Características da Onça Pintada

Um dos animais mais majestosos da natureza, a Onça Pintada ou também chamada de Jaguar, atrai não apenas por seu estilo refinado e ao mesmo tempo agressivo na hora de caçar capivaras, os inofensivos coelhos, os veados, as antas e outros mamíferos de pequeno porte que a National Geographic popularizou em pouco mais de uma centena de vídeos na web.

Sobre a Onça Pintada sabe-se que ela é um animal de espécie mamífera que habita um pedaço de mundo que vai do sul dos Estados Unidos até grandes partes da Argentina, mas pode ser vista em zoológicos de todo o mundo por ser considerada um dos animais mais belos da natureza, um mamífero de fato lindo se admirar.

No Brasil, ela pode ser vista em quase uma centena de pontos na nas matas, e nas florestas tropicais brasileiras. Por contar com uma das mandíbulas mais fortes do reino animal, seus ataques costumam ser mirados na região do crânio. Esmaga em questão de segundos.

A onça pintada é o maior e mais poderoso felino do hemisfério ocidental, é maior até do que o leopardo. A pelagem pode ter algumas variações de cor, a maioria dos animais tem as cores amarelo e marrom com manchas pretas. Entretanto, existem onças que são brancas e pretas. As manchas da onça pintada são maiores no corpo. Nas patas e cabeça as manchas são menores.

Nome científico 

Panthera onca

Tamanho e peso das onças pintadas

Um macho adulto pode medir de 4 a 7 metros, excluindo a cauda, que pode ter de 45 a 75 centímetros de comprimento. O peso pode chegar a 300 quilos. As patas dianteiras da onça pintada são bastante fortes e possuem garras longas retráteis, o que ajuda na hora de capturar a sua presa. As patas traseiras são mais longas para ajudar a impulsionar o salto.

Com relação às características da Onça Pintada, é considerada o maior felino do continente americano, porém há variações de acordo com as suas condições de vida, é possível encontrar onças com o peso entre 35 e 130 kg. Vale ressaltar que é bastante normal que os machos sejam maiores e mais pesados do que as fêmeas. E é possível encontrar animais com até 2,4 metros de comprimento.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=DlS2PtJ65r0[/youtube]

Habitat da Onça Pintada: Onde ela vive?

As onças pintadas são encontradas no continente americano. Nos Estados Unidos, elas vivem no Texas, nas montanhas do Cerro Colorado no Arizona, na parte sul da Califórnia e Novo México, e são encontradas em florestas tropicais da América Central e do Sul. Sua maior população é encontrada nas florestas tropicais da Amazônia. As onças pintadas pretas vivem na América do Sul. Elas também são encontradas na África e na Ásia.

A maior concentração de sua espécie esta localizada na América latina, tornando-se possível encontrar muitas no Pantanal. Mas ainda assim há quem acabe por se confundir entre as espécies e não sabem identificar uma onça pintada, de uma onça normal, ou até mesmo um jaguar.

É um animal que prefere habitats úmidos, como savanas pantanosas ou florestas tropicais. Seu habitat são as florestas tropicais e subtropicais. As onças pintadas também vivem em florestas e pastagens, perto de rios e lagos, em pequenas cavernas, regiões pantanosa, áreas arbustivas.

Elas escolhem locais com terra macia para fazerem suas tocas, usam materiais como folhas, pedaços de árvores podres e outros materiais. As onças pintadas preferem viver sozinhas, e não gostam que outros animais cheguem perto da toca, pois é uma área territorial para elas.

Características da Onça Pintada

A onça-pintada é o membro mais feroz da família dos felinos. É um bom caçador e pode atacar e matar suas presas para comer. Ela também nada bem, o que facilita se alimentar de peixes.

Em terra, a onça permanece escondida em cavernas ou arbustos e arrasta-se lentamente para perto de sua presa para, em seguida, saltar e atacar. Ela também sobe em árvores com facilidade e se esconde para atacar. Com uma mordida no pescoço ela consegue mata a sua presa.

Tem o costume de viver sozinho, se comunicando com outros animais de sua espécie apenas para a reprodução. O macho por ventura atinge sua maturidade sexual em até três anos, já as fêmeas levam até dois anos para chegar a esta etapa de sua vida, porém tendem a reproduzir, ou seja, dar sua primeira cria a partir dos três anos também.

As onças tendem a se comunicar bastante entre si através de um som chamado espurro, que acontece pela “ausência” de ossificação na região da garganta. É possível notar o local onde a onça pintada habita, pois ela tem como forma de demarcação de seu território espalhar fezes, urina, e arranhar árvores.

Alimentação da Onça Pintada

A onça pintada se alimenta de uma grande variedade de animais terrestres e aquáticos. Ela come mais de 80 tipos diferentes de animais, incluindo o gado, e esta é uma das razões pelas quais os humanos matam as onças, para proteger seu rebanho.

Elas também atacam ovelhas, roedores, veados, aves, peixes, tatus, tartarugas e crocodilos. Em mata fechada ou arbustos, as onças pintadas perseguem ou emboscam presas, como capivaras, veados e antas. Nas florestas, elas se escondem nas árvores para saltar sobre aves, macacos, tartarugas.

Elas comem quase qualquer tipo de animal, incluindo cervos, sua comida favorita, peixes, porcos selvagens, iguanas, tartarugas, capivaras e outros tipos de roedores. As onças pintadas raramente atacam seres humanos.

Onça Pintada comendo

Onça Pintada comendo

Reprodução da Onça Pintada

As onças pintadas que vivem em áreas tropicais podem acasalar em qualquer época do ano. Em outras áreas, eles costumam acasalar no final do ano. Machos e fêmeas vivem juntos apenas durante a época do acasalamento e da gravidez.

Depois de um período de gestação de 95 a 110 dias, a fêmea dá à luz de 1 a 4 filhotes, o mais comum é que sejam dois. Os filhotes nascem pesando entre 700 e 900 gramas. As fêmeas atingem a maturidade sexual com 3 anos de vida, já os machos a 4. Ambos costumam viver até os 20 anos. Após este período de gestação, os filhotes acabam por acompanhar a mãe por um ano, onde abrem os olhos, aprendem a caçar, e a viver também de forma solitária na mata.

A onça-pintada macho vive com a fêmea durante um período de quatro anos, enquanto os filhotes crescem. O macho ensina os filhotes a se defender e encontrar o seu próprio alimento e abrigo. A onça-pintada fêmea irá alimentá-los com o seu leite para que cresçam fortes e tenham energia. O filhote também vai caçar com a mãe durante os dois primeiros anos de vida.

Precoce, a Onça Pintada Fêmea atinge sua maturidade sexual e reprodutiva em algo em torno de dois anos de idade, já o macho um ano mais tarde, chegando a maturidade sexual só aos três anos de idade. Pouquíssimo tempo, se contar a expectativa de vida desses animais que, ao longo dos anos, serviram como adorno de diversas histórias que ajudaram a formar a cultura brasileira.

Expectativa de vida

Vivendo de forma selvagem, caçando, correndo, pulando, nadando e praticando todos os ossos do ofício de ser uma Onça Pintada, chega a 12 anos de idade. Já sob os holofotes do zoológico, em cativeiro, levando uma vida mais sossegada, elas chegam aos 20 anos de idade. Poucos sabem, mas o período preferido das felinas para arrancar seu sustento por meio da caça é durante o período da noite.

A Onça Pintada e a Ameaça de Extinção

Os seres humanos são a principal ameaça para a onça pintada. O animal raramente, ou nunca, ataca os seres humanos, a menos que se sinta ameaçado. A caça é motivada pela prática como esporte, por causa da pele, para proteger outros animais ou um local específico, como um pasto de gado, por exemplo.

Durante os anos sessenta e setenta, cerca de 18.000 onças eram mortas a cada ano por causa de sua bela pelagem. Hoje em dia a caça para retirada da pele do animal ainda existe, mas em número reduzido. Muitas campanhas de conscientização são feitas para que as pessoas parem de consumir este tipo de produto para que parem de caçar as onças pintadas.

O número de onças-pintadas tem diminuído ao longo dos últimos 100 anos, principalmente porque os seres humanos têm derrubado e feito queimadas em muitos de seus habitats. Novas cidades estão sendo construídas, e as florestas e pastagens estão sendo destruídas. Tudo isso prejudica a vida das onças pintadas, sem contar na poluição, que também é altamente prejudicial ao animal.

Na caça, a onça-pintada geralmente é perseguida por cães até que ela corra para cima de uma árvore ou consiga ser encurralada, Em seguida, ela é baleada. Os índios Bororos do Mato Grosso caçam o animal com lanças.

As pessoas precisam se conscientizar de que a onça pintada precisa ser preservada. Por mais bonita que seja a sua pelagem, opte sempre por peças fabricadas com pelo sintético. A tecnologia atual permite que as peles fake sejam idênticas a verdadeira, mas com uma diferença, sem a crueldade com um animal tão importante para o equilíbrio ecológico.

Filhote de onça pintada

Filhote de onça pintada

Curiosidades da Onça Pintada

A onça-pintada tem uma língua áspera que é projetada para arrancar a pele e os ossos da sua presa para poder comer a carne. Há um excesso de pele na barriga para que protege o animal ao lutar com uma presa, reduzindo o risco de lesão. 

 Os pelos possuem cor amarelo-claro e castanho, e possui pequenas pintas ou manchas pretas ao longo de seu corpo que acabam por transparecer entre os pêlos. Mas assim como as zebras, elas nunca têm o mesmo formato ou até mesmo tamanho. De acordo com estudos, as onças que habitam regiões de florestas costumam ser menores do que as que vivem em áreas abertas como o Pantanal.

Algo que aflige bastante as pessoas, principalmente os fazendeiros que vivem na região do Pantanal, é que a onça pintada costuma invadir suas fazendas em busca de carne, porém não a carne humana, e sim a de gado doméstico. A caça deste animal é de fato proibida, mas quando há a invasão em território como as citadas fazendas, é possível que os donos acabem por atacá-las em busca de defender suas famílias e até mesmo o seu gado, que pode ser considerado como fonte de renda.

Onça Pintada deitada na árvore

Onça Pintada deitada na árvore

A comercialização da carne ou até mesmo da pele, é crime, sendo assim, caso encontre comerciantes deste tipo de produto, deve-se fazer a denúncia, afinal, o animal esta em extinção e sua maior concentração é localizada na America Latina.

Ela conta com um período de gestação que vai de 95 a 120 dias, tempo bem mais curto que de outros felinos primos de sua espécime mas considerado suficiente para a gestação de um animal saudável.

Seu tamanho total pode chegar a 1,80 metros o macho e 1,40 metros a fêmea.

Seu peso chega a incríveis 100 quilos.

Sua cor, que às vezes se confunde com o mata nativa, é uma mistura de amarelo, preto e branco. Uma das misturas mais belas da natureza.

Já sua altura chega a 90 centímetros. Pode parecer pouco, mas em pé diante e de um ser humano o animal ganha proporções de um gigante faminto.

Embora esses animais vivam períodos maiores em cativeiro, eles chegam a devorar algo em torno de 2,5 quilos de carne por dia. Em liberdade, gastam bem mais energia ao percorrer grandes distâncias e caçando avidamente elas comem o triplo disso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Amei fiz a munha pesquisar ……………………..*-*-*-

    rayanne santos oliveira 27 de fevereiro de 2013 20:20
  • amei minha pesquisa vai ficar otima

    sophia 13 de abril de 2013 8:52
  • Gostaria de saber quais os tipos de Células quem tem Um Onça-Pintada

    Geêuh Reiis 29 de maio de 2013 18:10
  • Isso vai mim ajudar muito com meu trabalho escola..

    juliano B. Brasil 15 de março de 2014 23:49
  • amei muito bom me ajudou bastante obg ao site animais.culturamix vou falar pra todos os meu amigos desse site
    amei amei amei mesmo…
    beijos e tchal..<3

    jhessicka lima 24 de março de 2014 16:49
  • vai me achudar com meu trabalho de escola

    vinicius 25 de março de 2014 14:13
  • vai me ajudar com meu trabalho de escola

    vinicius 25 de março de 2014 14:30
  • Gostei muito da matéria e vai me ajudar muito no trabalho da escola

    Leandro 28 de março de 2014 21:58
  • bom gostei de mais da pesquisa,achei muito interessante e lindas as imagens…

    elizete oliveira motta 6 de abril de 2014 16:59
  • amei ficou otimo na pesquisa tirei nota 10

    fabianasantos 26 de abril de 2015 11:46
  • gostei e ganhe um 10

    jaqueliny 20 de outubro de 2015 21:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *