Diphylla Ecaudata

Os morcegos são mamíferos que habitam praticamente todos os cantos do nosso planeta, exceto em regiões polares e em ilhas mais afastadas. Até o século XIX os morcegos ainda não tinham sido associados popularmente ao mito dos vampiros, mas desde o Esopo e de suas fábulas eles tem surgido neste contexto.

Observadores mais antigos perceberam algumas semelhanças de características destes animais com o ser humano. Dentre as inúmeras espécies de morcegos existentes apenas três deles se alimentam de sangue, entre estes esta o Diphylla ecaudata.

Questão de Interpretação

Estes morcegos são tidos como morcegos vampiros por causa de uma interpretação da espécie encontrada na América do Sul e no México. Antes mesmo disto os morcegos já eram associados aos vampiros humanos, por uma questão folclórica e de crenças tradicionais regionais.

Alimentação

Sua imagem é muito associada com morcegos vampiros ou ainda a criaturas chupadoras de sangue. Já no século XX esta associação de imagem foi fortalecida pelo desenho do poema épico chamado Jerusalém, de William Blake.

O Drácula

No ano de 1897 ocorria o lançamento do Drácula, e com este evento deu-se completamente a associação dos vampiros com os morcegos. O Drácula tem o poder de dominar os morcegos e de transformar-se em um deles. O romance mostra um morcego pairando ao lado da janela de um quarto no Castelo do Drácula, mais tarde o próprio Drácula pode ser visto se transformando em um morcego.

Na maioria das obras a imagem do Drácula se associa a do morcego em cenário noturno, desta forma a associação foi se fortalecendo ao longo dos anos e o vampiro passou a ser tido como uma criatura da noite, vampiros, morcegos, Dráculas, personagens do imaginário do ser humano. Neste contexto apenas o morcego Diphylla ecaudata é real.

Teorias

Daí muitas outras teorias se forma, inclusive a do vampirismo onde os morcegos vampiros seriam, em hipótese, os grandes causadores do vampirismo. Na verdade o que se sabe sobre vampiros vem de lendas, estudos e livros escritos ao longo do tempo, mas é preciso saber diferenciar o real do imaginário.

A possibilidade de morcegos vampiros ou ainda de vampiros que viram morcegos é irreal e impossível, não há como ocorrer tal mutação.

Desmistificando

Morcegos não são aves ou ratos ou insetos, eles são morcegos apenas e pertencem a família dos mamíferos. No caso dos morcegos Diphylla ecaudata, eles são da família dos hematófagos, ou seja, se alimenta de sangue de animais como cavalos, aves que costuma repousar nas árvores e também de aves domésticas como, por exemplo, as galinhas.

Eles não atacam pessoas, apenas se defendem quando capturados. Ao contrário do que pensam muitos morcegos são coloridos, havendo inclusive espécies vermelhas e amarelas, eles também não são cegos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *