Sino para Vaca

Há muitas imagens de animais bovinos ao redor do mundo que podem marcar a nossa memória nos dias de hoje, tanto imagens positivas nas quais vemos esses animais correndo em grupos pelas fazendas, animais livres, assim como também existem imagens que são mais dolorosas de ver, por exemplo, quando eles estão presos em fazenda de corte de gados, em matadouros, etc.

Tudo isso traz um mix de sentimentos às nossas imaginações e faz com que inclusive, muitas pessoas não consumam mais carne animal de nenhum tipo, principalmente a carne bovina, que segundo muitos estudos já é comprovada que não faz tão bem ao organismo humano. Essa tendência de evolução no consumo da alimentação, o que é chamada de vegetarianismo e veganismo, vem tendo cada vez mais adeptos, até porque os animais bovinos são mamíferos e animais domesticados assim como qualquer outro mamífero, tal como os elefantes ou os cachorros.

Essa comparação pode ser um pouco chocante segundo a visão de algumas pessoas, mas é a mais pura verdade, simplesmente a sociedade do ocidente escolheu consumir esse animal em algum tempo da história, mas poderia ter sido outro, em algumas culturas inclusive, o consumo de carne bovina é inconcebível, já que a vaca é vista como um animal sagrado, para eles o nosso consumo de alimentação animal é algo visto com indignação.

O ponto é que muitas vezes acostumamos a ver os animais bovinos como alimento, mas eles são animais com sentimentos também, que fazem laços, que criam grupos pelas suas proximidades, que se apegam, que brincam, etc. Dito tudo isso, entramos em um outro ponto sobre as imagens clássicas de bovinos, são aquelas imagens fofas de vacas usando sinos, normalmente nas paisagens de tirar o folego, dos alpes suíços, naquelas montanhas verdes com picos cobertos pela neve.

Sino Bovino

Sino Bovino

Os sinos são feitos de ferro fundido ou latão para serem utilizados pelas vacas, essa é uma tradição que nasceu de fato nas regiões montanhosas do centro da Europa, é um costume muito difundido na cultura da Suíça, mas não somente por lá, a sua vizinha Alemanha também mantém essas tradições a muito tempo, assim como alguns outros países vizinhos. O que acontece é que os animais bovinos de criações, normalmente animais criados com finalidade de dar leite, eles na maioria das vezes ficam soltos pelas regiões e muitas vezes acabam se escondendo atrás de uma montanha ou outra.

Dessa forma, os ancestrais europeus dessas regiões começaram a adotar o uso de sinos, para que assim os seus animais fossem encontrados de maneira mais fácil e mais rápida, esses sinos, portanto, já são usados a muito tempo e sempre funcionaram muito bem, pois assim quando o animal se move, o sino faz barulho e o pastor de gado vai atrás deles e os encontra pelo som que o sino produz.

Pastor De Gado

Pastor De Gado

Esse método é muito útil principalmente porque muitos criadores e pastores começam o seu trabalho antes mesmo de o dia amanhecer, por volta das quatro ou cinco da manhã, em meio ao escuro da noite eles se guiam pelo som, vale lembrar que essa prática é usada principalmente no verão, uma vez que o inverno suíço é muito frio e normalmente no inverno os animais não ficam soltos, mas sim em um local aquecido.

Nos locais onde é comum ter criação de gados nos países alpinos da Europa, muitas vezes nos meses de verão, você consegue ouvir de longe o som dos sinos, até mesmo estando longe das montanhas, uma vez que eles chegam a um volume muito alto. Esta tradição ainda se mantém até os dias de hoje, inclusive algumas fotos muito tradicionais da Suíça, mostram os gados pastando com seus sininhos no pescoço e a paisagem estonteante como plano de fundo, esse é um dos cartões postais do país mais difundidos mundo a fora.

O Outro Lado Da Tradição Dos Sinos

Tradição Dos Sinos

Tradição Dos Sinos

Ao mesmo tempo que para algumas regiões europeias, os animais usando sinos é quase como um patrimônio cultural regional, essa prática hoje é muito controversa, uma vez que muitos defensores dos animais são completamente contrários a esses costumes. Isso se deve a algumas pesquisas que hoje indicam alguns fatores bem negativos relacionados ao uso dos sinos.

Entre esses lados negativos do uso dos sinos pelos animais, é claro que nenhum deles é prejudicial para os seres humanos, todos são prejudiciais apenas para os próprios animais, até porque quando algo é negativo para o ser humano, a resistência para acabar com a pratica não é tão grande, já que para muitas pessoas o que o animal sente não é tão válido.

Um dos pontos principais é que se estima que muitos animais podem ter se tornado surdos por causa do uso desses apetrechos de som, isso mesmo surdos. Os sons produzidos pelo tipo de sino usado nos gados têm um número de decibéis muito alto, podendo chegar por volta de 130 decibéis. Esse valor ao longo do tempo pode causar perda de audição, surdez e até mesmo outros problemas.

Entre esses outros problemas podemos citar o desenvolvimento de problemas alimentares, uma vez que as vacas muitas vezes passam a comer menos e quando comem mastigam os seus alimentos por menos tempo, o que causa todo um desequilíbrio no seu organismo, uma vez que os animais bovinos têm a característica de uma mastigação bem longa, além disso a diminuição da alimentação pode acarretar problemas de saúde ao animal a longo prazo.

Nesse momento você pode estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra, e a resposta é simples, esses sinos são pesados, normalmente eles pesam de 5 a até 6 quilos em média, isso é muito para um animal carregar no seu pescoço 24 horas por dia, somente esse fator de peso já poderia influenciar muito os animais, mas o fato é que não para por aí, o som é muito incomodo para os bovinos.

As vacas têm uma audição bem mais sensível do que por exemplo, a audição dos seres humanos, os valores de decibéis emitidos pelos sinos, por sua vez são bem maiores do que o permitido em muitas cidades como limite máximo de barulho, apenas com essas informações é possível tirar uma conclusão do porque muitos animais ficam surdos, do que porque muitos animais mastigam menos ou comem menos, simplesmente porque eles não querem ouvir esse barulho que machuca os tímpanos deles por muito tempo.

Essa questão é uma questão bem complicada de ser resolvida, porque por um lado tem a questão cultural de muitos criadores que vivem dessa forma e disso tiram o seu sustento, por outro lado há a segurança e bem estar dos animais, que merecem tanto quanto nós viver sem sofrimento constante. Como a Suíça, a Alemanha e outros países que tem esse costume são nações muito abertas ao desenvolvimento e evolução, incluindo a evolução em relação aos direitos dos animais, muitos pesquisadores e autoridades vem debatendo sobre as alternativas possíveis para esses assuntos.

Touro Com Sino no Pescoço

Touro Com Sino no Pescoço

Uma alternativa seria o sino ser feito com um material mais leve, bem mais leve na verdade e que não machucasse tanto o animal, outro ponto quanto ao som, isso já é um pouco mais difícil de ser abafado, já que o objetivo do sino é justamente esses animais serem encontrados a longas distancias, uma alternativa talvez nesse caso poderia ser a colocação de colares com gps em cada animal, assim os seus criadores poderiam localizá-lo, no entanto, é claro que esse gps provavelmente não sairia barato, por isso é que é uma discussão em conjunto com as autoridades, que teriam que dar algum subsídio aos criadores de animais bovinos, principalmente aqueles com menos condições financeiras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *