Predador Natural da Aranha Armadeira

Aspectos Gerais Sobre a Aranha Armadeira

As aranhas armadeiras, também conhecidas como aranhas macaco, têm esse apelido devido à maneira com que elas se portam quando vão fazer um ataque à uma presa. Por serem animais, obviamente, essas aranhas se classificam no Reino Animalia, se encontra no Filo Arthropoda, na Classe Arachnida, que também é chamado de Classe dos Aracnídeos, Ordem das Araneae, e o que poderia mudar de outras aranhas é a Família e o Gênero, sendo esses, respectivamente, Ctenidae e Phoneutria.

Quanto às espécies, as que existem dentro do Gênero Phoneutria, são as seguintes: a Phoneutria bahiensis, que se situam nas regiões que compreendem toda a Mata Atlântica do Brasil, bem como a Phoneutria keyserlingi e também a Phoneutria pertvi. Já a Phoneutria boliviensis, se situa entre a América Central e a América do Sul, mais especificamente nos seguintes países: Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, além da Costa Rica. Existe também a Phoneutria eickstedtae, encontrada apenas no Brasil, mas sem uma especificidade de região ou de estado.  

Ao longo dos países Equador, Brasil, Suriname, Peru e Guiana, podemos encontrar aranhas da espécie Phoneutria fera; já mais especificamente na região norte da Argentina, encontramos a Phoneutria nigriventer, que, na realidade, também pode ser encontrada no Uruguai porque acabou sendo introduzida de maneira não natural, isto é, por ação humana, nessa região, muito provavelmente na tentativa de promover uma competição e controle de uma outra espécie de modo artificial. Por fim, a última espécie aqui descrita presente no Gênero Phoneutria, temos a Phoneutria reidyi, que é encontrada na Guiana, na Venezuela, no Peru e, claro, também no Brasil.

Sendo assim, podemos observar que a aranha armadeira se trata de uma aranha cujo hábitat natural é realmente a América do Sul e que grande parte de suas espécies podem ser encontradas em nosso país. Isso é um tanto quanto preocupante, pelo fato de essa aranha ser capaz de inocular veneno que, por sua vez, é bastante tóxico.

Predadores da Aranha Armadeira

De uma maneira geral, essa aranha apresenta hábitos noturnos, sendo, portanto, encontradas mais à noite e também acabam competindo espaço com animais que também apresentam esse tipo de hábito. É válido ressaltar que o hábito noturno implica locais escuros, mais especificamente, o que valida os acidentes que ocorrem durante o dia, uma vez que geralmente elas são encontradas em porões, dentro de sapatos guardados e até mesmo bolsos de calças ou de casacos.

Assim, é fundamental que se tenha extremo cuidado antes de vestir roupas que se encontravam guardadas em locais escuros. As cores de seu corpo variam entre o cinza e tons variados de marrom, o que também acaba dificultando a sua visualização no escuro, favorecendo o seu ataque.

Essa aranha é bastante venenosa, servindo, portanto, como forma de alimentação para outros animais que também são venenosos, como algumas cobras e até mesmo escorpiões, que também são considerados aracnídeos, muito embora pouca gente saiba disso. Sendo assim, ela tem como predadores naturais esses tipos de animais, muito embora as fêmeas das aranhas armadeiras também eventualmente podem acabar comendo seus próprios filhotes, em caso de falta de alimentos, o que também pouca gente sabe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *