Fotos Besouro-Tigre

O besouro tigre é um animal cujo nome científico é Cicindela e pertence à família com nome bastante parecido, a família biológica Cicindelidae. Eles são animais coleópteros bastante agressivos e muito conhecidos para quem entende de insetos, uma vez que são excelentes predadores, não só enquanto adultos, mas até mesmo quando ainda se encontram no estágio de larva. Apesar de como já dito, eles pertencerem à família dos Cicindelidae, há literaturas que trazem que ele também pode ser classificado como pertencente à família Carabidae. Isso porque, dentro da família Carabidae há uma subfamília que apresenta o nome de Cicindelidae, a qual o besouro tigre pertence se classificado como da família Carabidae.

Já com relação aos gêneros, eles são diversos, sendo que o principal é o Cicindela, uma vez que dentre os outros principais (Omus, Manticora, Megacephala e o Amblycheila), o Cicindela é o que apresenta uma distribuição um pouco mais difusa ao redor do mundo, sendo, portanto, o mais conhecido dentre todos esses outros gêneros citados. Uma característica importante que difere esses gêneros é o fato de os besouros que pertencem ao gênero Cicindela apresentarem hábitos de vida mais diurnos, enquanto que os outros citados podem ser mais vistos em suas atividades de sobrevivência no período noturno. Sendo assim, independentemente da classificação, o que se sabe é que existem aproximadamente duas mil e cem espécies conhecidas e que são diferentes, dos besouros tigre.

Com relação às características físicas desse tipo de besouro, de uma maneira geral, eles apresentam grandes olhos redondos e proeminentes, que podem assustar, além de membros bastante longos e tão finos quanto um fio de nylon, por exemplo. As cores do besouro tigre podem variar bastante, sendo que muitos deles apresentam o corpo totalmente preto, enquanto que os pertencentes aos gêneros Cicindela e Megacephala apresentam os seus corpos multicolores, com aspecto de brilho, do tipo furta-cor.

Já as suas larvas apresentam um corpo esbranquiçado, com um dorso bastante encurvado, não apresentando um aspecto de minhoca, como muitas larvas apresentam. Elas ainda têm uma cabeça bastante grande e as suas mandíbulas fortes permitem com que elas sejam predadoras desde esse estágio de vida, conforme já foi citado anteriormente. Essas larvas permanecem escondidas dentro de buracos, cujo aspecto pode ser fundo ou raso, mas que apresente um tamanho suficiente para caber todo o seu corpo mais uma possível presa que pode cair nesse buraco, eventualmente, e ser devorada pela larva do besouro tigre. No entanto, quando adultas, podem viver tanto em plantações, no solo, quanto em vegetações mais altas, como as árvores, por exemplo.

Outras características do besouro tigre na fase adulta são bastante peculiares desse tipo de animal, visto que eles se movimento de uma maneira extremamente veloz, podendo, inclusive, chegar a até cerca de 480 quilômetros por hora! Isso é basicamente correr quase cento e vinte vezes a mais que o seu próprio corpo em apenas um segundo. Essa é uma das características que propiciam o seu sucesso enquanto predador e que faz com que ele seja bastante famoso e conhecido por quem entende de insetos.

Besouro-Tigre - Cicindela

Besouro-Tigre – Cicindela

Dada essa velocidade, há indícios de que ele fica temporariamente cego, uma vez que o tempo é muito curto para que haja a captação de uma luz adequada que seja convertida a tempo em imagens pelo seu sistema nervoso. E é isso o que justifica as suas pausas ao longo de uma caçada, sendo que, para evitar as colisões que acabam sendo extremamente prováveis, o besouro tigre mantém as suas antenas voltadas para a frente, como um mecanismo lindo de proteção.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *