O bicho-preguiça (ou somente preguiça) é um animal mamífero que tem hábitos muito restritos. Seu nome é dado não por ser um bicho preguiçoso, que de fato não deixa de ser, mas por ter o seu metabolismo muito demorado, podendo levar até uma semana para processar sua comida e por ser um animal de movimentos muito lentos, dando a impressão de que não quer se movimentar.
Nome científico
Folivora
Fotos de Espécies de Bicho Preguiça por Família
Família Bradypodidae – preguiças-de-três-dedos
Família Megalonychidae – preguiças-de-dois-dedos
Família Megatheriidae – Bicho preguiça gigante em extinção
Família Mylodontidae – Bicho preguiça gigante em extinção
Família Nothrotheriidae – Bicho preguiça gigante em extinção
Características e Família do Bicho Preguiça
Pertence à mesma ordem de tamanduás e tatus. Existe o bicho preguiça com três dedos e também com dois dedos apenas, porém todos eles são dotados de garras muito longas e próprias para que a preguiça possa se dependurar nos galhos de arvores, com o dorso virado para baixo. Seu nome foi dado de acordo com a lentidão de seu processo metabólico que por ser muito lento faz com que seus movimentos se tornem por demais vagarosos o que lhe valeu o nome de bicho preguiça ou simplesmente preguiça. Este animal tem pelos bastante longos, habita a copa das arvores das florestas tropicais e pode ser encontrada da América Central até o norte da Argentina. As preguiças que vivem na Mata Atlântica se alimentam de frutos da embaúba que por isso passou a ser conhecido por arvore da preguiça.
Alimentação e Curiosidades
O bicho preguiça tem hábitos solitários, como meio de defesa pode usar as garras e a camuflagem perfeita que tem. Para se alimentar a preguiça conta com dentes que são verdadeiras serras, sendo um animal herbívoro tem ainda os hábitos alimentares bastante restritos e por isso é difícil mantê-las em cativeiro. Até para dormir a preguiça se mantém pendurada nas arvores e normalmente costuma dormir em torno de 14 horas por dia.
O bicho preguiça alimenta-se de frutos apenas e raramente desce ao chão, exceto quando é para fazer suas necessidades. Ele é provido de garras em suas patas, que além de servirem para se atracarem nas árvores, servem como um mecanismo de defesa também, podendo ser mortal para certos animais que tragam ameaça.
Tamanho, Peso e Aparência do Preguiça
A preguiça pode chegar até pouco mais de dois metros (macho adulto), sendo seus braços e pernas os maiores membros de seu corpo. Possui pelos longos cobrindo seu corpo e dentes afiados para mastigar alguns alimentos de casca mais dura. Dorme cerca de 14 horas por dia pendurado nas árvores, o que facilita a sua digestão.
Quando adulto o animal costuma pesar de 3,5 kg a 6 kg, seu pelo em geral é cinza com traços marrom ferrugem ou brancos e podem ter manchas negras ou claras. O pelo da preguiça cresce no sentido inverso ao dos demais animais e isso é devido à posição em que este animal passa a maior parte de sua vida, ou seja, de cabeça para baixo fazendo com que o pelo parta do ventre em direção ao pescoço e é importante observar que este detalhe tão diferente dos demais animais tem como tudo na natureza a sua função que é de fazer com que quando chove a água possa escorrer sobre o corpo da preguiça. Seus membros são compridos enquanto que seu corpo é curto, possui cauda grossa e curta tudo adaptado de acordo com sua maneira de viver, pendurada de cabeça para baixo. A preguiça é uma excelente nadadora contrastando com sua lentidão em terra.
Reprodução
Quando da reprodução dá somente um filhote e é a fêmea que cuida dele, o macho não tem nenhuma participação nesse processo. Como raramente desce para o chão, quase todas as suas atividades são feitas na copa das arvores e a reprodução também. O normal é que o bicho preguiça saia das arvores de sete em sete dias somente para fazer as necessidades fisiológicas. Tem na onça pintada seu principal predador.
Pingback: Curiosidades Gavião Real - Harpia e Fotos | Animais - Bico do Corvo