Os insetos conhecidos como marimbondos e vespas assim como as abelhas pertencem à ordem dos himenópteros, insetos que são responsáveis por realizar a polinização de diferentes espécies de plantas. Comparativamente os marimbondos são menos eficazes do que as abelhas nessa função porque não contam com corbícula, um apêndice presente na pata traseira que serve para carregar pólen e também não possuem tantas cerdas.
Esses insetos estão divididos nas subordens Apocrita e Symphyta, na primeira estão as larvas parasitoides ou carnívoras. Na segunda subordem estão as larvas herbívoras. Tanto no Brasil quanto em Angola recebe o nome de marimbondo as vespas que pertencem às famílias Pompilidae, Sphecidae e Vespidae. Continue lendo para conhecer mais detalhes sobre os marimbondos.
Marimbondos: Características
Abaixo listaremos as características presentes em boa parte dos marimbondos.
– Dois Pares de Asas
Geralmente os marimbondos possuem dois pares de asas, a exceção a essa condição são as fêmeas das famílias Bradynobaenidae e Mutillidae e vários machos da família Agaonidae. Também não se encaixam nessa regra as fêmeas das famílias Scelionidae, Ichneumonidae, Eupelmidae, Braconidae, Rhopalosomatidae, Tiphiidae entre outras.
– Ovipositor ou Ferrão
Marimbondos têm um ovipositor ou um ferrão (o ferrão está presente somente nas fêmeas porque é derivado do ovipositor).
– Pouca ou Nenhuma Pilosidade
Uma característica contrastante com as abelhas, a exceção é a Mutillidae.
– Vespas Voadoras
Grande parte dos marimbondos é voadora, no entanto, há aquelas parasitoides de vida aquática como as espécies Mymaridae, Eulophidae e Trichogrammatidae. No entanto, majoritariamente é um inseto terrestre.
– Predadores ou Parasitas
Marimbondos podem assumir o papel de predadores ou de parasitas de outros insetos sendo que algumas espécies como de Pompilidae dedicam-se a usar as aranhas.
– Polinização
Já percebeu como há muito mais defensores da preservação de abelhas do que de marimbondos? Embora as abelhas tenham adquirido uma fama mais positiva nos últimos anos devido a conscientização do seu papel no processo de polinização natural não se pode esquecer que os marimbondos também atuam nessa frente. Marimbondos são importantes vetores de pólen, ou seja, são polinizadores em potencial de inúmeras espécies vegetais.
A grande questão está no fato de que boa parte das pessoas relaciona aos marimbondos a ideia de perigo devido à dolorosa ferroada esquecendo-se do seu trabalho como polinizador e controlador de pragas. Os cientistas têm buscado corrigir o esquecimento relegado a esses polinizadores, durante a década de 1980 quase 100% das pesquisas desse tipo de inseto era referente às abelhas. Nos últimos tempos o planeta passa por uma crescente redução do número de marimbondos devido a mudanças do clima e a perda de habitat.
Agentes de Controle Biológico
Os marimbondos embora sejam mal vistos pelos humanos tem um papel bastante relevante para a manutenção do equilíbrio do nosso planeta. Esses insetos atuam como controladores de pragas, praticamente todos os insetos entendidos como praga tem uma vespa como predador natural.
– Mel de Marimbondo
Assim como as abelhas, os marimbondos produzem mel, contudo, o deles tem uma coloração escura. As moradias dos marimbondos são divididas em favos nos quais são depositados o seu mel fabricado a partir de larvas de insetos pequenos. Por ser amargo e forte não é um mel consumido pelo ser humano, serve apenas para o consumo das vespas. No interior da construção da casa dos marimbondos reside a rainha do grupo.
Marimbondos Podem Ajudar a Saúde Humana
Um estudo realizado em conjunto entre UNESP de Rio Claro e Universidade de Leeds, da Inglaterra, identificou no marimbondo da espécie Polybia paulista uma toxina capaz de atacar células de alguns tipos de câncer. Ainda é um trabalho que está sendo desenvolvido, mas tem tudo para ser uma grande revolução no segmento médico.
Origem dos Nomes Vespa e Marimbondo
A palavra vespa tem sua origem num vocábulo latino enquanto marimbondo é uma palavra que vem do termo quimbundo que quer dizer ‘vespas’.
Como Agir em Caso de Picada de Marimbondo
Marimbondos são extremamente importantes para o meio ambiente, no entanto, há que se reconhecer que a sua picada pode ser muito dolorosa criando vermelhidão e inchaço intensos no local ferroado. Os sintomas são referentes ao tamanho do ferrão e não a um veneno intenso. Seu veneno causa sintomas leves pelo fato de que o ferrão não fica no local picado, não precisa removê-lo e o veneno não fica sendo reforçado. Confira abaixo os passos para tratar de uma picada de marimbondo.
– Lave o Local Com Água e Sabão
O local deverá ser lavado com água corrente e sabão para reduzir as chances de entrada de micro-organismos no local ferroado.
– Compressa Gelada
Depois de lavar o local com água e sabão aplique uma compressa gelada por um período entre 5 e 10 minutos. Para fazer a compressa você deverá mergulhar um pano limpo ou uma compressa na água gelada, em seguida torça para remover o excesso de água e aplique sobre o local.
– Pomada Anti-Histamínica
Para finalizar aplique pomada anti-histamínica indicada para picadas de insetos como Polaryn e Polaramine.
Dicas e Outros Cuidados
Repita a aplicação da compressa gelada várias vezes ao longo do dia para reduzir o inchaço e a dor. A pomada poderá ser usada entre três e quatro vezes por dia, siga as instruções da bula. Geralmente esses passos aliviam os sintomas da picada em poucos minutos, no entanto, se não melhorar é necessário ir a um hospital, especialmente se não conseguir movimentar o local, pode ser resultado de uma reação alérgica grave.
Marimbondos só costumam atacar quando se sentem ameaçados e seus ninhos costumam ficar em locais longe do alcance das pessoas. O inchaço da picada costuma levar um dia para melhorar sendo que a compressa gelada contribui para acelerar o processo. Porém, é válido dizer que algumas pessoas tem uma reação mais exagerada a exposição ao veneno por serem alérgicas e podem ter sintomas por dois ou três dias.
Há casos, mais raros, em que a pessoa pode apresentar melhora do inchaço no começo e piora cerca de dois dias após a picada ficando com sintomas por até 7 dias. O ideal nesse caso é manter a área picada elevada enquanto dorme, uma atitude que contribui para a melhora.
Gostou de saber mais sobre o papel dos marimbondos na natureza? Curte e compartilhe!