Porco

Os porcos fazem parte da extensa família de mamíferos, como o Canguru ou o urso pardo, sendo provenientes dos javalis que são espécies selvagens. Na verdade a denominação de porco é uma forma popular de se referir a esta espécie que se divide em duas: tayassuidae e suidae, sendo animais domésticos e não ruminantes. Os porcos, assim como muitos outros animais como o Jumento e o cavalo entre outros, já estão a serviço do homem desde tempos muito remotos e fazem parte da história da evolução dos tempos, especialmente para quem vive no meio rural, tirando seu sustento da terra e da criação de animais para fins comerciais.

Animais como os citados acima, o cavalo e o jumento, mais conhecido como burro, são grandemente utilizados para ajudar em trabalhos pesados, antigamente eram eles que puxavam arados, transportavam cargas muito pesadas, eram usados como meio de transporte, etc. Já outros animais como o porco, a vaca, as galinhas,as ovelhas, etc., eram e ainda são utilizados para fins de comercialização e para consumo sendo suas carnes muito apreciadas. Mas o porco, ao contrário dos outros que aqui citamos, em algumas ocasiões tem seus privilégios, já que também é solicitado como animal de estimação, ainda que raramente, mas acontece.

Embora sejam animais que não se caracterizam como sendo para fins de estimação como é o caso dos cães das raças Maltes, Boxer, Dalmata, Poodle…, os porcos também podem ser dóceis e sociáveis com quem os estima muito. O porquinho da Índia costuma ser muito solicitado para ser animal de estimação, mas não confunda um porco com o outro, pois eles são extremamente diferentes, quem já viu uma Foto Porquinho da Índia sabe que eles só tem em comum o nome, nada mais, já que o porquinho da Índia faz parte da família dos roedores, sua imagem lembra um ratinho e também é conhecido como preá. O porco (suíno) pode chegar a pesar cerca de 100 a 150 quilos sendo que sua pele pode ser rosada, marrom ou preta, tem um focinho compridinho e redondo com dois orifícios que se assemelham a uma tomada.

As criações se destinam basicamente ao abate e comercialização de carne, e o aproveitamento deles é praticamente total, ou seja, uma criação deste animal é muito rentável, eles são mantidos presos com o objetivo de engordar para o abate no qual, além da comercialização normal da carne se aproveitam partes para a fabricação de embutidos; seu esterco é ótimo adubo e já existem experiencias que comprovam seu uso como fonte de energia. Uma porca prenha pode ter em média de 6 a 12 filhotes, o que é um bom numero e o período de gestação deve durar em torno de 112 dias, ou seja, pouco mais de 3 meses. Os porcos também costumam fazer parte do imaginário infantil, existem filmes, desenhos animados e aquela clássica história dos 3 porquinhos perseguidos pelo lobo mau, quem de nós não a conhece?


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Médios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *