Quem se depara com uma Galeodes, nome científico da falsa-aranha, pode se assustar acreditando que está diante de uma aranha superdesenvolvida. Embora não seja o caso é bom ficar atento, pois essa espécie que faz parte do filo Arthropoda (o mesmo das aranhas) é o animal com as mandíbulas mais desenvolvidas do planeta.
A falsa-aranha é maior que uma aranha comum e possui grande quantidade de pelos no corpo. As mandíbulas, que são enormes, se apresentam sob a forma de duas pinças bem desenvolvidas e cortantes que possuem bordos dentados distribuídos verticalmente. Encontrar uma falsa-aranha certamente não é uma experiência agradável.
O Corpo da Falsa-Aranha
Esse animal apresenta o cefalotórax dividido em três partes que são o segmento da frente onde estão duas patas e as mandíbulas e os outros dois segmentos posteriores cada um com o seu par de patas. Seu corpo é todo coberto de pelos e os seus olhos são muito próximos. Para segurar as presas a falsa-aranha conta com ventosas em sua parte da frente.
Estilo de Vida
Geralmente esses animais têm hábitos noturnos e um apetite voraz que auxiliado pelas suas mandíbulas poderosas devoram animais pequeninos com grande facilidade. As fêmeas botam seus ovos em tocas e ficam cuidando deles até a eclosão. Depois disso alimentam os filhotes até que eles se tornem independentes.
Variedade de Falsas-Aranhas
Atualmente, estão listadas mais de 600 espécies de falsas-aranhas que podem ser encontradas principalmente em regiões de deserto. Na Flórida (EUA) e na Índia podem ser encontradas também em regiões úmidas. No continente europeu só se registrou esse tipo de artrópode no sul da Espanha.