Pessoas que moram em apartamento e desejam ter um animal de estimação sempre ficam em dúvida sobre qual é o melhor animal: um gato ou um cachorro, e também qual a melhor raça e as melhores características.
A situação fica pior quando a pessoa já tem um animal que era acostumado com uma casa e depois terá que se adaptar a um apartamento.
Outra preocupação constante é quanto à segurança e saúde do bichinho, pois a maior parte do tempo ele ficará isolado.
No entanto, a maior das preocupações geralmente são os vizinhos e o síndico, que geralmente não permitem animais em edifícios.
Não tem jeito. Por mais que a pessoa goste de animais terá que resolver uma série de questões para conseguir manter um animal dentro de um apartamento.
Regras de Condomínio
Não existe uma lei que proíba a guarda de animais em condomínio, e este por sua vez não pode impor uma regra que restrinja a liberdade e o direito de propriedade do condômino. Se a proibição ocorrer, o dono do animal pode até recorrer à Justiça. No entanto, grande parte dos juízes acata as regras do condomínio, pois geralmente elas representam a vontade da maioria dos condôminos.
Outro equivoco que acontece é o condomínio exigir que o dono leve o animal no colo para percorrer ambientes públicos. Essa exigência não pode ser feita: o máximo que o condomínio pode estabelecer como regra é restringir o acesso do cão à entrada e elevador de serviço, por exemplo.
Os Cães e o Apartamento
Embora os cães pequenos exijam menos espaço do que cães de médio e grande porte, as características de cada raça podem ser mais decisivas do que o tamanho do animal. Para viver bem em apartamentos o animal deve ser dócil e bastante calmo.
O cão costuma sofrer quando passa por longos períodos de isolamento. Mas cachorrinhos tranqüilos e acostumados a passar muito tempo longe do dono provavelmente vai dormir quando ficar sozinho.
Mas se o animal costuma ficar agitado quando o dono sai, é possível minimizar o sofrimento do animal deixando objetos com o cheiro do dono ou pequenos brinquedos para que ele se distraia.
Para não incomodar os vizinhos o animal não pode latir muito, e alguns cães fazem bastante barulho quando andam. Tapetes pela casa podem ajudar a minimizar o problema do barulho que o pet faz quando anda pela casa.
Outro equipamento indispensável em apartamentos que possuem cachorro é a tela nas janelas, para evitar acidentes.
Mesmo morando em apartamento, o cachorro deve ter a oportunidade de passear para se distrair e se exercitar. Mesmo passando um tempo sozinho, o cão deve receber bastante atenção, pois é um animal extremamente carinhoso.
Neto