como cobras, gaviões, gatos e corujas.
Uma informação interessante é que os ninhos são construídos pelos machos, antes mesmo que eles encontrem uma fêmea para acasalar, os seus ninhos são feitos principalmente a partir de materiais como penas, madeira e palha seca, e logo após de prontos o macho começa a tentar chamar atenção das fêmeas que passam ao redor, que por sua vez mostra que gostou do cortejo entrando no ninho.