Canguru

O canguru é muito conhecido por ser o animal simbolo Australiano, faz parte da família dos mamíferos, mas se diferencia pela bolsa nas fêmeas, portanto é um mamífero marsupial. Os cangurus são bem grandes e chegam a medir em torno de 80 cm até 1.60 de altura, sua cauda também é grande podendo chegar a 1.40 de comprimento. Um canguru costuma ter a cabeça pequena e grandes orelhas e as mamães desta espécie costumam manter o filhote junto de si até mais ou menos a idade de 1 ano de vida, neste período o pequeno filhote passa muito tempo na bolsa de sua mãe onde se mantem seguro, Isso é que é Vida Boa.

A mamãe canguru dá a luz a apenas um filhote que nasce imaturo e por isso permanece na bolsa até estar pronto, e quando adultos estes podem chegar ao peso de aproximadamente 90 kg. Os cangurus costumam ter uma expressão bem alerta e por isso são muito simpáticos, mas eles tem cautela com a aproximação dos humanos e podem se tornar agressivos ao se sentirem ameaçados, especialmente as mães com seu filhote. Em determinados períodos os cangurus precisam migrar em busca de alimentos, eles comem frutas e vegetais e nesta época eles se aproximam mais das áreas urbanas, é quando ocorre a aproximação do curioso homem.

Nestas situações acontecem Cenas Incríveis de Animais que se sentem em situação de risco e reagem atingindo pessoas de forma perigosa, um ataque de canguru pode ser fatal devido a sua força e tamanho, mas eles não podem ser considerados como animais agressivos como tigre ou leão, apenas reagem em defesa própria ao se sentirem ameaçados com a nossa presença. Os cangurus vivem em monitoramento constante, pois teme-se a sua extinção, e infelizmente o homem é tido como o maior predador desta espécie. Outros animais como a Arara também sofrem risco de extinção.

Entre as varias espécies de cangurus, o vermelho se destaca, especialmente pela sua grande agilidade. Este canguru é o maior mamífero marsupial do planeta e ainda assim é capaz de se locomover a uma velocidade incrível de quase 60 km por hora. O seu salto pode atingir a altura de quase 2 metros e a distancia de até 8 metros, sendo que as fêmeas são ainda mais ágeis por serem mais leves e menores. O macho luta muito pelo direito de acasalar com a fêmea escolhida, mas ainda assim eles vivem em grandes famílias nos desertos da Australia. Na luta pela fêmea eles são capazes de se manter sobre seu vigoroso rabo e assim atacam o outro macho com as patas traseiras, também usam a mordida e as garras afiadas nesta luta. São animais de grande e porte e força, mas que ao invés de assustar encantam pela sua beleza e pela doçura de sua expressão.

Os cangurus são mamíferos marsupiais que habitam a região da Austrália, país onde são considerados símbolos da nação. Podem chegar a medir mais de três metros, contando com sua cauda que sozinha pode chegar a 1,5 metro. Seu peso pode variar entre 500g (canguru recém-nascido) a pouco mais de 90 kg (canguru macho adulto).

Sua alimentação é baseada em frutas e vegetais. Não são animais perigosos para os seres humanos, porém se sentirem-se ameaçados por alguns de nós, que somos seu maior predador, podem defender-se de modo que seja fatal para nós.

O período de gestação da fêmea dura aproximadamente 30 a 40 dias até nascer o filhote que, ainda imaturo, permanece numa bolsa (marsupio) situada na parte frontal de seu corpo, onde permanecerá até atingir o seu desenvolvimento completo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *